Embora, para muitas pessoas, o Dia das Mães seja uma data muito significativa no sentido emocional, não há como negar que, para o comércio, a celebração que acontece sempre no segundo domingo de maio é uma das melhores oportunidades para a potencialização das vendas. Inclusive, os números não mentem.
Em um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), baseada no Índice Cielo do Varejo (ICVA), os dados revelam que as vendas no Dia das Mães aumentaram em 28,6% nos shoppings de todo o país em 2022, na comparação com o ano anterior. Nos e-commerces, por sua vez, o crescimento foi equivalente a 18%.
Sim, a data comemorativa movimenta significativamente os negócios, porém saem na frente aqueles que reconhecem a relevância de implementar boas estratégias para elevar o número de vendas. Levando a importância de adotar práticas inteligentes na área comercial, neste post, vamos abordar o tema e, claro, elencar medidas interessantes às quais recorrer no período comemorativo. Boa leitura!
Quais são as melhores estratégias para potencializar as vendas no Dia das Mães?
Inicialmente, é preciso pontuar que toda estratégia a ser traçada começa pelo planejamento. Nesse caso, considerando a data comemorativa, é recomendável iniciar respondendo a alguns questionamentos, como:
- Quais mercadorias têm mais a ver com o período de celebração e podem entrar em promoção?
- Como será conduzida a divulgação dos produtos e preços promocionais?
- Há algo que deve ser produzido com antecedência especialmente para a campanha de Dia das Mães? Se sim, o quê?
A seguir, elencamos algumas dicas-chave que vão ajudá-lo a modificar a sua mentalidade e, consequentemente, a traçar estratégias que o auxiliarão a elevar o número de vendas no Dia das Mães. Veja!
1. Dê asas à criatividade
Uma medida indispensável da etapa de planejamento é buscar fugir do “mais do mesmo”; do lugar-comum. Não é bacana, por exemplo, elaborar campanhas voltadas ao aumento das vendas no Dia das Mães se limitando a estereótipos que sejam relacionados com a mulher e com a maternidade.
Por exemplo: em vez focar a ideia da supermulher, que consegue conciliar inúmeras tarefas no dia a dia e que abre mão de si mesma pelos filhos e/ou pela família, que tal apostar em um retrato mais atual e realista da maternidade, que dê espaço para a voz das suas clientes? Ou dar voz a sua equipe de trabalho trazendo as mães da sua equipe para serem as protagonistas da sua campanha?
2. Invista em um atendimento personalizado e otimizado
Mais uma excelente pedida envolve o investimento em um atendimento de excelência, personalizado e otimizado. Para tanto, inicialmente, é imperativo conhecer a fundo o público-alvo do seu negócio, segmentando-o e compreendendo as suas personas. Não sabe como fazer isso, na prática?
Simples: avalie se as mercadorias da sua empresa suprem as necessidades e atendem às preferências e aos desejos das mães e, naturalmente, dos filhos que buscam opções diversificadas para presenteá-las nessa data comemorativa. Além disso, prepare a sua equipe de atendimento e/ou o seu time comercial para atuar com empatia e eficiência, sanando quaisquer dúvidas que surgirem e resolvendo eventuais problemas que possam aparecer com agilidade.
Outra iniciativa interessante é disponibilizar canais de atendimento que ofereçam mais proximidade e pessoalidade aos consumidores. De acordo com uma pesquisa da AlliN, por exemplo, em 2022, o meio mais utilizado pelo público foi o WhatsApp, seguido pelo chat do e-commerce e, por fim, pelo e-mail.
3. Decore o seu estabelecimento
Tenha em mente que os seus concorrentes também disputarão o seu público-alvo, portanto, a atenção aos detalhes pode fazer toda a diferença — a exemplo da decoração do seu negócio. Crie um ambiente verdadeiramente atrativo, decore a sua loja especialmente para a data e use de toda a sua sensibilidade para elaborar a vitrine do espaço.
A propósito, caso você não tenha tanta habilidade nesse último quesito, vale a pena contratar um profissional especializado em vitrinismo para garantir o sucesso na atração de potenciais compradores, viu?! No mesmo contexto, também é essencial pensar de forma cuidadosa na distribuição das mercadorias pela loja, na temperatura, na música ambiente e na iluminação.
O seu objetivo é assegurar que as pessoas que entram no estabelecimento se sintam confortáveis. Como resultado, a tendência é de que elas permaneçam no local por mais tempo e se sintam inclinadas a comprar na sua loja, o que contribuirá para o aumento das vendas no Dia das Mães.
4. Aproveite as Redes Sociais
Caso o seu negócio ainda não tenha perfis nas redes sociais – como Instagram, TikTok e Facebook – é hora de criá-los. Assim, você pode usar as mídias para divulgar a sua marca e as promoções oferecidas especialmente para o Dia das Mães e para convidar as pessoas para o seu estabelecimento, além de se conectar com clientes.
Como mensurar os resultados obtidos para propor eventuais melhorias nas estratégias implementadas?
Avaliar os resultados das estratégias traçadas e colocadas em ação é imprescindível não só para verificar o ROI (Retorno Sobre o Investimento), mas também para pensar em possíveis melhorias a serem feitas para potencializar as vendas no Dia das Mães do ano seguinte. Para tanto, é superimportante:
- acompanhar o total de vendas fechadas — representa um dos indicadores mais diretos, podendo abranger também o volume de vendas de mercadorias específicas e/ou de categorias de itens para viabilizar a comparação dos números antes e depois da implementação das estratégias comerciais;
- checar a taxa de conversão — requer a mensuração do número de clientes que entraram na sua loja e, de fato, realizaram uma compra, considerando que uma taxa de conversão mais elevada, normalmente, indica que as medidas colocadas em prática estão funcionando bem;
- verificar o ticket médio — demanda o acompanhamento do valor médio que os compradores gastam no seu negócio em cada compra feita, levando em conta que, caso os clientes estejam gastando mais do que antes, as estratégias adotadas têm sido bem-sucedidas, estimulando-os a comprar mais.
Como vimos, a partir da implementação de estratégias simples — que podem, inclusive, ser regularmente mensuradas para avaliar o quão bem-sucedidas têm sido —, torna-se viável aumentar o número de vendas no Dia das Mães. Como resultado, você não só potencializa o seu faturamento nessa data comemorativa, mas, a depender das práticas adotadas e do quão satisfeitos os consumidores ficarão, também será possível fidelizar o seu público-alvo.
Agora, aproveitando o gancho, confira o nosso conteúdo especial que ensina a planejar estratégias para o seu calendário anual de datas comemorativas e veja seus resultados subirem de patamar!