O que fazer quando o número de marcas do mesmo segmento que o seu começa a se multiplicar? O que especialistas de negócios afirmam é que se torna necessário uma estratégia de diferenciação. Neste texto, vamos mostrar como o marketing de relacionamento pode ser essa iniciativa que você busca.
Se antes o marketing era visto apenas como propaganda para convencer o público a adquirir um produto ou serviço, hoje ele tem facetas muito mais complexas no marketing 4.0. É possível aderir a um caminho que gere valor para sua empresa e fidelize o público.
Continue a leitura e entenda o que é o marketing de relacionamento, quais são seus benefícios e como implementá-lo de forma efetiva no seu negócio.
O que é o marketing de relacionamento?
Chamamos de marketing de relacionamento as ações de uma marca que têm como objetivo identificar seu público-alvo e criar uma relação saudável e duradoura com ele. Em vez de ter um contato impessoal e distante com os consumidores, a empresa busca criar um diálogo e se mostrar acessível aos clientes.
As iniciativas usam, principalmente, canais de comunicação entre o negócio e o público. Como vivemos na era da informação e da conectividade, é cada vez mais fácil fazer essa ponte e conseguir uma aproximação genuína.
Investir em marketing de relacionamento tem se tornado imperativo, já que o mercado está repleto de opções para os consumidores. Por isso, para escolherem a sua marca, as pessoas devem encontrar um diferencial. Atualmente, a melhor estratégia de diferenciação inclui a criação de uma experiência valiosa que gere engajamento.
É isso que diz o autor Kevin Roberts com seu conceito de lovemarks. Segundo ele, marcas que conseguem ganhar o amor do público saem na frente em um cenário competitivo, gerando confiança e fidelidade. E é justamente com esse objetivo que o marketing de relacionamento atua.
Quais são as principais ferramentas a se adotar?
A transformação digital trouxe diversos recursos tecnológicos que ajudam na implementação do marketing de relacionamento. Você se lembra da época em que clientes precisavam entrar em contato com as marcas por meio de cartas ou ligações? Veja a seguir quais ferramentas vieram para revolucionar essa relação e aproximar o público do seu negócio.
E-mail marketing
O e-mail marketing é o grande responsável pelo processo conhecido como nutrição de leads. Trata-se de uma estratégia do marketing digital que consiste em identificar potenciais clientes, ou leads, e alimentá-los constantemente com informações que sejam úteis para o dia a dia deles. Ah, e tudo isso com base em boas estratégias.
A nutrição de leads por e-mail mostra que a empresa tem conhecimento de causa para ajudar o consumidor. Assim, quando ele tiver algum problema que possa ser solucionado pela marca, entrará em contato e mostrará que está pronto para a conversão da venda.
O e-mail marketing não se limita apenas a esse relacionamento de nutrição. Depois de fechado o negócio, esse meio de comunicação serve para pedir feedback e garantir que o consumidor esteja satisfeito com a aquisição.
Redes sociais
É claro que as redes sociais não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing de relacionamento. Visto que o brasileiro é um usuário assíduo dessas plataformas, o público da sua empresa certamente está presente em alguma delas.
Usar redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube é a chance que sua marca tem de produzir conteúdos mais pessoais e adaptados ao contexto dos seus seguidores. São plataformas que permitem uma interação em tempo real, com comentários, curtidas e participação em transmissões ao vivo e enquetes.
CRM
O CRM (Customer Relationship Manager) é o sistema que permite uma gestão completa do relacionamento com o cliente. Para os administradores de negócios, ele se torna fundamental, já que proporciona uma visão panorâmica da relação que cada indivíduo tem com a empresa.
Por meio dessa tecnologia, é possível captar e armazenar dados, preferências e necessidades de cada cliente. Cada contato feito com o SAC fica armazenado, criando um histórico que se torna útil para desenvolver uma compreensão mais profunda de como a empresa pode ajudar cada pessoa.
Além disso, o CRM permite a automação de muitos processos, o que acelera o dia a dia de trabalho da equipe de atendimento. Ações como o envio de informativos, notas fiscais, promoções e conteúdos para a nutrição de leads podem ser feitos em poucos passos. Essa otimização é um passo para o aprimoramento do marketing de relacionamento.
SAC
O tradicional Serviço de Atendimento ao Cliente não pode ser descartado nesse novo momento do relacionamento com os consumidores. Afinal, parte do público valoriza muito ter um contato direto com um representante da empresa, seja por telefone, seja por chat.
No entanto, é essencial oferecer à equipe do SAC um treinamento adequado para que eles tenham uma comunicação bem satisfatória com os clientes. É preciso ter um diálogo empático e disposição para resolver os problemas e sanar as dúvidas de quem entra em contato. Conseguir um atendimento exemplar é um dos maiores desafios e pode fazer total diferença na imagem do seu negócio.
Como implementar uma estratégia sólida?
Que tal começar a montar sua estratégia de marketing de relacionamento hoje mesmo? Para começar, é necessário criar um plano de ação. Trace objetivos claros e metas menores que tornem possível atingi-los. Imagine o tempo que cada etapa levará para ser estruturada, como a aquisição de um sistema ou uma campanha de marketing nas redes sociais.
Escolha também as ferramentas que sua empresa vai usar para se relacionar com o público. Como você viu, gestores de negócios têm diversas opções à disposição para essa comunicação. É preciso entender o perfil dos seus consumidores para descobrir quais canais são mais efetivos.
Um ponto importante a considerar é que a experiência do cliente precisa ser unificada nos diversos canais da empresa. O padrão de atendimento e a linguagem utilizada precisam se manter satisfatórios e alinhados com a identidade da marca.
Por fim, não esqueça de definir indicadores de desempenho que permitam o monitoramento das estratégias de marketing de relacionamento. Métricas geradas com pesquisa NPS (Net Promoter Score), por exemplo, são ideais para você entender se está conseguindo alcançar a satisfação e a fidelidade do seu público.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a perceber como o marketing de relacionamento é valioso para o cenário atual do mercado. Com maior competitividade, seu negócio pode se diferenciar ao garantir proximidade e afetividade com os consumidores.
A identidade da sua marca é um aspecto essencial para definir o tipo de relacionamento da sua empresa com os clientes. Veja em nosso artigo as principais dicas para trabalhar o branding do seu negócio.