Segundo o Estudo Digital Global 2022, a internet é usada por quase 5 bilhões de pessoas em todo o mundo, o que representa 62,5% da população mundial. E quando falamos mais especificamente de usuários ativos nas redes sociais, apesar de esse número cair para 58,4%, ainda é bastante expressivo.
Você sabe que as redes sociais fazem parte da vida das pessoas, não é mesmo? Por isso, é essencial que as empresas tenham estratégias bem elaboradas para comercializar seus produtos nessas plataformas e manter sua competitividade.
Continue a leitura para conhecer dicas de como vender através desses canais!
Qual é o papel das mídias sociais para as vendas no varejo?
Segundo o estudo State of Mobile, é esperado que o consumo em ambientes digitais cresça mais e mais. No Brasil, as pessoas ficaram – em média – 5,4 horas no celular em 2021. Parte desse tempo é gasto na utilização das redes sociais, em especial o WhatsApp e o TikTok.
Assim, é importante que as marcas estudem a força e a proposta de cada rede social de acordo com o perfil do seu público-alvo, além de acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores, focando no engajamento dos usuários. Isso pode contribuir para uma maior aproximação e interação com os clientes, o que potencializa o poder de venda do seu negócio.
Afinal, como faço para vender nas redes sociais?
Confira um passo a passo para criação de uma estratégia de vendas através das redes sociais.
1. Defina o seu público-alvo
Qual sua faixa etária, preferências, gênero, comportamento e região em que vive?
É essencial que você trace o perfil do seu público e quais redes sociais ele utiliza, planejando melhor o tipo de conteúdo que irá publicar para ser mais atrativo e relevante.
2. Utilize as redes sociais certas
Entenda as particularidades de cada rede social para utilizá-las da melhor forma possível. Considere o engajamento do seu público em cada um delas, o que ditará em quais plataformas vale a pena investir.
3. Produza conteúdo de qualidade
Conheça as necessidades da sua persona e produza conteúdo pensando em soluções para seus problemas, mantendo constância nas publicações. A criação de um calendário editorial de postagens pode contribuir para esta periodicidade.
4. Conheça sua concorrência
Ter noção do que seus concorrentes estão fazendo, ou até mesmo empresas de outros segmentos, pode servir como uma boa fonte de inspiração para você. Se mantenha atento às tendências e ao que está sendo consumido pela sua audiência.
5. Planeje e revise suas estratégias
Foque no planejamento estratégico de vendas em cada uma das redes sociais. Defina:
- tipos de conteúdo que serão explorados;
- objetivos das campanhas;
- periodicidade das publicações;
- orçamento disponível.
6. Crie um relacionamento com seu público
As redes sociais são, acima de tudo, canais de interação e relacionamento entre os usuários. Portanto, para vender mais, será necessário conquistar seu espaço no feed interagindo com seus seguidores.
7. Invista em tráfego pago
Você pode investir no impulsionamento de posts estratégicos e em campanhas para aumentar o seu público e/ou converter vendas . Esta dica é opcional, mas pode ser efetiva em alguns momentos do seu negócio.
Nesse sentido, contar com o auxílio de um especialista para implementar boas estratégias e conseguir ótimos resultados é importante. Com maior conhecimento técnico, ele é capacitado para fazer um planejamento com conteúdos atrativos e assertivos e, assim, alcançar o objetivo do investimento.
Agora que você já sabe como estratégias de vendas nas redes sociais podem ajudar seu negócio, é hora de colocar em prática nossas dicas de como utilizar estes canais para comercializar seus produtos e, assim, destacar sua marca cada vez mais dos concorrentes!
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