“Como escalar meu negócio?” é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos empreendedores. Para que uma empresa seja escalável ela deve se concentrar em melhorar a lucratividade e a eficiência dos serviços, mesmo diante de uma maior demanda. Ou seja, sua empresa deve lidar com o crescimento saudável sem que nenhuma área do negócio sofra algum problema como atrasos para atender aos pedidos, por exemplo.
Realizar o mapeamento e padronização de processos ajuda a otimizar o atendimento das demandas com menores custos. Investir no treinamento da equipe cria um padrão de qualidade e reduz a rotatividade.
Outra medida para tornar o negócio escalável é buscar oferecer um produto e/ou serviço que atenda às necessidades dos clientes. No entanto, para que a gestão estratégica da escalabilidade dê certo, é necessário começar por uma ação eficiente de marketing.
Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a importância das estratégias de marketing para a escalabilidade da sua empresa. Vamos lá?
Por que o marketing contribui para a escalabilidade do seu negócio?
Um dos erros de um empreendedor é acreditar que as ações de marketing são caras e apresentam resultados pouco efetivos. Na verdade, você pode tornar sua empresa mais escalável com a ajuda do marketing, aumentando o lucro e os resultados do seu negócio. Entenda os motivos!
Encontra oportunidades de crescimento
Growth Hacking é o marketing voltado para encontrar caminhos que permitem que seu negócio cresça rapidamente. O propósito desse processo é identificar quais são as mudanças em seu negócio que podem gerar melhores resultados sem aumentar as despesas.
Uma das estratégias do growth hacking é o marketing de referência, que utiliza os seus clientes como divulgadores de sua marca. Essa propaganda “boca a boca” normalmente funciona assim: seu cliente indica um conhecido e recebe uma recompensa por isso. Nesse caso, o custo por aquisição de cliente é menor que uma campanha para atrair novos consumidores, por exemplo.
Direciona a mensagem para o público certo
Um dos segredos da escalabilidade é oferecer um produto que o diferencie da concorrência. Mas não adianta produzir esse diferencial se ele não é conhecido pelo público. O marketing tem ferramentas que permitem segmentar o público para que sua empresa consiga atingir clientes em potencial.
Se você produz conteúdo em blog, site ou redes sociais, não deixe de descobrir qual é a persona do seu negócio. Também conhecido como avatar, ele é o perfil de um cliente ideal e que sintetiza o comportamento de outros consumidores dos produtos e/ou serviços de sua empresa.
Para criar essas personas, considere como esse cliente se comporta, como ele compra, com o que trabalha, quais são os interesses e quais os problemas que ele tem que podem ser resolvidos pelo seu negócio.
Ajuda a construir uma base sólida de clientes
O marketing digital permitiu uma maior aproximação entre os consumidores e as empresas. Por meio dos sites e redes sociais é possível receber feedbacks e conhecer melhor o nível de satisfação desses clientes. Essas informações são valiosas para identificar os pontos fortes e melhorar a experiência do cliente em todas as etapas do funil de vendas.
Estudos do neuromarketing, ou neurociência do consumo, também ajudam a identificar o comportamento de seus consumidores, permitindo a criação de campanhas de atração e retenção que atendem às necessidades desses clientes.
Traz informações sobre os clientes e o mercado
Com a aplicação de pesquisas de marketing é possível de reunir informações sobre o potencial competitivo da sua empresa e a opinião do seu consumidor. O levantamento de dados pode ser obtido por ferramentas de marketing como Google Analytics, por meio de comentários nas redes sociais ou pesquisas digitais.
Esses dados podem levar à revisão de processos internos, como a qualidade do produto, o preço, a distribuição da mercadoria até a comunicação com o consumidor. A pesquisa de marketing também ajuda a identificar oportunidades e tendências, gerar valor para a audiência, além de conquistar mais leads, ou seja, clientes em potencial.
Permite analisar os resultados do crescimento
O empreendedor que busca a escalabilidade precisa contar com os indicadores de desempenho (KPI) para saber se a estratégia segue de acordo com o planejamento inicial. A decisão baseada em dados ajuda também a desenvolver soluções cada vez mais alinhadas às necessidades do negócio.
Reunimos a seguir os principais indicadores de desempenho utilizados no marketing. Lembre-se que para mensurar os dados de indicador é preciso apontar uma meta a ser alcançada. Para adotar o KPI de vendas mensais você deve especificar o número de vendas esperado por mês, por exemplo.
- Custo de aquisição de clientes (CAC);
- Custo por clique (CPQ);
- Custo por Lead (CPL);
- Taxa de cliques;
- Taxa de conversão;
- Tempo de navegação no site da empresa;
- Ticket médio.
Quais estratégias de marketing são ideais para um negócio escalável?
O marketing é a ferramenta ideal para o planejamento do posicionamento de sua empresa no mercado. Ele pode ajudar a construir uma imagem positiva do seu negócio tanto para os consumidores quanto para outros empreendedores do seu segmento de atuação, além de oferecer soluções que impulsionam as vendas.
Confira 3 estratégias que você pode utilizar para o seu negócio escalável.
1. Branding
Branding é uma área do marketing que desenvolve ações com o objetivo de tornar a sua empresa reconhecida. É importante lembrar que essas ações precisam ser coerentes com as estratégias do negócio e com a mensagem que sua empresa deseja passar para a audiência.
Esse trabalho começa já na elaboração da marca, mas você pode utilizar o gerenciamento de toda a identidade visual da sua empresa, do layout das embalagens até o uniforme dos colaboradores, por exemplo. O branding também é uma excelente oportunidade para melhorar o relacionamento com o consumidor, por isso, certifique-se de oferecer uma experiência positiva ao cliente toda vez que ele interagir com sua marca. Isso vale tanto para o contato presencial quanto aquele realizado em outros canais de atendimento.
2. Marketing de guerrilha
O negócio escalável investe constantemente em inovação e essa estratégia de marketing ousada, e que exige pouco investimento, pode ser uma boa maneira de atrair novos consumidores. Não existe uma regra para esse tipo de ação, mas é fundamental que ela consiga atrair a atenção das pessoas de forma simples e inteligente.
Você já deve ter encontrado na internet vídeos mostrando o marketing de guerrilha de grandes empresas como Coca-Cola e McDonald’s. O segredo para uma campanha desse tipo para micro e pequenas empresas é focar o diferencial que o seu produto e/ou serviço pode oferecer.
3. Marketing de conteúdo
Todo negócio escalável precisa adotar uma estratégia de marketing de conteúdo para a divulgação do seu produto e/ou serviço e atração de clientes na internet.
A produção e oferta de conteúdos de qualidade em seu site ou redes sociais e o uso de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para melhorar o posicionamento do seu site em páginas de busca são ações que ajudam a melhorar a visibilidade de sua empresa no ambiente digital.
Anúncios on-line nas redes sociais ou no Google Adwords também são exemplos de soluções escaláveis de marketing que você pode adotar.
Portanto, a resposta à sua pergunta “Como escalar meu negócio?” é: elabore uma forte estratégia de marketing. Utilizar os canais de divulgação digitais torna sua empresa mais conhecida pelos consumidores, o que permite expandir sua cartela de clientes. Não deixe de procurar uma assessoria reconhecida no mercado e que oferece o amparo necessário para a gestão do seu negócio.
Se você ainda não desenvolveu nenhuma ação de marketing e tem dúvidas sobre como definir sua estratégia, conte com o auxílio do Sebrae Alagoas. Somos uma empresa especializada para consultoria e apoio aos empreendedores, fomentando a criação, desenvolvimento e modernização das micro e pequenas empresas do nosso estado.
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