Você conhece o poder que há por trás do ato de contar de histórias? Estudos indicam que quanto mais convincente é a narrativa, mais empáticos os ouvintes se tornam. Por esse motivo investir em storytelling para ações de vendas é tão importante, pois há um grande potencial de influência nas pessoas.
De forma simples, por meio do impacto nas emoções e sentimentos humanos, o storytelling pode criar uma conexão direta entre uma marca e seu cliente em potencial, influenciando sua opinião ou até mesmo fazendo com que tome determinada decisão.
Confira a seguir o que é storytelling em vendas e conheça exemplos reais para engajar e lucrar mais!
Afinal, o que é e qual a importância do storytelling em vendas?
Storytelling é um termo em inglês composto pela junção de duas palavras: “story”, de história, e “telling” de contar. Portanto, significa contação de histórias.
Para o mundo corporativo, o storytelling consiste no desenvolvimento de uma boa narrativa com capacidade de envolver e gerar empatia no interlocutor com as dores solucionadas pelo produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Isso agrega mais valor tanto para seu público quanto para sua marca.
Dessa forma, quando utilizado para ações de vendas, é preciso estratégia na hora de contar uma boa história que converta um potencial cliente em consumidor fiel. Mas quais são os benefícios para o seu negócio? Por meio de histórias credíveis, com entretenimento, educacionais, relacionáveis, organizadas e memoráveis, você pode:
- engajar seus clientes;
- criar conexão com seu público;
- trocar experiências,
- criar identificação;
- gerar uma imagem positiva da sua marca.
Exemplos de sucesso de aplicação do storytelling nas empresas
Para você se inspirar, confira alguns exemplos de empresas que obtiveram sucesso na aplicação do storytelling.
1. Huggies
“Hugs” é uma palavra em inglês que significa “abraços”. Através deste conceito, a empresa desenvolveu uma campanha baseada em storytelling utilizando uma pesquisa que indica a importância do abraço na melhora da saúde dos bebês. Isso trouxe como resultado um aumento de 30% nas vendas daquele ano.
2. Airbnb
A empresa transborda storytelling nas suas campanhas, criando narrativas da vida de seus anfitriões para que os viajantes possam se interessar pelas experiências e sensações que poderiam experimentar.
Com a campanha “pertença a qualquer lugar”, lançada em 2016, a Airbnb conseguiu arrecadar mais de 1 milhão de dólares para ajudar a The UN Refugee Agency.
3. Heineken
Com uma campanha baseada em storytelling em que a empresa seria patrocinadora da Champions League em 2016, a Heineken encantou seu público feminino. Desconstruindo o senso comum de que mulheres não gostam de futebol, lançou a campanha “The cliche” em que as mulheres se “vingam” de seus namorados ao assistir à final do campeonato.
O que considerar na hora de adotar essa estratégia nas vendas?
Para desenvolver campanhas de storytelling para vendas e atingir os melhores resultados possíveis, você precisa:
- conhecer o perfil do seu cliente e adaptar sua história a ele;
- definir sua mensagem e objetivo principais;
- planejar e construir uma boa estrutura de storytelling, com início, meio e fim bem definidos;
- envolver seu público por meio da transmissão de emoções positivas.
Agora você já pode dizer que conhece tudo sobre o conceito, qual a importância e os benefícios que o storytelling em vendas pode proporcionar para o seu negócio, assim como alguns exemplos de inspiração de empresas que aplicaram campanhas de sucesso baseadas nessa estratégia.
Gostou do nosso post e quer descobrir 5 técnicas de storytelling para implementar no seu negócio? Leia nosso artigo que aborda este assunto!