O marketing serve para fazer as lojas venderem mais, certo? Sim, mas esse não é o seu único benefício. Afinal, comercializar produtos é bom, mas estabelecer laços de longo prazo com as pessoas é bem mais recompensador para o negócio.
Uma maneira de conseguir isso é por meio do marketing promocional, uma das ramificações que focam em ações que vão além do lucro imediato. Neste post, falaremos do conceito, dos seus benefícios e de como implementá-lo no negócio. Venha conosco!
Entenda o que é marketing promocional
Para definir o conceito com precisão, nada melhor do que utilizar a definição da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) que o define como um conjunto de estratégias com objetivo de:
- construir uma marca;
- aumentar o número de vendas;
- prospectar consumidores;
- fidelizar os clientes.
Isso é feito por meio de ações diretas, que estimulam o contato entre a marca e os consumidores. Essas atividades agregam valor aos consumidores, de uma forma natural e não invasiva.
Afinal, as pessoas são convocadas a participar das ações, mas de uma maneira totalmente espontânea. Ninguém é coagido a fazer algo que não queira, o que seria extremamente prejudicial para um relacionamento entre empresa e cliente.
Diferença entre marketing promocional e merchandising
O marketing promocional é constantemente confundido com o merchandising, mas são estratégias diferentes. Enquanto o segundo foca exclusivamente na atração de consumidores e na venda de produtos, o primeiro tem como principal objetivo reforçar a relação entre consumidor e marca.
Assim, ações como a distribuição de brindes e sorteios não são exemplos de merchandising, uma vez que não necessariamente envolvem a venda de produtos — mas têm tudo a ver com o marketing promocional. Além disso, ainda podem ser utilizadas para turbinar a presença da empresa nas redes sociais.
Conheça alguns benefícios do marketing promocional
Quais são as vantagens específicas do marketing promocional para um negócio? Vamos conhecê-las.
Atração de novos clientes
O marketing, por definição, está diretamente associado à atração de clientes. O modelo promocional não é diferente, uma vez que ações criativas e com condições vantajosas chamarão a atenção de consumidores em potencial.
Fidelização de clientes
O marketing promocional ajuda diretamente na fidelização, ao reforçar os laços com os consumidores para além da simples transação comercial.
Afinal, uma empresa que aposta nessa estratégia tem menos chances de ser conhecida como aquela que “tenta vender tudo a toda hora”, uma vez que ela realizará ações que estimulem a divulgação do produto e com foco no cliente, são exemplo de ações promocionais: sorteios, brindes e oferta de condições melhores para seus consumidores.
Diferencial competitivo
O marketing promocional complementa outras ações importantes, como o pós-venda, que mostram que a empresa se preocupa com o cliente mesmo após a conversão.
Dois terços dos clientes desistem de fazer compras online. Entre os motivos, está a falta de credibilidade da empresa. Por meio de ações bem pensadas, o marketing promocional reforçará a reputação daquela organização no mercado.
Promoção da marca
A marca é reforçada de três maneiras:
- os clientes não são só fidelizados, como se tornam embaixadores da empresa. Elas ajudam a divulgá-la, avaliam positivamente os produtos e falam bem daquela organização para outras pessoas;
- a empresa se consolida como uma referência de mercado. O marketing promocional fortalece cada vez mais a empresa, uma vez que os frutos colhidos pelas campanhas se refletem em sua imagem;
- a empresa se mantém no radar das pessoas, já que elas checarão a loja de forma contínua para verificar se há novas promoções.
Saiba como aplicar o marketing promocional na empresa
Uma das coisas mais legais do marketing promocional é que ele pode ser explorado em uma infinidade de maneiras diferentes. Agora, vamos conhecer algumas delas.
1. Faça campanhas interativas
As lives no YouTube ou em outros canais se tornaram bastante comuns. Elas podem ser utilizadas em campanhas interativas para que os clientes se engajem com a empresa e suas ações de marketing promocional.
Do mesmo modo, os consumidores podem ser convidados a participar de um evento ao vivo, algo como: “O melhor comentário dessa live (ou desse artigo, ou desse post na rede social) ganhará um produto X”. Isso serve até mesmo para atrair clientes não fidelizados.
2. Demonstre os produtos
A demonstração de produtos não é representada apenas pela amostra grátis, sobre a qual falaremos adiante. Hoje, é possível contar com a ajuda de influencers, como youtubers que recebem as mercadorias, provam e contam tudo para seus seguidores.
Do mesmo modo, empresas que tenham lojas físicas podem oferecer um teste grátis em seus produtos, como empresas do ramo alimentício ou de maquiagens, por exemplo.
3. Ofereça brindes
O oferecimento de brindes é uma ação clássica de marketing promocional. Eles são oferecidos não somente para os clientes, mas também para parceiros e até para os colaboradores.
Brindes personalizados são especialmente estratégicos, já que ajudam a disseminar a marca para outras pessoas — como chaveiros, canetas e outros itens que tenham a logomarca do negócio. Do mesmo modo, todo consumidor fiel adora recebê-los.
4. Faça sorteios
Os sorteios podem ser utilizados como um incentivo para que as pessoas comprem seus produtos, como um evento que inclua apenas aqueles que comprem acima de um valor determinado pela empresa: digamos, R$ 200.
Além disso, para resultados ainda mais interessantes, eles podem ser vinculados a uma data comemorativa. Isso amplia a divulgação do evento e ainda diversifica as ações da empresa. Também é interessante utilizá-los para marcar um evento especial, como um aniversário da loja ou uma meta batida.
5. Crie programas de incentivo
As campanhas ou programas de incentivo ajudam a reforçar laços entre empresas e clientes. Elas estimulam as pessoas a continuar comprando, mas de uma maneira que seja mais atrativo para elas.
Um exemplo de programa incentivo simples é oferecer um item grátis a cada 5 ou 10 comprados, por exemplo, assim como descontos progressivos. As milhas áreas oferecidas pelas companhias de aviação são outro modelo de incentivo.
6. Ofereça amostras grátis
Pode não ter acontecido com você, mas certamente já ocorreu com alguém que você conheça: uma amostra grátis encantou e acabou virando uma compra. Por isso, sua loja não deve subestimar o poder desse método.
Distribuir alguns produtos gratuitamente é uma ótima maneira de atrair novos clientes. Você pode fazer isso nas primeiras compras de clientes em potencial e também fornecer amostras para consumidores já fidelizados, como um modo de fortalecer o relacionamento com ele.
7. Faça eventos promocionais
Esses eventos podem ser festas de lançamentos de produtos, assim como estandes em feiras e eventos no seu ramo de atuação. Caso a sua loja funcione exclusivamente no ambiente online ou em um modelo híbrido, as lives também podem ser empregadas aqui.
Como pudemos ver no artigo, o marketing promocional é um conjunto de estratégias que servem a diferentes momentos de acordo com o seu objetivo de negócio. Essas práticas também servem para turbinar as vendas em datas comemorativas e importantes, uma vez que ampliam o alcance da organização, principalmente com o uso das redes sociais.
Por falar em datas comemorativas, conheça o nosso infográfico exclusivo sobre como se preparar para elas!