Desenvolver estratégias para uma comunicação personalizada deve estar entre as prioridades dos empreendedores. Afinal, conectar-se com seu público tem se tornado, cada dia mais, o melhor caminho para se destacar no mercado. E essa é uma maneira eficaz de fazer isso.
Ou seja, em um contexto de competitividade como o atual, aplicar medidas para entender e resolver as demandas dos clientes possibilita que sua proposta ganhe visibilidade, aumentando seus resultados. Nada mal, hein?
Só isso já faz valer a pena o investimento, certo? Mas tem muito mais. Descubra outras vantagens e 4 formas de implementar na prática a comunicação personalizada a seguir!
Fazer uma comunicação personalizada é cada dia mais relevante
A comunicação personalizada envolve direcionar o conteúdo e forma de abordagem ao perfil do cliente com quem a marca deseja se conectar. Vamos a um exemplo? Um e-mail com o nome do destinatário no assunto e na saudação, que trata de um tema relevante para esse consumidor em uma linguagem adequada a ele é mais chamativo que um e-mail genérico.
Cabe destacar que não adianta chamar a pessoa pelo nome, se vai oferecer algo que não está de acordo com suas necessidades e desejos. Isso significa que adotar a comunicação personalizada começa por entender profundamente o público-alvo para conhecer seus interesses.
Achou complexo? Pois saiba que, vale a pena — e muito — investir nessa estratégia. Pense só: ao desenvolver proximidade com o público fica mais fácil descobrir formas efetivas de atrair e converter novos compradores, não é mesmo?
Reter, fidelizar, aumentar as vendas. Essas são algumas vantagens promovidas por esse modelo de comunicação. De igual maneira, a personalização da comunicação apoia a aproximação da marca com o cliente e ajuda a equipe a descobrir quais melhorias podem ser realizadas na experiência do cliente. Como efeito das ações, os custos diminuem. Logo, os ganhos são ampliados, posicionado a estratégia no topo da lista de atividades que agradam o público.
4 formas de colocar a comunicação personalizada em prática
Se a relevância da comunicação personalizada está clara, o próximo passo é entender como colocar essa estratégia em prática. Veja 4 formas!
1. Faça newsletters para cada perfil de cliente
Conhecer o cliente significa entender quais características são comuns aos compradores do seu produto ou serviço. Portanto, tal mapeamento é uma etapa básica do planejamento de qualquer negócio, servindo para guiar a adequação da proposta de valor, o marketing, o comercial, etc.
Mas vale perceber que nem sempre há um único perfil de consumo. Além disso, delimitar as diferenças é útil para a comunicação personalizada. As newsletters são um bom exemplo de como usar essa segmentação a seu favor. Pois, cada grupo deve receber um conjunto diferente de conteúdos, alinhado aos seus interesses.
Uma empresa de games, que tem itens de fantasia e itens esportivos, precisa estar ciente de quem consome uma linha de produto ou outra. Com isso em mente, seus lançamentos podem ser direcionados de acordo com cada perfil de interesse, aumentando as chances de vender.
2. Crie fluxos de nutrição por e-mails
O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem muito a ganhar com a comunicação personalizada. A começar por sua construção, que deve se basear no direcionamento ao perfil do público para definir assuntos e linguagens.
Ainda, a aplicação de fluxos de nutrição por e-mail — em que as informações são enviadas para educar o potencial cliente, fazendo-o evoluir na jornada de compra — possibilita usar a segmentação de perfil, indicando aspectos relevantes para cada agrupamento de leads.
3. Use chatbots para responder mensagens
Buscar informação, orientação e atendimento, tanto nas redes sociais quanto nos aplicativos de mensagens instantâneas, já faz parte do dia a dia dos consumidores. Muitas empresas têm aproveitado a evolução das Inteligências Artificiais para automatizar e otimizar suas interações.
Nesse caso, chatbots conversam com os clientes para ajudá-los, oferecendo uma comunicação personalizada a partir da identificação da pessoa pelo seu e-mail, CPF, telefone ou código de cadastro, acessando nas bases de dados todas as informações sobre ela.
Ainda que haja limites, uma vez que nem sempre respondem ao que está sendo perguntado, essas ferramentas facilitam, até mesmo, o momento em que os contatos são passados para atendentes humanos. Isso possibilita que visualizem os pontos principais da demanda rapidamente, por exemplo, aumentando a assertividade nas interações.
4. Entre em contato apenas com ofertas adequadas
O envio de e-mails e mensagens pelo celular, nas redes sociais ou em aplicativos com ofertas fazem parte das estratégias comerciais de diversos negócios. Porém, um erro comum é serem genéricas.
Na contramão disso, a comunicação personalizada propõe que esses contatos somente apresentem soluções que realmente interessem ao público.
Um bom exemplo ocorre quando um cliente procura no seu e-commerce por determinado item, mas não compra. Nesse caso, vale encaminhar descontos ou avisar de promoções para esses produtos. Cabe também apresentar opções semelhantes. Já, se ele levou o que pesquisou, é viável indicar complementos.
A personalização também envolve a escolha do canal
Não dá para negar que o digital domina a comunicação personalizada. Entretanto, a escolha do canal pode ser um acerto ou um erro, mesmo se tratando do mundo virtual. Essa decisão tem a ver com os perfis de consumo e é parte da personalização.
A lógica por trás disso é simples: uma das características comportamentais para segmentar o público é a maneira como consomem conteúdo e onde buscam informação. Logo, o meio para contato necessita estar alinhado a esse aspecto, viu?
Dessa forma, estabelecer o canal correto faz toda a diferença nas chances de converter ou não essa estratégia em resultados. Assim, o mapeamento feito para conhecer quem são os potenciais consumidores deve abrangera escolha dos canais de comunicação.
Quer outra dica? A linguagem precisa ser adaptada ao destinatário e a cada canal. Afinal, a tendência é que eles atendam nichos diferentes e que tenham suas próprias construções sobre como interagir.
Por exemplo, emojis são amplamente aceitos nas redes sociais ou em conversas informais em tempo real, mas devem ser usados com moderação em e-mails. Por um lado, podem estar presentes naqueles enviados para compor um fluxo de nutrição. Todavia, não cabem ao apresentar uma proposta comercial pensada para fechar a negociação de grande porte.
A comunicação personalizada é a base para construir relacionamentos longos e fortes com o público. Isso porque entrega valor aos clientes em cada contato, já que procura tratar sobre assuntos de interesse do cliente e de forma adequada às suas características e necessidades.
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