O marketing digital é um conjunto de estratégias utilizadas para reforçar a presença online de uma empresa. Desse modo, ela consegue divulgar o negócio, seus produtos, interagir com os clientes e, claro, vender produtos e serviços.
Contudo, as pessoas que ainda não exploram essas práticas podem ter dúvidas sobre como começar. Por isso, preparamos um post para mostrar as principais dicas para quem quiser praticar o marketing digital a partir de agora. Boa leitura!
1. Crie conteúdo relevante
A criação de um conteúdo é uma maneira de complementar as informações do site e atrair clientes para a sua loja. Alguns exemplos de material relevante são posts em blogs, vídeos e e-books, que são mais aprofundados e podem ser baixados pelo consumidor em potencial.
Para produzir conteúdo relevante, você precisa criar um material que tire dúvidas das pessoas e faça com que as pessoas possam, gradativamente, entender que a sua empresa é uma referência no setor.
Por isso, pesquise as dúvidas mais comuns envolvendo os produtos que você vende e produza conteúdo relevante em cima deles. Uma empresa que vende roupas importadas pode criar um artigo, ou vídeo, detalhando as equivalências entre os tamanhos de roupa de diferentes países, por exemplo.
2. Use o funil de vendas
O funil de vendas é o caminho que todo cliente atravessa, desde a descoberta da loja até a concretização de uma compra. Ele é composto por seis estágios, de acordo com cada nível do funil:
- no topo do funil, temos a descoberta e o interesse;
- no meio, temos consideração e interação;
- no fundo, avaliação e compra.
Cada estágio exige um tipo de conteúdo. No topo, temos os artigos de blog e vídeos, que despertam a curiosidade. No meio, e-books e cases de sucesso, que apresentam informações mais aprofundadas. No fundo, conteúdos que demonstrem o produto de forma prática e ajudem na decisão final de compra.
3. Esteja presente nas redes sociais
O “digital” em “marketing digital” não existe sem uma forte presença nas redes sociais. Afinal, elas servem para múltiplos propósitos, como:
- divulgar novos produtos;
- fazer enquetes;
- interagir diretamente com as pessoas;
- tirar dúvidas;
- divulgar seus vídeos, posts e outros conteúdos;
- investigar os concorrentes.
Essas são só algumas das muitas utilidades das redes sociais. O que é importante entender é que o marketing digital simplesmente não é viável sem elas. Por melhor que seja a sua estratégia e o seu time de comunicação, esse canal não pode ser negligenciado, já que um enorme contingente de pessoas as frequenta.
4. Domine as técnicas de SEO
Quer que a sua empresa seja descoberta por meio de pesquisas no Google? Então, você precisa utilizar técnicas de SEO, ou Search Engine Optimization, um conjunto de ações para melhorar a sua posição nos mecanismos de busca. Algumas táticas para isso são as seguintes:
- uso de palavras-chave de forma contínua nos textos, como “mouse gamer” ou algum outro produto;
- conteúdo de qualidade, que realmente tire dúvidas;
- snippets, que são parágrafos iniciais que já tiram a dúvida sobre determinados conceitos e melhoram a posição (inclusive, volte ao início desse texto para entender melhor como funciona);
- uso otimizado de imagens, como a aplicação de legendas;
- entre outras ações.
5. Conte com um site responsivo
Caso o seu objetivo seja vender na internet, você precisa oferecer um espaço adequado para as pessoas conhecerem os seus produtos e fechar negócios com a sua empresa. Isso inclui um site responsivo — e também um app que siga as mesmas características, se você quiser expandir as suas operações.
E o que é “responsivo”, no contexto digital? Quando falamos de um site que tenha essa característica, estamos nos referindo a páginas que ofereçam uma boa navegação nos diversos dispositivos que um cliente possa utilizar: computadores de mesa, notebooks, smartphones e tablets.
Por isso, é muito importante contar com profissionais de tecnologia da informação – TI que garantam essa responsividade. Um cliente que esteja entediado em um engarrafamento, por exemplo, pode fechar uma compra por meio do celular — desde que ele seja responsivo, isto é, tenha uma boa visualização em dispositivos móveis.
6. Invista em anúncios
É possível investir em anúncios pagos nas redes sociais, que têm espaços e recursos destinados para eles. Você consegue aumentar o alcance das suas publicações e propagandear produtos e serviços de maneira mais intensa.
Ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads são ótimas para esse fim, já que garantem um bom alcance dos anúncios e chegam a muitas pessoas.
Contudo, é importante não exagerar na quantidade mensal dessas publicações, já que as pessoas podem acabar se irritando ao sempre topar com um anúncio do seu negócio.
7. Promova os conteúdos
De que adianta produzir conteúdos caprichados, que realmente tenham potencial para vender, se eles não chegam até as pessoas? É preciso lembrar que a internet está cheia de empreendedores adotando o marketing digital, então não adianta criar conteúdo e esperar por bons resultados.
Assim, use técnicas como as newsletters, que fazem com que os conteúdos cheguem até as pessoas, por e-mail. É possível fazer uma compilação dos melhores do mês ou até enviar aqueles que tenham a ver com o estágio do funil no qual cada pessoa se encontre.
Nesse último caso, você pode pedir o e-mail toda vez que alguém baixar um dos seus e-books, por exemplo. Assim, quando você obtém essa forma de contato, será possível enviar mensagens personalizadas, de acordo com o interesse que a pessoa demonstrou. Investir em links patrocinados e participações nos blogs de parceiros também são alternativas interessantes.
8. Ofereça diversos canais de contato
Uma estratégia virtual eficiente depende da presença de vários canais de contato, como WhatsApp, e-mail, chat e redes sociais. Afinal, o marketing digital pressupõe que a empresa esteja aberta a práticas modernas: como garantir isso se a sua empresa só fornece um número de telefone, por exemplo?
Essa tática tem até nome definido: omnichannel. Nela, a empresa oferece vários pontos de contato para que o cliente escolha aquele que preferir. Contudo, ela também tem seus desafios: é preciso ter profissionais a postos em todos aqueles canais.
9. Monitore os resultados
Uma ferramenta gratuita como o Google Analytics é capaz de monitorar diversas informações do seu site de vendas, como:
- o número de visitas do seu site;
- conteúdos com o maior número de visitas;
- origem dos visitantes;
- compras e produtos mais vendidos;
- taxas de cadastro.
Com ele, será possível monitorar tudo isso e mensurar o sucesso das suas estratégias de marketing digital. Como você viu no artigo, mesmo os iniciantes nesse universo têm diversas possibilidades para explorar o ambiente online.
O marketing digital, assim como o uso de tecnologias de análise de dados, é o que garante que a sua empresa esteja antenada ao mercado e às demandas atuais. Independentemente do seu negócio, você poderá ter uma forte presença na internet — e lucrar com isso.
Agora que você entrou no mundo do marketing digital, baixe o nosso e-book e aprenda como usar as ferramentas do Google para impulsionar ainda mais os seus negócios.