Os seus conteúdos costumam ser bastante elogiados? Isso é ótimo! Afinal, se comunicar bem é importante para qualquer empreendedor. Contudo, a pergunta crucial é: eles levam as pessoas a comprarem os produtos da sua empresa?
Um texto ou um vídeo, por mais caprichados que sejam, não servirão de muita coisa se eles não ajudarem a empresa a fechar negócios. Por isso, este post mostrará como criar conteúdos que vendem e realmente impulsionam a marca. Boa leitura!
1. Faça posts educativos
Quando as pessoas pesquisam algo na internet, esperam respostas objetivas. Por isso, caso elas busquem pelos termos “A importância dos cursos de marketing”, querem encontrar informações claras sobre o que exatamente aquela capacitação aborda e como ela a diferenciará no mercado.
Por isso, seus posts devem ser sempre educativos. Os melhores artigos são aqueles que respondem às dúvidas e expõem informações que as pessoas ainda não tenham. Portanto, livre-se dos rodeios: concentre-se nas ideias e conceitos que tenham realmente a ver com o título escolhido.
Essa aposta em posts educativos é até mesmo um meio de estabelecer um vínculo com o cliente. Imagine que a mesma pessoa que buscou o post sobre cursos de marketing se depara com um post prolixo e cheio de detalhes que não agregam. A empresa que o escreveu será associada a informações de baixa qualidade — “aquela loja que só enrola”.
2. Divulgue cases de sucesso
Para convencer de vez o cliente a fechar uma determinada compra, uma ideia é apresentar os cases de sucesso da empresa. Mas isso não se resume a “vendemos muito para o consumidor X”. Concentre-se em mostrar o que a sua empresa realmente fez para prover uma solução.
Por isso, em seus posts, divulgue o que a sua empresa já entregou e a consequência das suas ações. Clientes que estiverem perto de fechar uma compra ficarão ainda mais estimulados ao entender como aquilo que ele pretende adquirir contribuirá em sua vida.
3. Torne seu conteúdo fácil de ser encontrado
Para tornar o seu conteúdo mais fácil de ser encontrado, é preciso colocar algumas práticas que favorecem o ranqueamento da sua página no Google. Uma delas é utilizar as palavras-chave de maneira otimizada, para construir conteúdos que sejam relevantes para as pessoas.
Quando você aposta nas palavras-chave e em técnicas de SEO, você atua diretamente para que o seu post seja encontrado. Isso porque dominar o SEO faz com que o seu texto fique bem localizado e avaliado pelo algoritmo do Google.
Para conseguir um bom ranqueamento, podemos citar as seguintes técnicas de SEO:
- produza um conteúdo relevante, com respostas objetivas;
- cumpra o que promete no título;
- utilize palavras-chave;
- faça textos escaneáveis, com parágrafos de tamanho similar;
- utilize imagens.
4. Aposte nas fotos e nos vídeos
Por falar em imagens, junto com os vídeos, elas são essenciais para que seu conteúdo venda bem. Tudo se baseia naquele ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras. No mundo do marketing de conteúdo, isso significa que os recursos audiovisuais estimulam os leitores e transmitem ideias de maneira objetiva.
Basta pensar na nossa própria experiência: quando abrimos um post e descemos a página para lê-lo por alto, serão as imagens que captarão a nossa atenção mais rápido. Mesmo em textos mais longos, as fotos se destacarão imediatamente, uma vez que ela é capaz de resumir o teor do que foi escrito ali.
Nesse sentido, invista em imagens que tenham a ver com seus conteúdos e também nos vídeos. Ao explicar determinado assunto, um tutorial no YouTube é uma ótima forma de ensinar algo. Aliás, que tal investir no seu próprio canal nessa plataforma? Pense nisso!
5. Use tutoriais
Pegando o gancho do parágrafo anterior, é hora de mostrar a importância dos tutoriais. Você tem algo para ensinar que seja valioso no mercado profissional? Então, aproveite esse conhecimento e transmita informações úteis para as pessoas.
Isso pode ser feito por meio de posts no blog, desde que sejam bem claros e, de preferência, acompanhados de imagens que facilitem o entendimento. Contudo, a melhor maneira de apresentar os tutoriais é pela produção de vídeos.
Imagine, por exemplo, explicar uma determinada técnica no Excel por meio de um texto: será bem mais fácil realizar esse tutorial com um vídeo, contando com imagens em tempo real para ajudar na aprendizagem.
6. Pense na experiência do seu consumidor
Não há segredo: os seus conteúdos devem ter a experiência do consumidor em mente. É justamente a partir do modo com que ele se sente em relação à marca que a vontade de comprar algum produto dessa loja será despertada.
Caso o dono de uma hamburgueria queira convidar as pessoas a visitarem o seu estabelecimento, não adianta muito criar conteúdos que simplesmente listem ingredientes de uma maneira mecânica, certo? É necessário despertar o paladar do consumidor.
Por isso, um conteúdo desse tipo deve contar com imagens que deixem o futuro consumidor com água na boca. Do mesmo modo, um conteúdo sobre games deve estimular possíveis compradores com vídeos da experiência em si, o que é bem mais eficiente do que simplesmente elencar características.
Para complementar a estratégia, nada como caprichar nas redes sociais — com muitas imagens, vídeos, promoções e um contato próximo com o consumidor.
7. Invista no storytelling
O storytelling, adaptado ao marketing e às vendas, é a técnica de utilizar histórias para apresentar um produto ou serviço. Com uma narrativa que engaje a pessoa e tenha a ver com os problemas que ela enfrenta, a empresa cria um vínculo duradouro com o cliente.
Por meio do storytelling, será mais fácil reter a atenção e criar conteúdos que aproximem os consumidores das experiências da empresa. Como se não bastasse, ainda é uma forma menos engessada de passar uma mensagem, já que é possível deixar a criatividade fluir.
Explicar critérios técnicos de determinados produtos será mais fácil por meio de exemplos práticos e encaixados em uma história. Nesse modelo, você foge daqueles conteúdos burocráticos cuja leitura se torna tediosa em pouco tempo.
Agora que você entendeu como criar conteúdos que vendem, poderá caprichar em suas novas produções. Não importa se estamos falando de um artigo, um vídeo ou um tutorial: a intenção do seu conteúdo deve ser gerar lucro para o negócio, mas sem deixar de lado as dores e a experiência do cliente.
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