Saiba como a disponibilidade mental da marca conquista a cabeça do consumidor

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O mercado hoje passa por um momento de grande competitividade entre as marcas. Há muitos produtos e serviços sendo oferecidos para os mesmos nichos, o que estimula uma disputa acirrada pelo destaque dos negócios nos ambientes físicos e digitais, mas acima de tudo, um grande desafio para chamar a atenção de potenciais clientes.

Para ajudar seu negócio nesta empreitada, você já ouviu falar em disponibilidade mental das marcas? De forma simples, é possível utilizar a vertente do inconsciente com a qual o cérebro trabalha, poupando energia, a favor do seu negócio, criando uma identificação automática da sua marca na mente do seu público no momento da compra. Isso implica no aumento da intenção de compra do seu potencial cliente a favor do seu negócio.

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Afinal, o que a disponibilidade mental das marcas significa e qual seu objetivo?

O conceito de disponibilidade mental foi apresentado inicialmente por Byron Sharp, Professor de Marketing Science e Diretor do Ehrenberg-Bass Institute, University of South Australia em seu livro How Brands Grow, publicado em 2010. Na obra, o autor sugere que os consumidores compram um produto a partir de sua disponibilidade física e mental.

A disponibilidade mental de uma marca nada mais é que um conceito baseado na probabilidade de uma marca ser lembrada por um potencial cliente em um momento de decisão de compra.

Em outras palavras, tendo em vista que os consumidores costumam, em grande parte, comprar com base na conveniência e praticidade, as marcas que vêm às suas mentes e estão disponíveis no canal de compra no momento em que estão comprando têm mais chance de terem sucesso.

De que forma a memória do consumidor é marcada?

Mas como isso é feito? Através de estratégias de marketing e vendas utilizando gatilhos mentais como técnicas de persuasão, que consistem em estímulos externos recebidos pelo cérebro com capacidade de influenciar a tomada de decisão das pessoas a partir da ativação de medos, prazeres e desejos. Alguns deles podem ser:

  • antecipação: divulgação de lançamentos ou pré lançamentos de produtos ou serviços em ambientes físicos ou digitais;
  • autoridade: através da produção de conteúdos relevantes para seu público, uma marca consegue transmitir confiança e se tornar referência diante da concorrência para seus consumidores;
  • escassez: estímulo à necessidade de não perder oportunidades através da divulgação de baixa disponibilidade no estoque ou promoções por tempo limitado.

Outra forma de trabalhar a mente dos consumidores é através da psicologia das cores. Isso porque elas transmitem uma mensagem específica para a mente dos consumidores. Para fazer isso, avalie o produto a ser ofertado e o que você quer passar para seu público. Assim você conseguirá escolher a cor certa!

Separamos aqui alguns exemplos do que algumas cores transmitem:

  • azul: confiança e segurança;
  • laranja: amigável;
  • vermelho: paixão;
  • roxo: inovação;
  • rosa: alegria;
  • preto: luxo;
  • branco: transparência;
  • verde: serenidade e paz.

Ah, vale lembrar e atentar para os cuidados que seu negócio deve tomar para que a memória do consumidor seja marcada de forma positiva e não negativa. Para isso, utilize estímulos alinhados à essência da sua marca e seus produtos ou serviços!

Agora você já pode dizer que conhece tudo sobre o conceito, qual a importância e os objetivos que a disponibilidade mental das marcas pode proporcionar para o seu negócio, assim como a forma pela qual a memória do consumidor é marcada.

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