Lições de marketing pessoal do BBB para os empreendedores

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O Big Brother Brasil não é apenas uma casa cheia de câmeras: é uma excelente oportunidade para que cada participante fortaleça sua marca pessoal. Do mesmo modo, empreendedores de todo o Brasil podem aprender com o programa e tirar algumas lições valiosas para o seu dia a dia.

Muito além do prêmio milionário, o programa serve como um meio de obter visibilidade, relacionamentos duradouros e sucesso financeiro contínuo. Neste artigo mostraremos os principais critérios que ajudam os participantes a desenvolver suas marcas pessoais. Boa leitura!

Relacionamentos

Os brothers formam relacionamentos dentro da casa, que podem até mesmo ser mantidos quando estiverem fora dela. Do mesmo modo, o comportamento no programa sinaliza a outras empresas que vale a pena investir em um relacionamento comercial duradouro com alguns dos participantes.

Alguns exemplos são Grazi Massafera, que se tornou uma atriz nas novelas da Globo, e Ana Clara, que hoje é apresentadora do mesmo grupo. Ao cativar a audiência, elas se abriram para excelentes oportunidades comerciais.

Essa lição de forjar relacionamentos duradouros vale para todo empreendedor brasileiro: ao buscar laços com parceiros e fornecedores de qualidade, o seu empreendimento cresce junto — e você ainda aprende muita coisa com outros empreendedores de sucesso.

Autenticidade

Embora todos os participantes estejam cientes de que estão sendo filmados 24 horas por dia, nem todo mundo consegue “manter um personagem” durante esse tempo todo. Por isso, o BBB também é uma forma de integrantes da casa mostrarem sua autenticidade para o público.

Quando uma pessoa que assiste o programa confere como aquelas pessoas se portam em um dia comum, ela desenvolve uma conexão com seus brothers preferidos. Isso é ainda mais interessante quando consideramos que alguns dos seus participantes já eram famosos antes de o reality show começar.

Participantes inesquecíveis, como Gil do Vigor, conquistaram o público justamente pela autenticidade que demonstravam no dia a dia.

Participação em dinâmicas e interações

Algumas das dinâmicas de eliminação do programa são verdadeiros testes de resistência, que exigem sangue frio dos participantes. Um mero deslize (um palavrão ou uma ação mal-educada dirigida a outro participante, por exemplo) pode acabar enterrando toda a marca pessoal que foi construída até ali.

Do mesmo modo, as festas são boas oportunidades de interação — mas que podem acabar gerando as famosas “tretas” que mancham a reputação do participante. Na edição de 2024, ocorre o chamado “Sincerão”, uma dinâmica na qual as respostas devem ser as mais verdadeiras possíveis.

Essas dinâmicas são implementadas para desafiar os participantes e tirá-los da zona de conforto. Aí, será preciso muito autocontrole para que o trabalho de marca realizado até ali se mantenha consistente.

Para manter uma marca pessoal forte, é preciso ter consistência em todas as ações. Isso vale tanto para o comportamento dentro da casa quanto para as ações de marketing e comunicação. É por isso que alguns brothers contratam agências profissionais, como veremos adiante no texto.

Gestão de redes sociais

Muitos participantes escolhem profissionais e amigos para tocarem suas redes sociais enquanto eles estão no programa. Nesse caso, temos um exemplo criativo de construção de marca, mesmo que o trabalho seja desempenhado por outras pessoas.

A empresa Mynd, especializada em comunicação, costuma ser contratada pelos brothers para gerir as redes sociais dos participantes.

Isso é feito por meio do trabalho incansável de produtores de conteúdo, separados por diferentes redes sociais. Além de terem conversas prévias com os participantes, eles fazem cortes de trechos do programa e organizam um cronograma de postagens para melhorar o engajamento.

Para empreendedores, a gestão de redes sociais é essencial: caso você não esteja nelas, fica muito difícil para as pessoas encontrarem seu negócio. Utilize as mídias de acordo com o tom de comunicação geral da sua empresa, seja ele bem-humorado ou mais sóbrio.

