5 dicas para desenvolver habilidades de venda

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Desenvolver habilidades de vendas é essencial para que o seu negócio consiga os resultados que tanto deseja. Porém, a qualificação não é tão simples de ser conseguida, afinal é necessário treinamento durante todas as suas etapas.

Contudo, o desenvolvimento de novas habilidades ainda pode ser conseguido de maneira prática. Seguindo as dicas corretas, os seus números devem melhorar ao implementar algumas mudanças básicas de comportamento.

Conheça 5 dicas para desenvolver habilidades de vendas, lendo o artigo que preparamos para te ajudar. Confira!

1. Conheça bem o que você está vendendo

Convencer alguém de que o seu produto é bom, sem conhecê-lo, é uma tarefa quase impossível. Por isso, é extremamente importante que os vendedores saibam até mesmo os mínimos detalhes relacionados aos serviços oferecidos por uma empresa.

Isso ajuda o vendedor a responder às dúvidas que podem surgir relacionadas ao produto, o que transmite mais credibilidade sem fazer propaganda enganosa. Porém, para que isso aconteça é necessário estudo e um bom treinamento efetivo por parte dos gestores.

Desenvolver habilidades de vendas sempre vai passar pela qualificação profissional da equipe comercial. Os gestores que entendem a importância do investimento nos funcionários como solução para melhorar as vendas conseguem registrar melhores resultados.
Para isso, é possível apostar em cursos sobre as especificações e uso dos produtos, ou ainda na contratação de uma equipe especializada em treinamento de vendas. Além disso, se você for um bom vendedor, é interessante ministrar uma palestra para melhorar o desenvolvimento do seu time.

2. Conheça o seu cliente

Para aumentar a capacidade de persuasão do time de venda, é necessário fornecer as informações certas sobre seus clientes para uma melhor atuação do time de vendas. Assim os dados dos seus clientes precisam ser de fácil acesso a sua equipe e, mais importante, correspondentes à realidade.

Para ajudar com essa questão, no marketing foi criado o conceito de persona, uma materialização do seu público. No entanto, o perfil desse cliente ideal é feito com base em dados e observações realizadas durante as vendas de produtos da sua empresa.

A persona não deve ser confundida com o público-alvo, afinal, é mais específica e contém informações diferenciadas para garantir um melhor entendimento das suas necessidades. Alguns dos dados que não podem ficar de fora, quando estiver desenvolvendo o perfil do seu cliente ideal são:

  • Nome;
  • Se o seu cliente tem filhos ou não;
  • Remuneração salarial;
  • Profissão;
  • Sonhos;
  • Como gosta de passar o tempo, seus hobbies, livros e séries favoritos;
  • Quais são as frustrações do cotidiano;
  • Que problemas enfrenta em sua rotina;
  • Como sua empresa pode ajudá-lo a solucionar essas questões.

Como podemos ver é possível contar com uma série de informações que ajudam o seu time de vendas a iniciar uma conversa com o cliente. Isso ajuda na abordagem assertiva e faz com que sua equipe desenvolva habilidades que ajudem a aumentar as chances de sucesso.

3. Honestidade ao apresentar o produto

Outra habilidade de venda que precisa ser estimulada cada vez mais é a honestidade. Os vendedores, em muitos casos, não são vistos com bons olhos pelos clientes, e quando prometem algo que não é cumprido, essa situação piora.

Por isso, é muito importante tratar o seu público com honestidade, sem inventar funcionalidades extras para o seu produto. Seja claro sobre o que ele pode ou não fazer, porque isso vai refletir imediatamente em sua credibilidade.

Quando o vendedor é honesto em sua abordagem, mostra para o cliente tudo o que o produto pode oferecer. Isso faz com que a venda seja efetivada de acordo com a necessidade real do cliente o que realmente vai trazer algum retorno significativo para o negócio.

Além disso, afeta diretamente a sua credibilidade no mercado e ter uma imagem positiva é bastante vantajoso. Por isso, nada de inventar produtos milagrosos.

4. Os vendedores precisam fazer perguntas

Muitos vendedores imaginam que apenas os clientes devem fazer as perguntas durante uma abordagem comercial. Porém essa postura é errada, e acaba afastando o seu time de conseguir finalizar as vendas desejadas.


O vendedor também precisa fazer questionamentos durante a conversa com o possível comprador. Isso, além de demonstrar interesse, também cria brechas para reduzir as dúvidas de maneira mais completa e clara, além de ficar mais fácil buscar a solução certa para o problema do cliente.

Esse ponto é extremamente importante e já foi até mesmo objeto de estudo por parte de alguns pesquisados. A pesquisa da Gong, por exemplo, evidenciou que o número de perguntas está diretamente ligado com a probabilidade de venda de algum produto.


Segundo o estudo, o número considerado ideal para as perguntas é de 11 a 14, variando de acordo com a situação. Ou seja, quanto mais questionar o seu cliente sobre possíveis problemas que o produto pode resolver, maiores são as chances de sucesso em sua abordagem de vendas.

5. O pós-venda merece atenção especial

Nossa última dica para desenvolver habilidades de vendas funciona mais como um alerta para os vendedores: é necessário investir no pós-venda. Por mais que muitos acreditem que não, essa etapa do processo é tão importante quanto às anteriores.


O momento que o seu cliente mais precisa de você é após a venda, afinal, ele começou a utilizar o seu produto. Por isso, aproveite para entrar em contato e para saber mais sobre as dúvidas que surgiram após o início do uso de seu produto, sua opinião sobre ele, entre outros pontos importantes para fechar futuras vendas.


Se esse tipo ação é realizada, você aumenta as chances de conseguir fidelizar um novo público. Pense bem: seu produto não atendeu as expectativas e ninguém entrou em contato para ajudar. As chances desse cliente voltar a fazer negócios com sua empresa é quase nula.


Por essa razão, invista em soluções de pós-venda, colocando-se à disposição do seu cliente para resolver qualquer problema de forma ativa. O simples contato já pode fazer toda a diferença ao seu favor, te dando maior preferência em futuras compras.

Além disso, pedir por um feedback sobre seu uso para analisar as oportunidades de melhorias que podem ser implementadas é importante saber receber críticas para conseguir progredir e desenvolver produtos de maior qualidade é essencial para melhoria do seu negócio.

Nosso artigo acaba aqui. Se você está interessado em conferir mais material sobre o universo do empreendedorismo, acesse o nosso blog!

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