Dentro de uma empresa, as decisões precisam ser tomadas com o máximo de precisão. Afinal, mesmo um pequeno erro pode trazer grandes prejuízos. Por isso, é muito importante adotar estratégias como o marketing analítico.
Por meio dele, fica mais fácil fazer escolhas que levam a resultados cada vez melhores, já que são baseadas em evidências e não apenas em intuições. Neste artigo, você vai entender o que é o marketing analítico, como funciona, seus benefícios e de que maneira aplicar no seu negócio. Confira!
O que é Marketing Analítico?
O Marketing Analítico é uma disciplina do marketing que trabalha com dados para orientar a tomada de decisão. Seu objetivo é fornecer um embasamento preciso para nortear as ações e escolhas, considerando fatos concretos.
Tudo começa com um rastreamento de dados que permite entender como o público está reagindo às estratégias atuais. Por exemplo, quantas pessoas viram um anúncio e fizeram compras a partir dele, como estão as interações nas redes sociais, no site ou no aplicativo e assim por diante.
Esses dados são coletados de forma manual ou através de ferramentas tecnológicas e, em seguida, analisados e utilizados para construção de padrões e tendências de comportamento.
Quais são as características do Marketing Analítico?
O Marketing Analítico tem como principal característica apresentar um cenário completo para quem aplica essa estratégia. Ele permite observar a situação no passado, analisar o presente e fazer previsões.
Ao coletar, analisar e cuidar os dados passados e presentes, entendemos os padrões de comportamento e de consumo do público. Assim, é possível identificar tendências para o futuro e traçar estratégias alinhadas a essa realidade.
Esse tipo de marketing está muito ligado ao conceito de Big Data e possibilita explorar uma infinidade de dados, tanto do público quanto do mercado e dos concorrentes. Logo, a empresa que sabe aplicá-lo e consegue fazer um bom tratamento de dados tem um material valioso para desenvolver diferenciais.
Quais são os benefícios desse tipo de marketing?
O Marketing Analítico traz uma série de benefícios que se tornam diferenciais nas tomadas de decisão. Afinal, como explicamos, elas se tornam mais precisas e deixam de ser baseadas em intuições e “achismos”.
Algumas das vantagens que você pode alcançar são:
- maior compreensão do público e do seu comportamento;
- geração de novas oportunidades;
- otimização das estratégias implementadas;
- quantificação do retorno do investimento;
- foco maior nos objetivos da empresa;
- monitoramento do mercado e dos concorrentes;
- redução de custos com ações e estratégias;
- maior previsibilidade.
Como analisar dados de marketing?
Primeiro, é preciso definir um objetivo. Você precisa ter em mente aquilo que deseja compreender e analisar para rastrear e coletar os dados. O ideal é que essa coleta seja orientada por KPIs, que são as métricas relacionadas ao objetivo que você estabeleceu. Por exemplo:
- taxas de clique;
- posição na SERP;
- tráfego orgânico;
- número de visitantes;
- custo de aquisição de cliente;
- engajamento em redes sociais.
Depois, é preciso trabalhar esses dados para que eles possam ser visualizados, como em tabelas, gráficos ou mapas. Para fazer isso, são utilizadas ferramentas como Google Analytics ou um sistema CRM.
Uma vez que você tem esses dados de forma visual, pode fazer o tratamento, o cruzamento e a segmentação deles para entender os padrões e as tendências. É assim que vai extrair insights para suas próximas estratégias.
Como aplicar o Marketing Analítico na empresa?
Não resta dúvida de que o Marketing Analítico é fundamental para o sucesso do seu negócio. Mas como ele pode ser colocado em prática? Veja a seguir algumas dicas.
- Defina um objetivo a ser alcançado;
- Configure o rastreamento de dados com estratégias como parâmetros UTM, gerenciador de tags e pixels de rastreamento;
- Adote uma boa ferramenta para armazenar e processar os dados;
- Estabeleça métricas com base nos objetivos desejados;
- Foque somente nos dados mais importantes para o seu negócio;
- Faça comparativos e cruzamentos para entender o cenário do seu negócio;
- Identifique a oportunidade e faça mudanças imediatas nas estratégias;
- Continue coletando os dados para fazer comparativos da estratégia atual com a antiga;
- Faça o monitoramento constante.
A competitividade do mercado e as exigências do consumidor não deixam espaço para tentativas vagas. É importante que suas decisões sejam precisas. Explore as possibilidades do marketing analítico para gerar boas oportunidades e entregar aquilo que o seu público espera.
Aproveite para aprender um pouco mais sobre marketing conferindo estas três estratégias voltadas para pequenas empresas.
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