Participação em eventos

O BBB frequentemente promove eventos para entreter os participantes e o público, como shows de figuras famosas da música brasileira, como Ludmilla e Leo Santana. Isso traz mais audiência para o reality, já que fãs desses artistas acabam sintonizando na Globo para conferir a apresentação.

Dessa forma, essas ocasiões também são importantes para que os participantes se valorizem — ou percam pontos junto ao público, de acordo com o comportamento. Para o empreendedor brasileiro, a lógica é a mesma: participe de eventos do seu setor, exponha seus produtos e capriche no networking.

Gestão de imagem

A gestão da própria imagem é crucial para os participantes do BBB. Os participantes devem ser coerentes com a trajetória de vida que construíram até ali. Quer um exemplo disso? Karol Conká, que participou do BBB21.

A cantora fez a sua carreira compondo letras sobre a luta contra a discriminação social e o empoderamento feminino. Contudo, diante das câmeras do BBB, foi constantemente desrespeitosa com um participante negro e com outras mulheres.

Nesse caso, temos um exemplo malsucedido de gestão de imagem, embora Conká venha lutando contra a má impressão que deixou durante o programa. Do outro lado, Gil do Vigor mostrou total coerência com o estilo bem-humorado que já o caracterizava antes do reality. Isso serviu até mesmo para turbinar a sua carreira como economista — grandes empresas, como a Natura, passaram a consultá-lo sobre o tema.

Outro exemplo foi o do cantor Fiuk, que fez aula de “cultura” social para aprender a respeitar e lidar com minorias e mulheres. Desse modo, ele constrói a sua marca ao agregar valores que são bem-vistos por boa parte do público atual.

Esses episódios fornecem lições importantes para empreendedores: a coerência profissional e a capacidade de respeitar as diferenças são muito valorizadas. Não à toa, as empresas estão buscando implementar ações de inclusão e diversidade.

Visibilidade

A possibilidade de ser notado por um grande público, independentemente do nível de fama que alguns já tinham antes, fez com que muitas pessoas desejassem participar do programa não apenas para conquistar o prêmio milionário, mas para conquistar uma visibilidade duradoura.

Pense no fenômeno Juliette, por exemplo, até então uma advogada conhecida apenas na sua cidade. Com o prêmio e a visibilidade conquistadas na edição 21, ela se tornou também uma cantora de sucesso, com milhões de seguidores que a acompanham avidamente nas redes sociais

A visibilidade é, inclusive, imprescindível para empreendedores comuns. Seguindo os exemplos acima, os empresários brasileiros podem buscar diversas formas de se destacar, como:

  • explorar as redes sociais;
  • construir uma identidade visual que seja facilmente reconhecível;
  • formar parcerias estratégicas;
  • participar de iniciativas sociais;
  • utilizar técnicas de SEO e otimizar a produção de conteúdo.

Exemplos de sucesso da edição atual

Pode até ser que muitos deles não entrem no programa por esse motivo, mas é inegável que a exposição ajuda no sucesso profissional: no BBB de 2024, por exemplo, Wanessa Camargo, MC Bin Laden e Rodriguinho tiveram um aumento expressivo de streams (músicas tocadas no Spotify).

No entanto, um dos participantes mais queridos da edição atual é Davi Brito, que trabalhava como motorista de aplicativo e não desfruta da mesma fama dos outros exemplos. Ele vem conquistando o público pelo comportamento autêntico e pela humildade, características que moldam a sua marca pessoal.

Como você viu no artigo, o BBB é, simultaneamente, uma oportunidade de fortalecer a marca pessoal e um teste de fogo para os participantes. Além disso, o modo com que os participantes se portam no programa ensina diversas lições para empreendedores, como a importância da gestão da imagem, da busca por visibilidade e o respeito às diferenças.

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