Investir na criação de um site para sua empresa é uma ótima maneira de expandir sua marca. Isso porque ele funciona como uma vitrine do seu negócio. Todos estão conectados durante a maior parte do tempo, portanto, ter uma forte presença digital aumenta as chances de atrair clientes.
Um site promove maior visibilidade ao seu empreendimento, cria credibilidade, eleva as conversões, aumenta as vendas e, como consequência, impulsiona seus resultados.
Ao contrário do que muitos imaginam, não são apenas as grandes empresas que se beneficiam. O e-commerce é extremamente vantajoso também para os pequenos negócios.
A boa notícia é que é muito fácil criar um site. Quer saber como? Então, acompanhe o nosso passo a passo até o final!
1. Defina seu objetivo
O primeiro passo é determinar qual é o objetivo principal da criação do site. De fato, ele será o seu canal online, mas você pretende que ele traga resultados, correto? Quais resultados? Alguns exemplos são:
- oferecer mais uma forma de compra para seus clientes;
- criar um relacionamento mais próximo com seu público, a fim de conhecê-lo melhor;
- tornar-se autoridade no setor;
- expandir e fortalecer a marca;
- atrair mais clientes, entre outros.
A partir daí, você vai conseguir decidir sobre o tipo de presença online: loja virtual, blog, site institucional, canal de atendimento, mídias sociais, on page (todo o conteúdo será apresentado em uma única página), entre outras opções.
Por exemplo, se você tem um pequeno negócio, como um comércio de roupas femininas, e deseja vender para outros estados, o ideal é criar um e-commerce, ou seja, uma loja virtual.
Além disso, também é interessante investir em uma presença nas principais mídias sociais que seu público-alvo utiliza. Então, nas postagens, divulgar que há venda online e postar o link do site.
2. Registre o domínio
A etapa seguinte refere-se ao registro do domínio. Domínio nada mais é que o endereço que é inserido logo após o HTTPS. Em outras palavras, é aquilo que os visitantes precisam digitar na barra do navegador para conseguir chegar ao seu site.
Esse é um ponto muito importante, pois ele deve, ao mesmo tempo, reforçar a sua marca, transmitir a ideia principal do seu negócio e ser fácil do seu público lembrar.
Uma boa ideia é utilizar o nome fantasia da sua empresa, caso você já tenha. Ainda utilizando o exemplo de comércio varejista de roupas femininas, digamos que o seu nome fantasia seja “Regina Modas & Acessórios”, o seu domínio pode ser “reginamodas”. Assim, o endereço do seu site ficaria “www.reginamodas.com.br”.
Para registrar um domínio, você pode solicitar no momento em que contrata a hospedagem (como veremos no próximo passo) ou realizar diretamente pelo órgão que administra os domínios brasileiros, que é o registro.br.
3. Hospede seu site
Sempre que acessamos um site na internet, uma série de elementos aparecem na tela: textos, imagens, vídeos, logotipos. Todos eles precisam estar armazenados em algum lugar.
É justamente para isso que serve a hospedagem: guardar todos esses arquivos para que eles fiquem disponíveis em seu site. Para isso, você deve procurar uma empresa de hospedagem e avaliar os planos oferecidos.
Como comentamos no tópico anterior, muitas dessas empresas trabalham simultaneamente com a hospedagem e o registro. Sendo assim, você pode resolver esses dois pontos com uma única empresa.
4. Escolha um bom construtor de sites
No início, mencionamos que é muito fácil criar o seu site. Isso acontece porque atualmente há uma série de construtores de páginas online que são práticos, fáceis e muito intuitivos. Desse modo, não é preciso ter um conhecimento profundo sobre o assunto.
Um CMS (Content Management System) é um sistema que você vai precisar para gerenciar todo o conteúdo do seu site. Além disso, ele permite que você analise os resultados e o comportamento do seu público e isso é fundamental para a tomada de decisão.
Existem CMSs gratuitos e pagos, cada um com suas particularidades e suas funcionalidades. Analise várias opções e escolha aquela que mais atende ao que você procura. Os dois mais utilizados por sua usabilidade e ferramentas que oferecem são o WordPress.org e o Joomla!, mas a empresa de hospedagem pode indicar outros para você.
5. Liste as seções do site
Organizar seu site em seções melhora a experiência do usuário. As categorias mais comuns são:
- página inicial — com uma imagem impactante, um carrossel de imagens direcionando para os principais conteúdos de outras seções ou para produtos da loja virtual;
- quem somos — contando sua história, apresentando sua marca e outros detalhes relevantes sobre a empresa;
- produtos ou serviços — parte onde a pessoa pode obter mais informações ou comprar os produtos ou serviços que você oferece;
- clientes — com informações sobre os clientes conhecidos ou com os melhores feedbacks de consumidores;
- contato — com informações sobre como entrar em contato com sua empresa, como aplicativos de mensagens, telefone, endereço, mídias sociais, e-mail ou mesmo um formulário.
6. Priorize a rapidez do site
Um dos principais motivos que fazem um usuário sair rapidamente do site sem realizar nenhuma compra é a demora para carregar a página. De acordo com uma pesquisa feita pela Kissmetrics, cerca de 40% dos visitantes abandonam o site que demora mais que três segundos para carregar.
Além disso, a cada um segundo a mais na demora do carregamento, há uma redução de 7% nas conversões. Para tornar o carregamento mais rápido, anote as seguintes dicas:
- mantenha o conteúdo estático em cache;
- reduza o excesso de mídia, como vídeos;
- otimize a página para os navegadores;
- desabilite os plug-ins desnecessários;
- mantenha o código-fonte limpo.
7. Torne o site responsivo
Um site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho da tela onde é exibido. Como 98% da população brasileira utiliza a internet pelo celular, é necessário que seu site seja carregado e funcione perfeitamente tanto em celulares, como em tablets e em computadores.
Para garantir isso, enquanto cria seu site, faça testes em diversos dispositivos para verificar se é possível navegar por todas as seções normalmente e sem dificuldades.
Viu como a criação de site para sua empresa não é algo complicado? Agora que você já sabe como fazer, não perca tempo! Lembre-se de que uma empresa que não está no mundo digital dificilmente será encontrada pelo público.
Quer aumentar ainda mais a visibilidade da sua marca? Então, baixe nosso e-book sobre planejamento de marketing e domine o assunto!