7 passos para criar uma campanha de marketing inovadora

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Um dos pontos positivos de fazer uma campanha de marketing é que nem sempre a empresa que gasta mais é a que acaba vendendo mais produtos: pelo alcance das redes sociais, das estratégias de e-mail e o marketing de conteúdo, por exemplo, mesmo os pequenos negócios poderão brilhar em seus trabalhos de divulgação.

Nesse sentido, uma campanha de marketing inovadora não precisa, necessariamente, das tecnologias mais avançadas do mercado ou uma equipe imensa. Até mesmo os empreendedores que trabalham sozinhos ou pequenas equipes podem colocar a criatividade para trabalhar e gerar boas ideias e resultados.

Neste artigo, vamos mostrar os 7 passos para otimizar suas estratégias de divulgação. Confira!

1. Defina metas alcançáveis

Estabeleça metas realistas em relação ao seu marketing. Caso o seu objetivo seja vender 100 unidades de um produto, por exemplo, planeje suas iniciativas conforme a quantidade de leads que a sua proposta vai atrair. Vale lembrar que um determinado anúncio pode ter 1000 visitantes, mas não serão todos eles que fecharão a compra.

Por isso, utilize estratégias diferentes para elevar as suas chances de sucesso. Crie conteúdo (por meio de um blog, postagens nas redes sociais e vídeos), faça enquetes e interaja com os clientes diretamente. Mostre como o seu produto resolverá os problemas das pessoas e exalte seus diferenciais. Isso também é importante para a fidelização posterior.

Utilize ferramentas gratuitas para mensurar os resultados das campanhas. Uma delas é o Mailtrack, que pode ser agregado a um e-mail do Gmail para descobrir quem está realmente abrindo os e-mails da sua estratégia.

2. Conheça o público-alvo

Para quem serão direcionados os esforços de marketing? Quem tenta agradar a todo mundo pode acabar não vendendo para ninguém — afinal, as ações correm o risco de ser genéricas demais e cativar pouquíssimas pessoas.

Por isso, você precisa conhecer o seu público-alvo. Um meio barato e ágil de fazer isso é identificar as pessoas que mais interagem com a sua empresa pelas redes sociais e que estão cadastradas em sua loja. Observe características como faixa etária, localização, hábitos de consumo (para isso, consulte o histórico de vendas), entre outros.

Além disso, preste atenção aos seguintes pontos:

  • canais de comunicação — descubra em quais redes sociais o seu público realmente está. Além disso, certifique-se de perguntar aos próprios clientes se eles querem receber mensagens pelo WhatsApp, por exemplo. Nem todo mundo se sente confortável com isso;
  • tom de voz de cada ação de marketing — a forma de se comunicar deve estar alinhada às características do seu público-alvo;
  • alcance — as redes sociais são gratuitas e oferecem uma boa oportunidade, mas você pode considerar investir em anúncios pagos, se o seu orçamento estiver um pouco mais folgado.

3. Determine os canais adequados

Com o trabalho de observação feito nas etapas anteriores, você já terá uma boa ideia sobre quais canais priorizar e quais são aqueles que você pode abandonar, ao menos por ora.

Mapeie as redes sociais mais utilizadas e o meio de contato preferido dos clientes — e concentre seus esforços neles.

4. Crie conteúdos de acordo com o cronograma

Uma maneira de ter uma estratégia efetiva é estabelecer um calendário de marketing — e segui-lo à risca. Esse recurso proporciona uma programação eficiente de ações, levando em conta as datas sazonais, comemorativas e feriados, por exemplo.

Essa iniciativa servirá para guiar a sua criação de conteúdo de acordo com cada momento do ano, sempre atendendo aos interesses e comportamentos do público. Consulte o seu histórico de vendas e descubra quais produtos (ou serviços) vendem mais durante uma determinada época — aí, faça postagens e conteúdos em cima disso.

O melhor momento para fazer isso é no início do ano, já que você poderá estabelecer uma estratégia a ser conduzida durante os doze meses. Contudo, toda hora é interessante para começar: ao iniciar seus trabalhos em agosto ou setembro, por exemplo, você poderá explorar datas como o Dia das Crianças, a Black Friday, o Natal e o Ano Novo, entre outros.

5. Tenha consistência em suas estratégias

Ao longo do caminho, você precisará fazer uns ajustes de rota e abandonar algumas iniciativas que não estão dando certo. Porém, isso não significa que o empreendedor está liberado para jogar fora todas as estratégias que ele definiu em seu calendário, por exemplo.

Fazer isso várias vezes gera um desgaste emocional e desmotiva qualquer profissional. Por isso, tenha cuidado ao abandonar diversas iniciativas ao mesmo tempo: descarte aquilo que leva muito tempo para ser feito e não está dando um bom resultado.

Além disso, tenha consistência em relação ao modo com que você se comunica: é preciso que a marca tenha uma postura sempre alinhada aos valores da empresa. Um negócio que adota diferentes tons de voz em suas ações de marketing (ora bem-humorado, ora mais sério) confunde os clientes.

6. Planeje a divulgação

Divulgar pouco diminui as suas chances de fechar vendas. Contudo, a superexposição também pode irritar alguns clientes em potencial, que podem marcar o nome da sua empresa para evitar fazer negócios futuramente.

Por isso, a divulgação de cada iniciativa deve ser bem pensada. Uma dica é dividir alguns momentos estratégicos do ano (aqueles em que você mais vende e as datas comemorativas, assim como os períodos de baixa) e adaptar o tom e a frequência de acordo com cada momento.

Já que falamos neles, é importante ter uma estratégia para aqueles períodos do ano em que você não costuma vender tanto. Verifique o histórico de vendas e entenda os seus motivos. A partir daí, tente desenvolver um produto ou serviço que atenda a uma necessidade específica daquela época — e divulgue suas novas mercadorias, é claro!

7. Firme parcerias estratégicas

Além da divulgação dos seus conteúdos e das suas campanhas, essas iniciativas vão alcançar um público ainda maior se você conseguir firmar boas parcerias. Algumas maneiras de colocar isso em prática são as seguintes:

  • troque guest posts, aquelas estratégias em que uma empresa posta no blog ou nas redes sociais da outra. O objetivo é apresentar o próprio empreendimento e atingir um público maior;
  • busque profissionais que sejam referências no mercado e estabeleça diálogos com eles. Você pode até entrevistá-los e utilizar o resultado como um vídeo no YouTube;
  • siga profissionais de destaque da sua área nas redes sociais e comente nas postagens, de modo a estabelecer um relacionamento. Um bom lugar para fazer isso é o LinkedIn;
  • faça postagens e marque profissionais de destaque na área nelas. Assim, as discussões se tornam mais ricas e chamam a atenção do público.

Agora que você entendeu os principais passos para uma campanha de marketing inovadora, pode adotar essas estratégias para aumentar as chances de que o seu planejamento de divulgação seja certeiro. Defina um cronograma, os canais, as formas de se comunicar e mantenha a consistência: essas são algumas dicas fundamentais para alcançar um público cada vez maior.

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