Saiba quais meios de pagamento oferecer no seu negócio

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Criar e cuidar de uma loja é bom, mas receber a recompensa pelos serviços prestados é melhor ainda. As empresas que diversificam seus meios de pagamento oferecem mais opções e uma jornada de compra mais satisfatória para os clientes adquirirem aqueles produtos tão desejados.

Assim, empresas que apostam em diversos meios de pagamento têm maiores chances de vender. Neste post, apresentaremos as formas preferidas dos brasileiros, aquelas que mais têm crescido e as modalidades que você não pode desprezar. Boa leitura!

Dinheiro

Enquanto existir uma loja física, lá estará alguém comprando algo com dinheiro em espécie. Do mesmo modo, negócios virtuais oferecem pagamento em boleto — que são quitados com dinheiro em espécie, como ainda ocorre nas casas lotéricas do país.

Segundo uma matéria recente, o Brasil ainda tem R$ 339 bilhões de dinheiro em espécie circulando. Esse meio teve uma queda, iniciada em 2021, mas os números mostram que muita gente ainda carrega as suas cédulas e moedas.

Basta lembrar, também, que uma cédula de R$ 200 foi lançada há pouco tempo, em 2020. Os saques são feitos com menos frequência que as transferências Pix, mas ainda respondem por mais de 3% do dinheiro movimentado no Brasil atualmente. Portanto, empreendedores ainda devem incluir esse meio de pagamento em suas estratégias.

Boleto bancário

Falamos um pouquinho dele, mas o boleto bancário ainda é uma das opções mais práticas. Além disso, a versatilidade também agrada aos usuários: é possível ler o código de barras com o aplicativo do banco, copiá-lo manualmente ou até mesmo realizar o pagamento direto nas casas lotéricas ou agências bancárias.

Um boleto bancário não costuma liberar o pagamento no mesmo dia em que o cliente quita o valor, mas ainda é uma opção útil, uma vez que a leitura é feita em 24 horas (em dias úteis). Contudo, ele pode ser um pouco burocrático quando falamos da emissão por parte das empresas.

Para realizar a emissão, normalmente, as agências bancárias cobram uma pequena taxa. Além disso, é preciso alinhar a estratégia de emissão e acompanhamento com o banco, tornando o processo um pouco demorado para quem ainda não oferece essa opção.

Cartão de crédito e débito

Não ofereça apenas uma, mas ambas as opções. Esses cartões fazem parte da rotina das pessoas, sendo até difícil não encontrar alguém que não tenha ao menos um desses meios de pagamento. Além disso, o crédito é uma maneira que as pessoas encontram para adquirir produtos desejados, mas de maneira parcelada.

Já o débito costuma ser muito utilizado no pagamento de produtos no ato de entrega. Se a sua loja conta com entregadores ou com um serviço terceirizado de transporte de mercadorias, ter uma máquina que lê os cartões facilitará muito a cobrança.

Além disso, mecanismos como o Google oferecem a opção de salvar os dados dos clientes, como os números dos cartões de crédito. Assim, elas conseguem realizar compras com pouquíssimos cliques e em qualquer lugar que estejam.

QR Code

O QR Code está presente em meios como o Pix e a carteira digital. Trata-se de um código bidimensional que é escaneado por um dispositivo móvel e encaminha o usuário para um link ou para um sistema de pagamentos.

Basta o usuário apontar a câmera do smartphone, com o app de uma instituição financeira, para realizar o pagamento de maneira instantânea. O mais interessante é que praticamente todos os celulares presentes no mercado contam com câmeras capazes de interpretar um QR Code.

Pix

Por ter se popularizado em pouquíssimo tempo, algumas pessoas podem nem se lembrar que esse meio de pagamento só foi inaugurado no fim de 2020, pelo Banco Central. Pela sua praticidade, o Pix cumpre a promessa de ser uma maneira instantânea de realizar transações financeiras.

Além disso, essa modalidade também funciona aos fins de semana, o que agrada muito aos clientes que mal podem esperar para a segunda-feira chegar para comprar aquele produto sonhado. Também existe a opção corporativa, o Pix para empresas, que é cada vez mais adotado por companhias que querem facilitar o cumprimento das contas a pagar e a receber.

No Pix, a transação ocorre em alguns segundos e ambas as partes só precisam ter uma conta em um banco licenciado para ter acesso às operações. Além disso, a transferência é realizada pelo app da instituição ou por meio de um QR Code.

Então, a resposta é sim: você definitivamente deve incluir o Pix entre as opções de pagamento do seu negócio. Contudo, lojas virtuais que dispensem seus trabalhadores nos fins de semana devem informar aos clientes que as remessas só serão feitas em dias úteis.

Débito automático

Nesse modelo, a conta é programada para ser cobrada em um determinado dia do mês, escolhido pelo cliente. Assim, o valor é debitado do saldo disponível. É uma ótima opção para pagamentos recorrentes, como as mensalidades de serviços.

Com ele, os usuários garantem que as contas serão pagas em dia, sem se preocupar com diversas formas de vencimento ao longo do mês. Outro ponto positivo é que não será preciso pagar multa ou juros por atraso, uma vez que a ação é automática.

Carteira digital

Essas carteiras são versões digitais das contas e cartões que já temos. O objetivo é torná-las facilmente acessíveis via computadores, smartphones ou quaisquer dispositivos inteligentes. Com uma dessas, você não precisará carregar a popular carteira física.

As carreiras digitais mais populares são Google Play e Apple Play. Além delas, podemos citar outras que também tem um público cativo:

  • PayPal;
  • PagBank;
  • Picpay;
  • Ame Digital;
  • Mercado Pago.

Quando você compra um produto no Mercado Livre, por exemplo, você tem a opção de pagar pelo dinheiro que depositou em uma conta no Mercado Pago. Também é possível colocar dinheiro em lojas de games, como a PSN, e depois escolher os jogos que você quer.

Pela quantidade de grandes empresas envolvidas, que garantem a segurança das informações e do dinheiro dos usuários, esse método não pode ficar de fora da sua estratégia.

Agora que você conhece os principais meios de pagamento utilizados no país, já tem as informações necessárias para não perder nenhuma venda. Diversificar as formas pelo qual o cliente pode levar um produto também valoriza a sua empresa, uma vez que essa preocupação mostra que o seu negócio é sério e não mede esforços para atender às pessoas.

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