Como ter consistência na identidade visual do seu negócio

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Quando falamos de identidade visual, é comum que se pense apenas na logomarca da empresa. Contudo, o conceito é bem mais amplo e envolve elementos como as cores, a tipografia e o tom de voz em seus comunicados. Entender como ter consistência e equilibrar todos esses itens é fundamental.

Com a empresa demonstrando coerência em seus elementos visuais, a mensagem chega mais arredondada para o cliente. Quando os elementos visuais trabalham em harmonia, o cliente poderá se concentrar apenas no que você quer transmitir.

Por isso, preparamos um post que mostra a importância e como ter consistência na identidade visual do seu negócio. Boa leitura!

Entenda sua empresa

O primeiro passo é definir os critérios que devem ser considerados para o estabelecimento da identidade visual da sua marca. Esse trabalho leva em conta as sensações que a sua empresa quer transmitir e o tom das mensagens.

Vamos conhecer algumas das associações que as cores passam:

  • vermelho: intensidade, fome, desejo, energia, força, poder;
  • verde: placidez, calma, fertilidade, sustentabilidade, juventude, vivacidade;
  • azul: fé, espiritualidade, harmonia, confiança, limpeza, ordem;
  • roxo: inovação, conhecimento, transformação;
  • preto: elegância, sofisticação, formalidade, estilo, profundidade;
  • branco: pureza, simplicidade, sofisticação, inverno, respeito;
  • amarelo: alegria, verão, otimismo, técnica.

Use esse guia para harmonizar os elementos de design da sua marca. Isso ajudará nas suas comunicações em diferentes plataformas de mídia. Além do uso das cores, você pode pensar no posicionamento da logomarca nos releases e na tipografia (falaremos das fontes a seguir no texto).

No futuro, a identidade visual do seu negócio pode até mudar — como no caso de um rebranding ou de alteração no ramo de atuação para o qual seu empreendimento se transfira. Caso isso ocorra, será preciso redefinir novamente as diretrizes que definem os componentes visuais da sua marca.

Tenha uma paleta de cores

Se o seu objetivo é buscar consistência na identidade visual do seu negócio, você precisa ser… consistente! É isso mesmo: empresas que ficam modificando os seus elementos visuais a todo momento causam uma confusão na cabeça dos clientes, que terá dificuldades para lembrar daquela marca como algo único.

Por isso, mantenha a consistência em termos de cores utilizadas, tipografia e outros elementos da comunicação do negócio. Se em cada material você alterar proporções de logomarca, tons e outros itens da identidade visual, sua marca não consegue ter uma identidade definida.

Sem identidade, sua empresa não criará um laço com os consumidores. Afinal, eles terão que ficar quebrando a cabeça para se lembrarem do seu empreendimento. Inclusive, podem até achar que a companhia mudou de dono, o que pode gerar uma recusa em fechar uma compra — já que as pessoas tendem a confiar em marcas estabelecidas.

Seja consistente em todos os canais de comunicação

A identidade visual deve estar alinhada ao tom de voz que a empresa utiliza para se comunicar. Uma empresa que prioriza o preto e preza pela sofisticação dos seus produtos, buscando clientes de alto poder aquisitivo, deve ter uma comunicação mais sóbria com os clientes.

Outro exemplo seria o de uma empresa que vende produtos para crianças. Aí, está liberada a comunicação mais brincalhona e irreverente, além dos tons de cores mais leves (como o verde, o amarelo, o rosa e o azul).

O importante é que a mensagem seja consistente com os elementos visuais. Lembre-se de que a construção visual pode até chamar a atenção do cliente, mas será o tom de voz que o manterá engajado. Nesse sentido, eles devem trabalhar em conjunto.

Prefira fontes que são mais fáceis de ler

Imagine que a sua empresa preferida decida, muito rapidamente, começar a se expressar por meio da fonte Sans Forgetica. Isso provavelmente causaria um estranhamento, certo? Afinal, qualquer comunicado no site, no e-mail ou nas redes sociais levaria alguns minutos a mais para ser decifrado.

Seria muito complicado encontrar clientes que tirassem todo esse tempo extra para continuar interagindo com essa marca. A comunicação entre a empresa e o consumidor deve ser clara e objetiva — e isso inclui também as fontes que fazem parte da identidade visual.

Por isso, utilize fontes que sejam fáceis de ler. As redes sociais utilizam elementos padronizados para isso, então não é necessário inovar para transmitir a sua mensagem. Ainda que a logomarca do seu negócio seja bem elaborada, as fontes do dia a dia precisam ser aquelas que proporcionem que os comunicados sejam captados rapidamente pelos destinatários — sejam eles clientes, sejam eles parceiros de negócio.

Faça uma análise de todos os detalhes

Além da consistência, sua empresa deve buscar a harmonia na identidade visual. Todos os itens que a compõem precisam ser bem pensados, de modo que o conjunto dos elementos faça sentido.

Nesse caso, vale a pena chamar a sua equipe para colaborar, mesmo que a decisão final seja sua. Não é uma boa ideia, por exemplo, utilizar uma fonte que você gosta se ela não se harmoniza bem com as cores, a logomarca e outros itens que compõem a identidade visual da empresa.

Por isso, chame todo mundo para colaborar e trocar ideias. Essa é, inclusive, uma maneira de alinhar setores tão distintos como as vendas e o de design, por exemplo. Enquanto o primeiro reúne funcionários com a experiência de captar o “feeling” dos clientes, o segundo reúne funcionários que entendem tudo sobre a construção visual. Eles podem trocar figurinhas e combinar critérios para uma identidade visual marcante.

Os detalhes são essenciais e precisam estar em sintonia, de modo a expressar adequadamente os valores e diferenciais do seu negócio — assim como o tom de voz utilizado na comunicação com os consumidores.

Crie um manual de identidade visual

Durante todo o texto, falamos da importância de não confundir seus clientes. Tão importante quanto isso é manter os seus colaboradores cientes do que precisam fazer. Por isso, crie um manual que oriente as práticas deles e garanta autonomia para os funcionários.

Imagine que você esteja de férias e um colaborador precise enviar uma newsletter, por exemplo. Quais serão as cores e elementos permitidos? Como se expressar de modo que os clientes se engajam com a mensagem?

Crie um documento que reúna todas as formas aceitáveis de utilização da identidade visual, incluindo o que deve ser feito na comunicação do dia a dia e templates prontos que possam ser reaproveitados. Também é uma boa ideia enviar esse manual para parceiros, se a sua empresa trabalha com propagandas e ações conjuntas de marketing.

Agora que você entendeu como ter consistência na identidade visual e na transmissão de mensagens para clientes e colaboradores, será mais fácil equilibrar todos os elementos que compõem o conceito. Lembre-se de que a coerência é fundamental para não confundir os seus consumidores — e para forjar laços com uma marca com a qual eles se acostumem rapidamente.

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