A identidade do negócio é o conjunto de elementos que compõem a personalidade e a reputação da sua empresa. Ela representa o seu negócio para o resto do mundo e é extremamente importante no momento de construir relacionamento com os clientes.
Neste artigo, vamos explicar o conceito e apresentar dicas práticas para que você possa fortalecer o nome da sua empresa no mercado.
A importância da identidade do negócio
Ter uma identidade é fundamental para manter o foco, o compromisso e o sucesso dos negócios. Ao estabelecer uma identidade única, os empresários podem se destacar no mercado e atender às necessidades específicas do seu público-alvo.
Ela pode incluir elementos visuais, como logotipos, cores e layouts; conceituais, incluindo missão, valores e filosofia da marca; e práticas que contribuem para a experiência dos consumidores, principalmente por meio da qualidade do serviço prestado.
3 dicas para valorizar sua marca no mercado
O fortalecimento da sua marca pode ser feito por meio de diferentes tipos de ações, como as que listamos abaixo:
1 Utilize o storytelling a seu favor
O storytelling é usado como estratégia para conectar o seu negócio com as pessoas, mostrando não apenas a marca, mas também a história por trás dela. Muitas empresas usam produções visuais impactantes e personagens cativantes para transmitir sua mensagem.
Além disso, existem diferentes formas de contar essas histórias: vídeos, artigos curtos ou longos, pequenos textos publicados em redes sociais e blogs específicos — todos podem ser muito úteis para estabelecer uma identidade comercial forte.
2 Explore os sentidos dos clientes
Para realmente capturar a atenção e o interesse dos clientes, é preciso ir além da apresentação básica. O ideal é criar uma experiência única que se conecte com seu público-alvo em um nível mais profundo — envolvendo todos os seus sentidos. Isso inclui o uso de design, som e fontes diferentes para transmitir uma mensagem mais completa que permita que as pessoas explorem a marca de maneira significativa.
Se a sua empresa é do setor alimentício ou de cosméticos, por exemplo, o olfato e o paladar são sentidos muito potentes a serem explorados. Em geral, esses são os sentidos que causam maior impacto e memória afetiva nas pessoas. Use isso a seu favor.
3 Defina um tom de voz e seja consistente
O tom de voz é a forma como a sua marca se relaciona com seu público. Não existe um tom certo ou errado, mas sim o mais adequado às características e exigências de cada persona. O tom pode ser informativo, divertido, sofisticado, formal, entre outros. O importante é escolher um e ser consistente.
A valorização da identidade é essencial para o sucesso de um negócio. Empresas como Starbucks, Havaianas, Tamo Junto e Açaí Concept, com marcas amplamente estabelecidas, contam com uma clientela fiel e constante. Elas podem parecer muito grandes e distantes, mas todas começaram do zero e trabalharam o fortalecimento de marca para chegar ao patamar atual.
Sendo assim, comece hoje mesmo a pensar no fortalecimento da identidade do seu negócio. Aproveite as dicas deste post e desenhe um futuro de muito sucesso para sua empresa.
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Muito bom o conteúdo. Já uso algumas idéias listadas e as que não uso, passarei a usar!