como criar uma comunidade digital como criar uma comunidade digital

Confira 5 dicas de como criar uma comunidade digital!

6 minutos para ler

Estar em grupo, associar-se, compartilhar e interagir: tudo isso faz parte da natureza das pessoas. E se a cada dia o mercado se conscientiza de que a relação entre empresa e consumidor é de fato feita entre pessoas, é hora de prestar atenção nesses fatores para fortalecer as estratégias de marketing e relacionamento. Diante disso, você precisa saber como criar uma comunidade digital para sua empresa.

A formação de comunidades de clientes, para que conversem entre si e de modo gerenciado pela própria empresa, faz parte do chamado marketing de comunidade. Trata-se de uma estratégia que vem se fortalecendo a cada dia e – por isso – trouxemos 5 dicas para lhe mostrar como criar a comunidade digital do seu negócio. Acompanhe!

Entenda o que é uma comunidade digital

Antes de seguirmos com as dicas, é interessante entender o que é de fato uma comunidade digital. É muito mais que um agrupamento de pessoas no meio virtual. Trata-se de um grupo de pessoas com interesses comuns e, no caso da comunidade de uma empresa, esses interesses se relacionam com tudo o que envolve a sua marca e as soluções oferecidas. É portanto, uma rede de relacionamentos, interação e compartilhamento de experiências entre pessoas que de diversas formas estão ligadas à sua empresa.

Veja por que é importante criar uma comunidade digital para sua empresa

Ao ter em mente que os relacionamentos clientes-empresas estão tomando um contorno cada vez mais humanizado, alinhar-se a estratégias que se pautam na nossa natureza humana – como gostar de estar em grupo, por exemplo – pode trazer grandes benefícios para sua marca e para os negócios. Entre os frutos que uma comunidade digital pode gerar para sua empresa, destacamos:

  • aproximação com o cliente;
  • oportunidade de feedbacks diretos;
  • fortalecimento da confiança e do vínculo marca-consumidor;
  • oportunidade de inserir sua marca em um ambiente bastante amigável;
  • captação de dados estratégicos para o desenvolvimento de soluções;
  • obtenção de autoridade entre seus principais públicos.

Saiba como criar uma comunidade digital

Agora é a hora de partir para a prática e entender como planejar e criar a comunidade da sua empresa com bastante estratégia e consistência. Vamos às dicas!

1. Defina o objetivo da sua comunidade

Como você viu, uma comunidade virtual pode trazer diversos benefícios para seu negócio e – para isso – é preciso ter foco e ter bem claro o que você pretende ao criar esse espaço. É vender mais? É conhecer mais a forma como o cliente lida com sua marca ou produto? É fortalecer a marca? Faça a si mesmo esses questionamentos e, após definido o objetivo, será mais fácil e seguro criar a estratégia de atuação na comunidade.

2. Conheça a persona do seu negócio

Um aspecto essencial de toda estratégia de marketing é conhecer a persona do seu negócio. Para criar uma comunidade digital, não é diferente. Você precisa saber o que atrai sua persona, o que ela espera de uma comunidade, o que ela espera da sua marca nesse grupo, como se comporta e como interage, entre outros aspectos.

Assim como nas outras frentes de marketing, tem-se na persona um dos alicerces da sua estrutura e das diretrizes que você deverá seguir na gestão da comunidade virtual da sua empresa.

3. Defina o posicionamento da sua marca

Ao lado dos dois tópicos anteriores, o posicionamento da marca é essencial para que você tenha em mente como criar uma comunidade digital para a empresa. Você criará aqui um norte a ser seguido na comunidade e – para isso – deve se amparar em:

  • valores: a base ética que vai direcionar a convivência na comunidade;
  • missão: o propósito da comunidade, a bandeira que ela levanta;
  • personalidade: é o tom de voz e a maneira como sua empresa vai se comportar nesse ambiente. Por exemplo, terá um tom mais didático ou mais crítico, se será mais descontraído ou mais sério e por aí em diante;
  • benefícios de se fazer parte: como você vai gerar essa diferenciação para os clientes que são membros da comunidade. De modo simplista, o que eles vão ter de vantagens por estar ali.

Com todos esses pilares definidos, será possível criar a tônica da comunidade, os assuntos a serem discutidos, a linguagem a ser utilizada, a forma de interagir e moderar a comunidade e quais são os pontos essenciais que vão gerar engajamento e vínculo com sua marca.

4. Produza conteúdo relevante e de qualidade

O conteúdo é fundamental para promover a interação e a convivência na comunidade. Da mesma forma como nas redes sociais, no blog, no site e em todas as demais plataformas e mídias, o conteúdo deve estar totalmente alinhado ao perfil da comunidade e ser relevante para quem faz parte desse espaço.

Pesquise e crie uma linha editorial própria, com materiais que vão responder dúvidas, que vão informar seu cliente, que possam ser úteis de alguma forma e que possam fortalecer o relacionamento. Lembre-se de que é mais sobre a relação entre cliente e marca do que sobre seus produtos por si só. Conteúdo não é falar de sua empresa e de seus produtos o tempo todo, fique atento a isso.

5. Converse com os membros da comunidade

A natureza de uma comunidade, seja ela online ou offline é a convivência, a troca e a interação. Portanto, é vital interagir com os membros. A comunidade da sua empresa é um espaço comum de compartilhamento de ideias, percepções, sentimentos e expectativas a respeito de todo o universo simbólico que envolve a sua marca.

Você precisa dialogar com as pessoas que têm laços com sua marca, precisa ouvi-las de verdade e ter um relacionamento com os membros. Isso gera afinidade e segurança. Caso contrário, sua comunidade perde o sentido e, consequentemente, o entusiasmo dos participantes em estarem ali e em se relacionarem com sua marca.

As comunidades digitais oferecem às empresas várias oportunidades de observar e compreender o comportamento do consumidor, os hábitos, as necessidades, as preferências e as expectativas do cliente — o que é muito importante para a empresa. Assim, o planejamento estratégico agradece.

Com as dicas que trouxemos sobre como criar uma comunidade digital e com o conhecimento que você já tem de seu público, certamente sua comunidade será uma ótima estratégia para os negócios. E para acompanhar mais dicas infalíveis como essas, curta nossa página no Facebook.

Posts relacionados

Deixe um comentário