O marketing para padarias vai muito além da promessa de um pão quente para a sua manhã e para as tardes. Com o uso da internet e uma boa dose de criatividade, é possível apresentar seus produtos para mais pessoas e sem gastar tanto.
Se você tem um celular razoável nas mãos, já consegue fazer alguns vídeos dos seus produtos e chamar a atenção dos clientes. Para explicar direito essa e outras estratégias de marketing, elaboramos este artigo.
Boa leitura!
1. Marketing sensorial
O marketing sensorial é uma estratégia na qual os 5 sentidos do consumidor são estimulados. Vamos relembrar quais são:
- visão;
- tato;
- paladar;
- olfato;
- audição.
A visão pode ser estimulada por fotos caprichadas dos seus produtos, por exemplo. Quanto mais variedade, melhor: as pessoas amam uma padaria bem sortida, que vai além dos pães de sal. Já o olfato será estimulado por aquele cheiro de comida quentinha, sentido por todos os que passam pelo estabelecimento.
O tato tem que ser bem pensado, já que envolve o ato de pegar nas comidas. Por isso, é preciso elaborar uma estratégia com horário definido, até mesmo por uma questão de higiene. Uma boa ideia é criar “eventos-relâmpago”, anunciando nas redes sociais uma degustação de um determinado produto alguns minutos antes do horário que você definiu secretamente.
Nessa brincadeira, o paladar também é estimulado. Coloque a criatividade para funcionar para utilizar o último elemento, a audição. Em conjunto com a visão, ela pode ser explorada em vídeos que apresentam os produtos e serviços do estabelecimento, além de apresentar a equipe.
2. Presença nas mídias sociais
As redes sociais são fundamentais para uma estratégia de marketing para padarias, já que você consegue alcançar um público que vai além das pessoas que frequentam presencialmente o estabelecimento.
Publique fotos de doces, sobremesas e outros produtos saborosos da sua padaria, além de divulgar novas receitas e convidar todos para uma visita. Além disso, utilize as redes sociais para tirar dúvidas das pessoas, interagir diretamente com elas e estimular que elas postem avaliações positivas do negócio.
Por serem um ponto de contato direto com o público, cada rede social pode servir para tirar insights. Perguntas como “Qual sobremesa você quer provar em nossa padaria?” ou “Qual produto que você provou aqui que gostou mais?” são valiosas para traçar padrões e tendências para explorar comercialmente.
3. Criação e divulgação de conteúdo
Criar um blog e/ou um canal no YouTube são boas iniciativas para posicionar a sua padaria como uma referência no ramo. Desenvolva conteúdos que tenham a ver com os produtos que você vende na loja, contando curiosidades e apresentando novos conceitos para seus clientes e parceiros de negócio.
Você pode explorar conteúdos sobre confeitaria, por exemplo, abordando as receitas clássicas e mostrando a origem de cada uma das guloseimas mais amadas pelos seus clientes. Um blog também serve como uma ponte para o site da loja ou suas redes sociais, de modo que os textos formem leads para o negócio.
Um exemplo: uma sobremesa que tem feito bastante sucesso no Brasil, originária dos Estados Unidos, é o red velvet — um bolo vermelho que conta com ingredientes como o chocolate.
Que tal contar um pouco mais sobre a história de doces assim e, na chamada final (CTA, call to action), convidar os leitores a prová-lo em sua loja? E não se esqueça de ilustrar a postagem com fotos deliciosas de um produto já pronto!
4. Promoções do dia
Elabore um cronograma de promoções periódicas — e publique nas redes sociais, no site e espalhe anúncios dentro da loja. Nem precisa poluir o ambiente: você pode usar um daqueles cavaletes negros para escrever as ofertas a giz. No final do dia, basta apagar e atualizar as informações.
Caso você enfrente problemas com matérias-primas encalhadas e gestão de estoque, pense em promoções extras. Marque um dia para oferecer determinada comida com preços mais baratos. Assim, você desocupa a sua despensa e ainda faz uma receita extra, em vez de se conformar com o desperdício de insumos.
5. Elaboração de vídeos
Falamos um pouco disso no post de conteúdo, mas é importante reforçar que a produção de vídeos é uma excelente maneira de despertar a curiosidade nas pessoas. Muitas delas gostam de ver um pouco mais do processo de produção, por exemplo, e o esforço da equipe para levar comidas tão gostosas para os clientes.
Além disso, mostrar vídeos do processo de produção reforça que os seus processos são conduzidos da maneira mais higiênica possível. Afinal, a segurança de alimentos é um assunto sensível e que interessa a todos.
É comum encontrar casos de pessoas que decidiram não comer em um determinado estabelecimento por dúvidas em relação às medidas de conservação e manuseio das comidas.
6. Apresentação caprichada dos produtos
Capriche na disposição dos produtos em sua padaria, de modo que os carros-chefes e as novidades estejam sempre visíveis para as pessoas que passam por ali. Caso você siga a nossa dica de apresentá-los nas redes sociais também, terá em mãos uma estratégia poderosa de estímulo visual.
Use prateleiras próximas umas das outras para que o cliente se encante com a abundância de produtos. Essa disposição também é importante para que eles se sintam estimulados a levar mais produtos, uma vez que não precisarão dar voltas e voltas na padaria para montar uma cestinha de respeito.
7. Parcerias locais
Como modo de fomentar o comércio local e estabelecer parcerias duradouras, busque outros empreendedores para estratégias conjuntas de marketing. Uma boa ideia seria fazer contato com uma empresa de entregadores, por exemplo, para entregar os produtos quentinhos em casa.
Outra dica é procurar influenciadores locais, que possam divulgar seus produtos da forma mais orgânica possível. Há páginas dedicadas a empresas em diversas cidades no Instagram, por exemplo, que visitam a loja e depois publicam um vídeo (geralmente, um short) na página, mostrando a experiência de consumir lá. É uma boa maneira de explorar o marketing sensorial por meio da visão.
Gostou dessas estratégias de marketing para padarias? Como você notou, é possível combinar estratégias sensoriais, digitais, explorando tanto o online como o offline. Você poderá atrair novos consumidores e reforçar os laços com os antigos por meio da internet.
Quer saber mais sobre como reforçar suas estratégias de marketing? Então entre em contato conosco!