Aprenda a construir um branding marcante para sua empresa

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Quando você pensa em Coca Cola, você imagina simplesmente o refrigerante? E, no Starbucks, somente o café? Quando pensamos em uma marca, diversos aspectos são ressaltados, mas principalmente os sentimentos e experiências que ela nos proporciona.

De forma simples, é assim que o branding funciona, usando a capacidade de despertar inconscientemente sensações nos clientes, criando uma associação direta aos aspectos da marca que seu negócio oferece.

Confira a seguir dicas de como definir um branding marcante para sua empresa!

Afinal, o que é branding?

Brand em inglês significa “marca”, que vai além de um simples logotipo, nome ou identidade visual de um negócio. Ela representa um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público cria ao fazer a associação da sua empresa aos produtos ou serviços oferecidos.

branding, ou brand management, é a estratégia de gestão da marca que tem o intuito de torná-la mais reconhecida pelo seu público e marcante no mercado em que atua. Consiste basicamente no processo de “marcar” a audiência por meio da criação de uma identidade distinta para o seu negócio, a fim de que os consumidores possam associar diretamente sua marca ao que ela tem a ofertar.

E isso pode ser feito por meio da definição de características ou conjunto de características, como:

  • logotipo da sua empresa;
  • design visual;
  • missão;
  • tom de voz;
  • qualidade de seus produto;
  • atendimento ao cliente;
  • precificação de produtos ou serviços;
  • pessoas que irão representar seu negócio;
  • seleção de cores corporativas;
  • fonte para conteúdo escrito.

Em outras palavras, o branding da empresa reforça um diferencial competitivo no mercado, que se dá por meio de construções subjetivas dos consumidores, fomentando um relacionamento entre eles e sua marca.

E qual é a importância de uma boa gestão de marca?

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Customer Thermomether, mais de 65% dos consumidores compartilharam estar emocionalmente conectados a uma marca ou a um negócio. Dessas conexões, a maioria foi positiva, mais de 90%.

Assim, a empresa pode ser o fator decisivo para os consumidores quando o assunto é a tomada de decisão de compra. Ter um negócio que se destaca e apresenta um propósito bem definido pode trazer alguns benefícios que destacamos abaixo:

  • desenvolvimento de maior valor de marca, contribuindo para diferenciação da concorrência;
  • aumento das vendas;
  • contribui para processo fidelização e reconhecimento de clientes, tendo em vista que ajuda as pessoas a criarem uma maior identificação e conexão com o seu negócio;
  • criação de uma missão ou propósito claro e inspirador;
  • criação de cultura corporativa forte;
  • atração de talentos de alta qualidade.

Como faço para criar um branding marcante para meu negócio?

Algumas dicas podem nortear sua estratégia de branding, confira a seguir:

Analise o mercado

Marcas fortes e conhecidas entre as pessoas têm uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. Dessa forma, analise o mercado em que seu negócio atua para ser capaz de criar ações que fomentem maior destaque e percepção do público sobre sua marca.

Realize pesquisas

Desenvolva pesquisas de mercado-alvo para entender para com quem sua marca estará falando, além de descobrir a quem seu produto atende e quem é o seu cliente ideal.

Atente para o seu público-alvo

Defina quem você gostaria de atrair para o seu negócio por meio da criação de personas. Elas são perfis de pessoas que estão mais alinhadas com seu negócio, então as utilize para nortear sua estratégia de branding.

Quais são seus hábitos? O que buscam como solução para suas dores? Para criar sua persona, reúna as principais características, necessidades, interesses, desejos e problemas de seu público, principalmente os potenciais clientes. Quanto mais alinhada à sua marca esta persona for, maior a possibilidade de identificação e engajamento ela terá.

Defina a personalidade da marca

Pense na sua marca como uma pessoa. Como você quer que sua empresa seja reconhecida pelo seu público? Para isso, estabeleça uma identidade, personalidade e experiência para sua marca. Qual será seu posicionamento e a linguagem utilizada para atrair diferentes perfis de clientes? Como será a sua relação com eles? Sua linguagem será mais jovem ou tradicional?

Agora você já pode dizer que conhece tudo sobre o que é branding da empresa, qual a sua importância e dicas de como saber se sua empresa tem um branding bem definido, não é mesmo?

Gostou do artigo e tem algo a dizer sobre o assunto? Então, deixe um comentário e compartilhe conosco as suas ideias!

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