Intraempreendedorismo: o que é e por que incentivar na sua empresa

3 minutos para ler

Já imaginou trabalhar em um ambiente em que os funcionários podem intervir mais na empresa? Não precisa ir para outra realidade: o intraempreendedorismo tem o objetivo de expandir os negócios, aumentando a participação dos empregados na organização.

Neste texto, entenda exatamente o que é intraempreendedorismo, por que o seu negócio precisa aderir a essa ideia e como ter colaboradores que contribuem para o sucesso da empresa — com equipe capacitada, ambiente de inovação e programas de incentivo à criatividade.

Comece a leitura agora mesmo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o termo intraempreendedorismo?

Termo cunhado na década de 1980 pelo escritor Gifford Pinchot III no livro “Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur“, a ideia do intraempreendedorismo está vinculada ao momento em que se decide empreender em uma empresa já consolidada.

De maneira geral, o intraempreendedor consegue aproveitar oportunidades, converter ideias em projetos, manter o pensamento responsável diante de situações críticas e executar planos.

Apesar de hoje as empresas estarem mais abertas a opinião dos funcionários do que há 40 anos , o conceito continua sendo essencial para uma empresa obter sucesso. Além disso, o intraempreendedorismo também leva ao desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Por que é importante aderir ao intraempreendedorismo?

O intraempreendedor é importante para a empresa porque consegue melhorar o ambiente em que trabalha. O funcionário que empreende no seu emprego consegue, ainda, novas oportunidades de negócio, melhora a fonte de renda, se comunica de forma mais ativa com a equipe e reduz desperdícios na linha de produção.

Além dessas melhorias, o intraempreendedorismo aumenta a competitividade entre os empregados, fortalece a sensação de pertencimento dos funcionários em relação à firma, incentiva a inovação na empresa, otimiza os recursos disponíveis e estimula a evolução profissional.

Como ter colaboradores que contribuem para sucesso da empresa?

Até o momento, você entendeu o que é um intraempreendedor e como esse profissional consegue impactar positivamente o lugar onde trabalha. Mas a pergunta que fica é esta: como fazer com que esses colaboradores contribuam para o sucesso do negócio?

Capacite a equipe

No quadro de funcionários, cabe ao gestor identificar aqueles que têm perfil para empreender e, em seguida, capacitá-los para exercerem outras funções. Pode-se, então, focar treinamento de prototipagem, gestão de tempo dedicado ao trabalho e lean startup.

Crie um ambiente de inovação

Não basta capacitar a equipe, é preciso investir em um ambiente de inovação. Para impulsionar a experimentação no seu negócio, crie programas para que os intraempreendedores se sintam à vontade para sugerir demandas e novos desafios corporativos.

Implemente um programa de Participação nos Lucros e Resultados

Por fim, programas de fomento à participação de profissionais no círculo de inovação da empresa geralmente aumentam a taxa de intraempreendedorismo. Com uma participação nos lucros e nos resultados, os funcionários têm uma compensação pelo êxito alcançado pela organização.

Neste conteúdo, você ficou por dentro do intraempreendedorismo, um conceito que nasceu há 40 anos e continua sendo produtivo para o cenário empresarial. Com mais abertura às ideias de funcionários, o seu negócio pode reduzir o desperdício, expandir serviços e crescer no mercado.

Agora que você entende o que é, descubra quais mudanças de hábitos ajudam a ter uma gestão mais competitiva!

Posts relacionados

Deixe um comentário