Canais de comunicação nas empresas Canais de comunicação nas empresas

Canais de comunicação nas empresas: como divulgar e atrair clientes

4 minutos para ler

Utilizar canais de comunicação nas empresas é uma estratégia muito eficaz para fortalecer a marca. Afinal, não se trata apenas de oferecer mais opções de atendimento para os clientes, mas, sim, de entender suas reais necessidades e, assim, mantê-los mais satisfeitos.

No entanto, não basta disponibilizá-los. É preciso divulgá-los da maneira correta para atingir o objetivo. Por esse motivo, preparamos este post com dicas valiosas que ajudarão você a fazer uma divulgação eficiente das mídias entre seu negócio e seus clientes. Acompanhe!

O que são canais de comunicação?

São pontos de contato entre sua marca e o público. Como estamos na era digital, há uma grande variedade de caminhos pelos quais é possível se comunicar com quem já é cliente e com quem tem potencial para se tornar um.

Aliás, os meios digitais se tornaram os principais, pois permitem uma comunicação mais rápida. Porém, vale lembrar que a comunicação também pode ser feita por outros métodos, inclusive pessoalmente. Assim, os mais utilizados são:

  • telefone e outros recursos por voz;
  • live chat;
  • SMS;
  • aplicativos de mensagem;
  • e-mail;
  • autoatendimento online;
  • mídias sociais.

Por que investir em canais de comunicação na empresa?

Interagir de forma personalizada com os clientes é um grande diferencial para uma empresa. Isso porque essa ação ajuda a estreitar os laços, reforçar a marca e, ainda, a entender as necessidades e desejos do público.

Com isso, pode-se adequar seus produtos e serviços para atendê-los da melhor forma e, assim, atrair mais clientes e conquistar mais espaço no mercado. Então, manter um contato próximo com o público contribui para melhorar:

  • o engajamento;
  • a percepção da marca;
  • a reputação da empresa;
  • as vendas;
  • o tráfego orgânico.

Além disso, facilita a realização de pesquisas de satisfação e estabelece um elo de confiança entre a empresa e o público.

Como divulgá-los?

Como mencionamos, apenas oferecer alguns canais não é o suficiente. Além de serem os que seu público utiliza, é preciso que ele saiba quais estão disponíveis. A seguir, confira as melhores maneiras de utilizá-los para a divulgação do seu negócio.

Saiba onde seu público está

O primeiro passo é conhecer bem a persona do seu negócio. Ao descobrir seus hábitos, você conseguirá identificar onde divulgá-los para que seu público tome conhecimento.

Observe a concorrência

Analise as estratégias dos concorrentes que você considera referência na sua área. Não estamos falando sobre copiar o que eles fazem, mas, sim, de trabalhar a partir dos erros e acertos dos outros. Portanto, observe com a intenção de sempre fazer melhor.

Coloque informações no site

É imprescindível que uma empresa tenha um site e página nas redes sociais. Afinal, o ambiente virtual é um dos mais frequentados pelos clientes e leads. Então, é fundamental que você coloque as informações sobre as opções de atendimento também nesses locais. Certifique-se de que estão posicionadas em um local bem visível.

Entre em contato de tempos em tempos

Outra maneira de divulgá-los é fazer contato com seus clientes de tempos em tempos. Além de reforçar a interação, divulgar novidades e atrair leads, isso faz com que eles saibam por onde é possível entrar em contato com seu negócio.

Viu como é importante investir em canais de comunicação na empresa? Então, para atingir seu objetivo e alavancar seus resultados, siga as dicas deste post para divulgá-los de maneira eficiente. Assim, você criará uma conexão mais forte com seu público e conquistará uma excelente reputação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para descobrir qual é o melhor canal de comunicação para o seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário