Os preparativos para o Natal marcam, para empreendedores, o início da data comemorativa mais importante do ano. Para não se afundar em trabalho de última hora, é necessário planejar as suas ações desde já.
Para MEIs, isso é ainda mais importante, já que muitas dessas pessoas trabalham sozinhas e precisam cuidar de todas essas etapas. Por isso, preparamos algumas dicas para que você consiga colocar em prática as suas estratégicas de maneira progressiva, sem toda aquela correria de dezembro. Boa leitura!
1. Analise períodos anteriores
Você deve analisar os dados do mesmo período no ano anterior para conseguir traçar alguns padrões. Quais foram os produtos mais vendidos? Qual é o perfil predominante entre as pessoas que os compraram? Qual foi o valor médio das vendas?
Com esses dados em mãos, será bem mais fácil se preparar para este ano. Uma boa ideia é utilizar o produto que foi o campeão de vendas no período anterior e já começar as suas divulgações natalinas por ele. Assim, você consegue sentir se a aceitação desse ano será a mesma.
Caso você não tenha os dados do Natal passado ou a sua loja ainda seja muito recente, você também poderá analisar os produtos mais vendidos ao longo da vida do empreendimento. Faça postagens no Instagram, por exemplo, perguntando o porquê de as pessoas gostarem tanto das mercadorias mais vendidas.
Com base nas respostas, será possível turbinar as suas estratégias para esse ano. Se você tem um e-commerce, o Google Analytics é uma ferramenta acessível para qualquer profissional, até porque é gratuita. Por meio dela, será possível monitorar as visitas do site, a região dos acessos e os horários de pico para fazer postagens, por exemplo. É possível encontrar diversos tutoriais no YouTube para dominar a ferramenta.
2. Programe as compras
Como a sua preparação começa antes, você terá a oportunidade de negociar preços e condições melhores com os fornecedores. Afinal, caso você deixe para comprar tudo na última hora, corre o risco de que seus parceiros tenham poucas unidades no estoque ou que exijam valores mais altos para cumprir a demanda.
Além disso, adiantar a sua demanda é uma boa maneira de não ter que lidar com atrasos de última hora, que podem gerar uma avalanche de clientes indignados com a demora para a entrega.
Por isso, programe as compras, sempre considerando o prazo para que elas possam chegar e você consiga organizar o estoque. Também é preciso ter em mente que esse trabalho não é simples: é preciso catalogar as quantidades de mercadorias e ainda conseguir um lugar adequado para que elas fiquem, sem deteriorar.
3. Cuide do estoque
Do mesmo modo que você tem que se preocupar com o fornecimento, também precisa tomar conta do próprio estoque. Imagine o constrangimento de ficar meses divulgando um determinado produto e ele sumir das prateleiras, sem perspectiva de reposição?
Esse é o tipo de gafe que pode causar danos à reputação do negócio. A sua empresa pode ficar conhecida como “aquela loja que promete muito e não tem o produto depois”. Por isso, só divulgue o que realmente tem para vender!
Uma maneira de controlar o estoque com eficiência é contar com um sistema de gestão integrado, também conhecido como ERP, sigla de Enterprise Resource Planning. Ele não só centraliza as informações de produtos, como ainda tem módulos específicos de vendas para você controlar suas transações e lucros.
4. Pense nas promoções
Podemos dizer que o Natal é uma época na qual as pessoas são obrigadas a comprar. Sim, obrigadas: afinal, ninguém quer deixar os familiares sem ao menos alguma lembrancinha em uma das datas mais celebradas por ano.
Assim, essas pessoas serão bombardeadas com estímulos vindo de todos os lugares. Na internet, na televisão, na rua… em qualquer lugar, será possível encontrar opções de presentes de Natal. Isso torna mais difícil para qualquer empresa se destacar, uma vez que a concorrência estará ainda mais acirrada.
Uma maneira de chamar a atenção das pessoas é justamente oferecer as melhores condições para adquirir produtos. Realize promoções que realmente façam a diferença no bolso das pessoas, mas sem deixar de lado a sua lucratividade.
5. Prepare a precificação
Depois do que apresentamos no tópico anterior, a precificação é o próximo passo lógico na estratégia. Verifique os dados relacionados à lucratividade ao longo do ano para entender como precificar sem afugentar o cliente, mas mantendo a sua margem de lucro.
Promova preços especiais para condições do tipo “pague 3 e leve 2”, focando em presentes que sirvam para toda a família. Para complementar essa estratégia, ofereça diversas modalidades de pagamento: assim, as pessoas não deixarão de levar mais de um produto pela impossibilidade de fechar a compra.
6. Divulgue na internet
Não tem segredo: se você quer colher bons resultados no Natal, você precisa divulgar sua empresa na internet. Lembre-se de que é muito fácil para o consumidor comprar produtos, principalmente na data mais celebrada no ano. Por isso, você tem que chamar a atenção para a sua loja.
Como o Natal atrai muita gente para as lojas físicas, causando transtornos e estresse nas calçadas com o excesso de pessoas, muitos consumidores preferem comprar seus produtos pela internet e evitar a bagunça.
Assim, há um grande mercado a ser explorado. Assim, será preciso caprichar nas redes sociais, divulgando os produtos, os diferenciais e as boas condições de compra. Use o Instagram, por exemplo, para apresentar fotos, com os stories sendo uma opção de vídeos curtos.
Caso você tenha algumas economias, vale a pena pensar em campanhas pagas nas redes sociais, como no Facebook e Instagram, ou pela parceria com influenciadores digitais que atuem em plataformas como YouTube e Twitter.
Isso traz maior engajamento para a sua marca, já que muitas pessoas ficarão curiosas para conhecer suas mercadorias. Você pode até tentar acordos com esses influencers, como oferecer uma porcentagem das vendas ou itens da própria loja.
Como vimos no artigo, a hora de pensar nos preparativos para o Natal é agora. Caso você deixe tudo para mais tarde, corre o risco de lidar com fornecedores atarefados e praticando preços mais altos, dificuldade de lidar com o estoque e a logística e programar estratégias. Por isso, siga essas dicas para não errar em seu planejamento.
Caso você tenha gostado do artigo, aproveite a visita para baixar o nosso e-book sobre estratégias de marketing que vendem!