8 erros de planejamento que você pode estar cometendo

6 minutos para ler

Você começou o seu empreendimento por necessidade e foi apenas fazendo o que deveria ser feito, sem se planejar? Então, chegou o momento de parar e recalcular a rota! Um bom planejamento é a base para um negócio que deseja se posicionar no mercado e evoluir.

Entretanto, muitos fatores podem atrapalhar o desenvolvimento do negócio, independente do ramo de atuação. É preciso estabelecer ações para minimizar os riscos de erros, o planejamento é um instrumento valioso para direcionar a continuidade e o sucesso da empresa.

Por isso, esse é um assunto que merece total atenção. Afinal, quais são os erros 8 erros que você pode estar cometendo no planejamento do seu negócio?

1. Ausência de um plano de negócios

São tantos os gestores que iniciam sua empresa sem ter um plano de negócios que não dá nem para contar! Muitos ainda acreditam que essa ferramenta é dispensável e que se dedicar a ela não vale à pena.

O plano de negócios é um dos instrumentos de gestão mais importantes, principalmente para garantir que, nos problemas do dia a dia, o empreendimento não se desvie do seu foco. Neste documento, estão os objetivos da empresa, em quanto tempo pretende atingi-los, o que fazer para isso, quem são os seus concorrentes, qual é o público-alvo, como é o cenário em que ela está inserida, entre outros dados que valem ouro!

Acredite: se você não tem um plano de negócios, vale a pena dar um passo atrás e elaborá-lo. Será o ponto de partida para uma gestão mais eficiente.

2. Não prever falhas

Dizer que todo mundo erra é um grande clichê. Então, por que isso continua sendo um tabu tão grande entre os gestores? Um dos maiores erros de planejamento é ignorar o fato de que vão ocorrer falhas pelo caminho. Isso já é esperado! Nem tudo que foi planejado vai ocorrer conforme a expectativa.

Quando o gestor não leva em consideração no planejamento que a sua empresa pode passar por situações diferentes do esperado, qualquer pequeno erro é capaz de paralisar todo o fluxo de trabalho, porque ele não sabe como contornar a situação. Portanto, a dica é sempre tentar antecipar as falhas que podem ocorrer e como proceder caso seja necessário.

Um erro não pode interromper toda a cadeia produtiva. Pelo contrário, deve ser uma oportunidade de repensar e retomar o fluxo com mais assertividade!

3. Falta de objetivo claro

Afinal, onde você pretende chegar com essa empresa? Em quanto tempo? Todo planejamento sempre deve ter como ponto de partida objetivos claros: eles funcionam como a base sólida que vai estruturar tudo o que vem depois. Sem ela, em algum momento, as coisas vão desandar!

4. Formar uma equipe dependente

Aqui está outro erro frequente e grave no planejamento dos gestores: não pensar em estratégias de gestão de pessoas que façam com que a equipe seja independente.

Na verdade, boa parte deles acredita que ser um bom líder significa ter que supervisionar o trabalho do time de perto, o tempo todo. Porém, quando a equipe se torna dependente, qualquer ausência de liderança provoca uma diminuição na eficiência e no padrão de qualidade. Isso não é saudável para a empresa.

Nunca se sabe quando o gestor não vai poder estar por perto, seja em consequência de uma ausência física, seja pela necessidade de focar em outras coisas, como um plano de expansão do negócio, por exemplo. E ele só vai conseguir se dedicar a esse tipo de função — que é extremamente importante — se tiver a segurança de que a equipe está produzindo mesmo sem ser monitorada de perto.

5. Não deixar espaço para a inovação

O seu planejamento de gestão prevê apenas continuar fazendo o básico, repetindo os mesmos processos, modelos e padrões? Isso não é um bom sinal! O mercado tem se tornado cada vez mais dinâmico e, por consequência, para que um negócio se torne irrelevante, não é muito difícil.

Empresas que não têm a inovação no DNA no seu cotidiano, cedo ou tarde vão perder espaço para aquelas que desbravam o novo!

6. Desconsiderar as características e particularidades dos colaboradores

Estratégias de gestão de pessoas devem fazer parte do seu planejamento. No entanto, nesse caso, o erro é determinar uma série de medidas para implementar sem levar em conta o mais importante: as pessoas.

Supondo que você esteja delegando funções e atribuições, por exemplo, mas antes não considerou os pontos fortes e os interesses de cada membro da equipe. As chances de que cada um acabe desempenhando funções que nada têm a ver com as suas potencialidades são enormes! E qual a consequência disso? Profissionais desmotivados e resultados medianos.

O gestor erra quando não olha com cuidado para o capital humano da empresa, acreditando que apenas colocar em prática um modelo fixo de processos vai funcionar.

7. Fazer projeções fora da realidade

Faz parte do planejamento do gestor projetar cenários futuros: como vai estar aquele mercado nos próximos anos, qual será a participação da empresa nele, como os concorrentes estarão se posicionando e assim por diante.

Porém, o erro é fazer projeções sem nenhuma base de dados, sem analisar o presente e o passado, sem pesquisar sobre tendências e sem olhar para o que a empresa está efetivamente fazendo para chegar onde almeja.

É bem comum que essas projeções mostrem um cenário mais favorável para a empresa do que a realidade, pela falta de um olhar crítico. Consequentemente, o empreendimento não consegue se preparar de maneira eficiente para o que o futuro lhe reserva.

8. Ignorar os dados

Nos dias de hoje, qualquer planejamento de gestão deve ser orientado por dados, o que chamamos de Big Data. Não é mais admissível se basear em “achismos” para tomar decisões importantes, em um contexto no qual quase tudo pode ser mensurado.

Se você está cometendo algum desses erros e não percebia, ainda é tempo de corrigi-los e executar uma gestão mais inteligente e eficiente em busca dos resultados esperados!

Acesse nosso e-book sobre planejamento estratégico empresarial e saiba como reestruturar o seu negócio a partir de agora, criando um novo começo cheio de oportunidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário