Com a evolução tecnológica, qualquer pessoa com um computador e conexão à internet pode trabalhar — e empreender. Essa descoberta motiva muitas pessoas a buscarem novas maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa.
Contudo, esse sucesso só pode ser obtido por meio de disciplina. Afinal de contas, será preciso estabelecer uma carga horária compatível com suas metas, por exemplo, e cumpri-la de forma contínua. Por isso, preparamos algumas dicas para quem quer trabalhar e empreender em casa de forma otimizada. Acompanhe!
1. Defina horários
Ter um horário bem definido para trabalhar é uma maneira de dizer ao seu cérebro que aquele período escolhido será exclusivo das obrigações profissionais. Com isso, fica mais fácil ter disciplina para encarar a rotina sem se distrair com tudo o que está ao redor.
Para fazer isso de uma forma eficiente, é muito importante definir um horário de trabalho, além de determinar quantas horas você trabalhará — e em quais dias da semana. O essencial, aqui, é que toda a flexibilidade do home office não se transforma em displicência e desorganização.
A escolha dos horários é fundamental para a sua produtividade e garante que você consiga cumprir o seu planejamento e suas metas. Caso você tenha optado por dedicar as 8 horas entre as 11 da manhã até as 19 horas para cumprir suas obrigações, mantenha as distrações de lado durante esse período.
O exemplo acima é apenas ilustrativo, uma vez que algumas pessoas preferem iniciar mais cedo ou até mesmo trabalhar pela madrugada. Verifique em qual momento do dia você se sente mais produtiva e mantenha o foco nessa rotina
2. Tenha um espaço adequado e organizado
Imagine que você tenha escolhido iniciar o seu dia profissional às 9 da manhã. Contudo, quando o horário chega, você tem que gastar quase uma hora limpando a sua área de trabalho, além de achar o mouse que não estava no lugar previsto. Isso interfere diretamente na sua produtividade — negativamente.
Assim, mantenha a sua escrivaninha bem organizada e pronta para que o seu trabalho seja desempenhado de forma satisfatória. Uma boa ideia para cumprir isso é não misturar a área de trabalho com as atividades de lazer.
Separe as duas coisas: isso é importante até mesmo para manter as distrações de lado, uma vez que você não usará aquele espacinho escolhido para trabalhar e também fazer outras coisas. A limpeza e a organização também são cruciais já que você não perde tempo espanando os móveis durante o período escolhido e procrastinando suas atividades profissionais.
Para garantir que tudo corra bem, dê uma olhada no seu ambiente ao final de cada dia de trabalho e se questione: “esse lugar está pronto e organizado para as atividades de amanhã?”. Caso a resposta seja positiva, você conseguirá se concentrar e produzir mais.
3. Se vista para trabalhar
Quando falamos sobre as roupas apropriadas para trabalhar, muitas pessoas acabam pensando apenas em trajes respeitosos e adequados para o tipo de empreendimento no qual você atua. Embora essa preocupação seja essencial, é preciso evitar outro hábito no home office.
Trata-se de usar roupas leves e despojadas durante o dia. Embora isso não seja exatamente inadequado, é preciso evitar exageros, como o uso do pijama todo dia. Por mais confortável que ele seja, vestir-se assim durante as atividades profissionais acaba fazendo com que o seu subconsciente esteja focado sempre na cama.
Sendo assim, evite trabalhar de pijama e vista-se de acordo com a seriedade que você quer impor em seu empreendimento. Não que seja necessário utilizar um terno impecável diariamente: basta optar por uma roupa normal e confortável para a sua rotina.
Além disso, vestir-se de forma apropriada evitará que você cometa gafes, como aparecer com uma roupa precária para uma reunião virtual. Isso pode causar desconforto nos parceiros de negócio, que associarão esse desleixo ao modo com que você conduz as suas atividades profissionais.
4. Bloqueie as possíveis distrações
“Hmm, vou apenas checar os meus recados pessoais no WhatsApp e voltar a trabalhar“. Quem nunca fez isso e acabou preso em um loop de horas? As redes sociais são extremamente viciantes e estimulam o uso contínuo e, por isso, devem ser evitadas na hora de trabalhar e empreender.
Caso você tenha um número de WhatsApp e contas nas redes sociais que seja utilizado exclusivamente para fins comerciais, se concentre exclusivamente neles durante o período escolhido para trabalhar. Desse modo, você consegue bloquear as distrações e focar no que realmente interessa.
Além disso, é crucial afastar as diversas distrações tecnológicas, que vão além do celular. Assim, evite assistir TV durante o expediente, bem como resista àquela clássica “olhadinha” nas redes sociais pessoais. Fique tranquilo: ao final dos seus expedientes, você terá um bom período para interagir com os amigos.
Para garantir o sucesso dessa resolução, algumas ações básicas são bastante eficientes para garantir o foco no trabalho:
- desligue a TV;
- silencie o celular. Caso você o utilize para contatos profissionais, responda apenas aos seus colaboradores e parceiros de negócio;
- feche as redes sociais pessoais. Uma boa ideia é deslogar antes de inciar os trabalhos, para evitar que a página abra automaticamente e algo no feed chame a sua atenção.
5. Informe que você está trabalhando
Você mora com outras pessoas? Caso a resposta seja positiva, alguns cuidados devem ser tomados. Por mais engraçado que seja aquele vídeo que o seu familiar quer mostrar a qualquer custo, essa diversão deve esperar até o fim do seu expediente.
Assim, avise a sua família sobre os seus horários de trabalho. Com essa transparência, será mais fácil para eles entenderem que não devem interromper as suas atividades. Passe o mesmo recado para os amigos próximos — para que eles evitem ligações desnecessárias, por exemplo.
Além disso, é preciso lembrar que a pandemia do coronavírus antecipou uma tendência que já estava presente no mercado: o próprio home office. É possível que muitas empresas adotem essa prática mesmo ao fim do pico da doença no Brasil, então é uma ótima ideia se adequar a esse novo modus operandi.
Entendeu como trabalhar e empreender em casa é perfeitamente possível? Com alguns cuidados básicos, você consegue fugir das distrações e ainda manter sua produtividade em alta. Além disso, você pode recorrer a técnica Pomodoro: trata-se de uma técnica na qual você define um período (de 15 ou 25 minutos) de trabalho sem interrupções. Marque esse período no relógio e se surpreenda com os resultados!
Gostou do artigo e descobrir outros meios de conseguir melhores resultados em sua rotina profissional? Então, leia o nosso post sobre gestão da produtividade!