como funciona o capital de giro como funciona o capital de giro

Como funciona o capital de giro? Confira o que você precisa saber

4 minutos para ler

Em períodos de grande desafio, é de extrema importância contar com um capital que auxilie no pagamento das contas da empresa, a fim de proporcionar a manutenção do negócio, isso é, um montante que faça as contas “girarem”.

Entender como funciona o capital de giro é uma das garantias de controle para que sua empresa tenha saúde financeira e seja capaz de se sustentar. Um bom planejamento financeiro define se seu negócio vai ter sucesso ou não, se vai permanecer em funcionamento ou não.

Para entender melhor sobre o assunto e as estratégias para a sua gestão, continue a leitura!

Capital de giro vs fluxo de caixa

São muitos termos que permeiam o universo da gestão financeira de uma empresa. Entender o conceito por trás das palavras vai oferecer a você mais segurança para compreender o negócio e dominar suas tarefas diárias.

O capital de giro, portanto, é o dinheiro que você usa para sustentar o fluxo de caixa: o valor com que você paga as contas e faz o negócio “girar”. Já o fluxo de caixa é o volume de entradas e saídas de um período.

Como calcular o capital de giro

Dentro do capital de giro, temos recursos, como o custo do estoque, volume e custo das vendas, o pagamento dos insumos, entre outros. O monitoramento desse montante é imprescindível para que sua empresa consiga se sustentar em contextos desafiadores de queda de vendas.

Para calcular o capital de giro, utilize a seguinte fórmula: CGL = AC – PC

O AC se refere ao ativo circulante, ou seja, as contas a receber, as aplicações financeiras, pagamento para o banco bancos etc. Já o passivo circulante, simbolizado por PC, designa contas a pagar, empréstimos, custo de fornecedores, entre outros.

A importância de um bom planejamento

Atualmente, uma empresa pode oferecer diversas formas de pagamento para seus clientes. Compra a prazo, como o nome diz, significa a entrega de um produto com recebimento do valor que ela representa para a empresa no futuro. Se não houver um capital de giro e fluxo de caixa positivo, as vendas vão representar um risco para a empresa.

Levantar capital de giro e entender a operacionalização de sua empresa possibilita que você honre com as suas despesas, com os salários de seus colaboradores e mantenha a empresa funcionando até que todos os pagamentos sejam realizados.

Quando não há esse controle e planejamento das contas da empresa, o gestor fica à mercê de empréstimos, o que onera ainda mais o negócio e compromete lucros, devido às taxas estipuladas pelas finanças.

Estratégias para uma boa gestão de capital de giro

Para levantar o capital de giro e fazer uma boa gestão dele, algumas estratégias são necessárias. O primeiro passo é controlar o fluxo de caixa, ou seja, as contas a pagar e a receber. Em sua planilha, identifique custos que podem ser eliminados ou renegociados.

O segundo passo é planejar um calendário financeiro, no qual possa identificar períodos de alta e de queda de vendas. Esse calendário auxilia a estruturar ações para aumentar o faturamento nos períodos mais desafiadores, antevendo alternativas.

O terceiro passo é estar atento às dívidas e aos prazos de pagamento. Taxas e multas por atraso são custos que podem ser evitados por meio de uso de softwares de gestão que auxiliem a realizar pagamentos nas datas corretas.

Compreender como funciona o capital de giro e como geri-lo é essencial para o sucesso da empresa e para realizar o planejamento estratégico que determinará onde ela está e onde você quer chegar com o empreendimento.

Entre em contato com o Sebrae Alagoas e descubra outras dicas para alcançar suas metas e objetivos!

Posts relacionados

Deixe um comentário