10 erros comuns ao posicionar a sua marca no mercado

6 minutos para ler

Posicionar sua marca no mercado exige estudo, pois a imagem da sua empresa estará em jogo. Contar com boa reputação junto ao público favorece o seu negócio, por isso é essencial se atentar a como a sua empresa interage no universo empreendedor.

Apesar de parecer uma tarefa simples, muitos erros são cometidos durante o posicionamento de marcas. Seja no diálogo com o público, ou durante a fase de seu planejamento.

E para evitá-los, nada melhor do que conhecê-los ao máximo. Confira no artigo a seguir os 10 principais erros que acontecem ao posicionar uma marca no mercado!

1. Complicar o diálogo com seu público

Um erro comum ao posicionar sua marca no mercado é a complexidade que a sua mensagem passa para o seu público. O seu objetivo deve ser tornar a empresa amigável aos olhos e ouvidos do cliente. Para isso, a simplicidade é o mais indicado.

Por isso, não existe necessidade de explicar, de forma aprofundada, como o seu produto funciona. Os aspectos técnicos podem ser abordados em um momento futuro, quando o comprador estiver conversando com um dos vendedores, por exemplo.

2. Não conhecer quem é o seu público

O diálogo complicado atrapalha, e isso pode ser ainda pior quando não sabemos com quem estamos falando. O conceito de persona pode ajudar. Esse conceito “cria” o perfil do cliente para quem queremos vender, baseado em dados reais, o nosso cliente ideal em quem devemos focar nossa atenção.

Quando conseguimos identificar quem são os nossos verdadeiros clientes, as nossas vendas ficam mais fáceis de serem feitas. O nosso tom de voz, identidade visual, entre outras questões, são influenciados por quem é o nosso público-alvo.

3. Focar nas necessidades erradas

O seu cliente precisa do seu serviço porque ele tem alguma dor para resolver. Porém, nem sempre os empreendedores conseguem identificar quais são os problemas reais, focando seus esforços em soluções que são desnecessárias.

Por isso, é muito importante fazer pesquisas para entender quais são as necessidades do seu cliente. Se ele precisa de capinha para celular, por exemplo, não adianta nada oferecer um cabo USB para ele, por estar totalmente fora do interesse. Assim, você não consegue dialogar e posiciona a sua marca errado.

4. Ser repetitivo

Muitas marcas, ao se posicionarem, acabam repetindo a mesma mensagem continuamente em diferentes canais, replicando o mesmo comunicado constantemente. Seja na internet ou fora dela, independente do produto, o anúncio é sempre o mesmo, não tendo uma personalização diferente para atrair a atenção do cliente.

As mensagens são enviadas aos montes para todos os clientes, elas precisam conter alguma dose de identidade única. Por isso, adicione o nome dos clientes quando enviar algo específico por mensagem de texto ou e-mail, por exemplo, além de fazer uso de imagens em campanhas realizadas fora da internet.

5. Ignorar a opinião do seu público

Um erro muito comum no posicionamento de marcas é ignorar a opinião dos clientes no processo de sua construção. Assim que algo novo é lançado, quem usa o produto ou o serviço acaba dando o seu feedback, porém muitas vezes, as empresas não se atentam a isso e perder informações valiosas.

Ignorar a posição do seu público em relação a algo é um dos maiores erros a serem evitados no empreendedorismo. Isso porque são eles que fazem o seu negócio existir, assim, se algo não está bom para eles, chegou o momento de implementar mudanças.

6. Não se posicionar de maneira ativa

Quem não é ativo dentro do mercado, não é notado nem pelos próprios clientes. Marcas que não são vistas acabam caindo no esquecimento e em muitos casos as pessoas até mesmo acham que ela não existe mais, apenas pela falta de frequência com que aparecem.

Ou seja, a sua falta de posicionamento vai acabar fazendo com que o público entenda que a sua posição é não se divulgar. Deixar os clientes criarem essa imagem de desleixo não é interessante para nenhuma estratégia de marketing.

7. Ignorar as redes sociais da empresa

Outro erro comum ao posicionar sua marca no mercado é ignorar o poder das redes sociais no cenário atual. As plataformas de mídia social contam com muitos dos seus clientes integrados, e por isso, devem ser utilizadas por todas as empresas que desejam se destacar.

Contar com formas fáceis de interagir com seus clientes é uma boa maneira de garantir uma comunicação mais efetiva. Porém, muito cuidado para não confundir suas redes profissionais com pessoais: não transforme, por exemplo, a conta da sua empresa em palanque político, ou acabe deixando o perfil abandonado. É preciso ter equilíbrio.

8. Fazer a mesma postagem em todos os canais

Como dissemos, estar presente nas redes sociais é muito importante, porém, é necessário saber como se portar em cada um a delas. O mesmo post não vai funcionar no Instagram e no Twitter, afinal, o foco das redes não é o mesmo, e nem a forma de se comunicar nelas.

Um post no Instagram é mais visual, enquanto no Twitter um texto curto pode ser mais interessante, por exemplo. É preciso produzir conteúdo voltado para cada uma das redes sociais, para reforçar seu comprometimento com o público.

9. Precisar de outras marcas para explicar o seu negócio

Uma empresa genérica não consegue se destacar no mercado por copiar o que uma marca de outro segmento faz. Por isso, é muito comum nos depararmos com o “Netflix de tal coisa” quando vamos buscar saber mais sobre o serviço de determinadas marcas.

Isso pode até ser algo interessante para algumas comunicações específicas por atrair atenção, mas nem sempre essa é positiva. Depois, a “marca” acaba sendo vista apenas como uma cópia, o que pode até mesmo gerar processo judicial. Por isso, no posicionamento de marca, é interessante mostrar que a sua empresa é única, e que conta com serviços específicos que não apenas copiam concorrentes.

10. Não cuidar da sua identidade visual

Outro erro comum ao posicionar sua marca é não tomar cuidado especial com a sua identidade visual. Pode não parecer importante em um primeiro momento, porém, se você pretende se consolidar no mercado, esse ponto é essencial.

Não é sem motivo que a Coca-Cola investe em um tom de vermelho, caligrafia e formato de garrafa próprios, assim todos sabem que se trata deles. A identidade da marca é muito importante para causar familiaridade e convencer as pessoas a apostarem nos seus produtos.

Por isso, o mais indicado, mesmo que o seu estabelecimento ainda esteja iniciando, é investir na sua formação de imagem. Para isso, contrate um profissional para te ajudar, além de usar a mesma paleta de cores no seu negócio.

Gostrou das nossas dicas? Aproveite e baixe o nosso e-book sobre planejamento de marketing para trabalhar a identidade do seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário