Conheça 4 aplicativos para controle financeiro e organize-se

3 minutos para ler

Quando o Microempreendedor Individual (MEI) se formaliza, a tendência é aumentar a renda pessoal, mas, como ter um planejamento eficiente e ainda economizar nas despesas da casa e da empresa? É preciso usar aplicativos para controle financeiro, visando otimizar a gestão e facilitar as etapas administrativas.

Para iniciar, confira algumas dicas de como se organizar e planejar para usar o seu dinheiro. Boa leitura!

Separe as finanças

Para quem atua como MEI, é muito importante fazer isso. Afinal, às vezes, é fácil misturar as contas do negócio com as despesas pessoais, pois nesse caso você é uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo, certo? Então, é necessário deixar tudo separadinho para facilitar seu controle.

Cuide do fluxo de caixa

O fluxo de caixa registra as saídas e as entradas de dinheiro na empresa, de forma que acompanhá-lo é uma boa prática. Assim, você entenderá facilmente onde pode estar o problema, caso as contas não batam no final do dia.

Corte custos e despesas

Outra dica excelente para as finanças empresariais é diminuir os custos de produção e as despesas da empresa. Mas é fundamental fazer isso de olho na qualidade para garantir que seus produtos e serviços continuem sendo atrativos para os clientes.

Evite atrasos nas contas

Uma ótima sugestão para qualquer empresário é evitar ao máximo atrasar os pagamentos, principalmente aos fornecedores. O motivo é simples: as contas têm juros que sobem conforme os dias de atraso. Além disso, você perde a confiança dos fornecedores, diminuindo a possibilidade de ganhar desconto nas negociações.

Gerencie bem o estoque

É relevante gerenciar o estoque para evitar perda de dinheiro e facilitar o controle relacionado com a aquisição de novos passivos, consumíveis, insumos e matérias-primas. Então, pense em anotar as datas de entrada e de saída, além das quantidades de cada remessa dessas.

Negocie com fornecedores

Negociar com fornecedores é essencial, pois eles ajudam a empresa a crescer financeiramente com parcerias para descontos, como já dissemos. Além disso, se você precisar de reservas, antecipação ou adiamento de prazos e entregas: é com eles que você irá contar.

Controle todos os gastos

Todos os gastos devem ser controlados de maneira eficiente, o que envolve anotar tudo que é comprado ou pago. Tomou um cafezinho no caminho até o cliente? Anote. Pagou um boleto baratinho? Anote mesmo sendo apenas R$ 9,90.

Use estes 4 aplicativos

Uma boa forma de controlar finanças é apostar em aplicativos. Existem vários que podem ajudar você e a sua empresa a registrar melhor os gastos e economizar. Confira 4 deles:

  1. Mobills — ótimo e fácil de usar, permite fazer orçamentos e anotar despesas diárias;
  2. GuiaBolso — você cadastra um saldo e depois anota seus gastos diariamente, de forma que fica fácil saber quanto sobra a cada uso;
  3. Expense IQ — esse app para finanças é bom porque traz estatísticas em relatórios sobre seus gastos e ganhos;
  4. Drivvo — aplicativo de controle financeiro excelente para carros, caminhões e motos, permitindo anotar diferentes gastos com os veículos.

Cuidar das finanças e dos gastos de maneira eficiente é muito difícil, por isso é importante contar com a tecnologia e apostar nos aplicativos para controle financeiro. Independentemente de qual escolher, confira os comentários de quem já usa para saber como o app funciona e se atende suas necessidades.

O que achou das nossas dicas? Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude seus amigos a fazer um bom controle das finanças!

Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça 4 aplicativos para controle financeiro e organize-se

Deixe um comentário