Marketing digital para MEIs Marketing digital para MEIs

Marketing digital para MEIs: como começar do zero?

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Você sabe como funciona o marketing digital para MEIs? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem na hora de divulgar seus negócios. Atualmente, as estratégias que existem no mundo online tendem a ser mais interessantes e acessíveis.

Elas permitem enviar uma mensagem a um público muito específico. Ou seja, aquele que tem mais chances de fechar uma compra em seu estabelecimento sendo imprescindível que o MEI conheça e desenvolva estratégias de marketing digital.

Neste artigo, mostraremos como microempreendedor individual pode fazer isso apresentando as principais passos e onde aprender sobre o assunto. Acompanhe!

O que é o marketing digital?

Inicialmente, precisamos desmistificar o marketing digital. Trata-se de uma estratégia de divulgação e comunicação como qualquer outra. A grande diferença é o fato de ser executada em ambiente online. Assim, ele abre um leque imenso de oportunidades para o empreendedor.

Durante anos os meios de comunicação mais cobiçados como o rádio e a televisão foram loteados por grandes organizações. Alguns segundos de publicidade em um canal de televisão famoso pode custar uma verdadeira fortuna.

O marketing digital veio para democratizar esse mercado. Um MEI pode alcançar milhares de pessoas pagando alguns centavos por usuário que clicar em seu anúncio. Contudo, é importante conhecer as estratégias para conquistar essa eficiência.

Como funciona o marketing digital para MEIs?

A partir desse tópico, mostraremos como funciona o marketing digital para MEIs. Continue lendo e conheça mais sobre as estratégias. os passos para aplicar essas estretégia no seu negócio

1. Defina a sua persona

A definição da persona é uma das tarefas mais importantes do marketing digital. Se você não executar essa tarefa com sucesso, pode perder muito dinheiro em suas estratégias. Afinal, enviar uma mensagem para pessoas que não têm interesse no seu produto ou serviço não serve para nada.

Você precisará traçar um perfil fictício do seu cliente ideal. Assim, deve definir a idade, gênero, principais características, medos, desejos e anseios, sonhos, o que ele vê, ouve e sente.

O esse perfil do cliente ideal deve conter nome e foto para representar uma pessoa real. Ao conhecer bem sua persona, você conseguirá enviar sua publicidade para as pessoas corretas. Ou seja, aquelas que têm mais chances de comprar alguma coisa na sua empresa. Fazer isso evita “jogar dinheiro fora” e investirá em publicações que convertem em vendas e geram lucros para o seu negócio.

2. Adquira um domínio e uma hospedagem

No marketing digital, é muito importante você ter a sua própria estrutura de divulgação. Assim, é fundamental adquirir um domínio. Ele é o nome do seu site e pode ser escolhido durante a aquisição.

Para que o domínio funcione, é necessário possuir uma hospedagem. Esse serviço é que receberá todos os dados do seu site e apresentará aos seus consumidores. Nessa ferramenta, você pode criar conteúdo, vender produtos, capturar e-mails, entre outras estratégias.

Um detalhe importante é dar preferência por um domínio que tenha o nome do seu negócio. Isso facilita os clientes a encontrarem o seu site. Para trazer o tráfego para seu site você pode utilizar as redes sociais que, preferencialmente, também deve ter o nome da sua empresa.

Nesse caso é possível criar um anúncio mostrando uma pequena parte ou resumo de um conteúdo postado em seu portal. Assim, o usuário visualiza aquele anúncio, clica no link e é direcionado ao seu site.

O objetivo desse processo é muito simples. Primeiro, criar um relacionamento com um consumidor. Em segundo lugar, gerar valor para ele com conteúdos relevante e exclusivos. Por fim, abrir a oportunidade para fazer vendas.

3. Escolha uma plataforma

O primeiro passo é escolher uma plataforma. Existem muitas no mercado atualmente. Você deve selecionar aquela que está mais adequada à sua persona. Atualmente, as plataformas mais utilizadas são as redes sociais. Entre as mais comuns são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • YouTube.

Com elas, é possível criar perfis para divulgar o seu negócio além de gerar anúncios patrocinados para enviar para a sua persona. Nesse caso, você escolhe todas as características das pessoas que pretende atingir. Por exemplo: idade, gênero, cidade, preferências etc.

Além das plataformas de divulgação, você deve escolher outras ferramentas como sistema de envio de e-mails, criação de páginas, entre outros.

4. Defina metas e objetivos

Outro ponto importante é a definição de metas e objetivos. Antes de fazer isso é necessário definir cada um dos conceitos. Os objetivos são visões de longo prazo. Por exemplo, aumentar o seu faturamento em 30% em 12 meses.

Esse é o seu intuito. Para chegar até ele, é fundamental fracionar as suas ações em pequenas metas. Dessa forma, é mais fácil chegar até os pontos desejados. Ao quebrar objetivos em passos menores facilita a visualização dos objetivos e, consequentemente, a chegada até eles.

5. Monitore as métricas

Por fim, temos o monitoramento das métricas. Esse é um passo fundamental no marketing digital para MEIs. Analisar números e resultados auxilia ao empresário entender se a sua estratégia está correta ou não.

O ideal é que essa análise seja feita com frequência. Caso os processos não estejam alinhados, você deve fazer alterações rapidamente para gerar resultados positivos.

Além disso, é muito importante investir na sua estratégia de divulgação. Isso é fundamental para que suas ações de marketing proporcionem vendas.

Como aprender sobre o marketing digital?

Agora que você conhece esses passos é importante aprender cada um deles. Para tanto, existem vários canais que disponibilizam conhecimento sobre o marketing digital para MEIs. Alguns exemplos são:

  • Rock Content, uma empresa que atua em diversos aspectos do marketing digital. Tanto na geração de conteúdo para audiência, gestão de redes sociais e outras estratégias;
  • RD Station, uma startup que é focada em desenvolvimento de softwares. Entretanto, o foco dela é no crescimento de público para pequenos negócios;
  • Sebrae Alagoas, o serviço de apoio as micro e pequenas empresas que disponibiliza diversos cursos.

Ainda sobre a última instituição mencionada, existem diversos treinamentos que abrem matriculas periodicamente. Um exemplo é o curso sobre como utilizar o Facebook ADS para impulsionar suas vendas. Outro exemplo é o treinamento sobre como vender mais pelo Instagram.

Nesse caso, é importante ter em mente que muitos treinamentos têm datas de início e finalização de matrículas. Sendo assim, é importante ter cuidado para não perder esse prazo de inscrição.

Entretanto, você ainda tem chances de fazer outros cursos. O Sebrae Alagoas fornece diversas oportunidades para o empreendedor que deseja aprender sobre o assunto.

Agora que você já conhece o marketing digital para MEIs, é preciso colocar as estratégias em prática. É muito importante não ficar parado no tempo, afinal a medida que o tempo passa mais pessoas utilizam essas estratégias. Assim, é possível que seus concorrentes conquistem uma parcela do seu mercado antes.

Portanto, acesse a nossa página de cursos e comece a se desenvolver agora mesmo. Assim, você pode aprender sobre marketing digital e outros conceitos importantes para o crescimento do seu negócio. 

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