É muito importante estar preparado para as vendas de fim de ano, afinal, a demanda nessa época costuma ser muito maior do que o habitual. Além de investir na contratação e treinamento de novos colaboradores, é preciso ter em mente o quanto o marketing pode assegurar mais sucesso nesse momento.
Isso porque as estratégias utilizadas são fundamentais para alcançar o público certo, o que garantirá um ROI (Retorno sobre Investimento) melhor. Quer saber quais estratégias são essas?
Ao longo deste artigo, listamos as principais estratégias de marketing que garantem um fim de ano próspero em vendas. Continue a leitura e confira!
1. Promoção em redes sociais
As redes sociais são excelentes ferramentas de vendas. Enquanto os usuários navegam pela sua timeline, você tem a oportunidade de oferecer a eles produtos atrativos, sem usar de meios invasivos de negociação. Mas como fazer isso?
As redes sociais possibilitam impulsionar suas publicações, com o intuito de fazer com que mais pessoas — fora do rol dos seus seguidores — tenham acesso a elas. No entanto, vale destacar que – para fazer uma campanha eficiente – você deve utilizar o gerenciador de anúncios, o qual possibilita que você segmente melhor o seu público e crie propagandas mais atrativas para ele, direcionando-o para o canal de comunicação de sua preferência.
O Facebook, por exemplo, disponibiliza a opção “carrossel”, na qual é possível inserir diferentes produtos em uma mesma campanha. Assim, para ver mais opções, o usuário só precisa arrastar a tela para o lado.
Estipule um valor de investimento diário e aproveite ao máximo as oportunidades que as redes sociais oferecem.
2. Fidelização de clientes
Apostar na fidelização de clientes nunca é demais. Nesse momento, você precisa usar estratégias que fortaleçam o relacionamento entre o seu negócio e o público-alvo. Aproveite que, nessa época do ano, novos consumidores tendem a conhecer a sua empresa e ofereça a eles algo especial, que os incentive a voltar a comprar e, claro, indicar o seu negócio para outras pessoas.
Para saber se está no caminho certo, você pode utilizar uma pesquisa de satisfação chamada NPS (Net Promoter Score), que nada mais é que uma métrica que indica como foi a experiência do cliente.
Por meio de uma simples pergunta, você consegue analisar se o cliente aprovou ou não o seu atendimento ou o seu produto/serviço. Um exemplo de pergunta é a seguinte: “De 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”
De acordo com as respostas, é possível entender o nível de satisfação dos seus consumidores. Veja como funciona:
- notas 9 ou 10: são os clientes promotores da sua marca. Ou seja, eles amaram o seu negócio e com certeza o indicarão para terceiros;
- notas 7 ou 8: são os considerados clientes neutros. Eles não engajaram com a sua marca, mas estão satisfeitos;
- notas de 0 a 6: com esses você precisa redobrar a atenção, uma vez que eles estão insatisfeitos com a sua marca e, além de não indicá-la para terceiros, farão questão de expor sua opinião negativa sobre ela.
3. Utilização de e-mail marketing
Há quem pense que o e-mail é uma ferramenta do passado, mas eles estão muito enganados. O e-mail marketing ainda é uma das estratégias mais poderosas do marketing, por isso, ele não pode ficar de fora das suas campanhas de final de ano.
Sendo assim, crie uma sequência estratégica de e-mails para enviar aos seus clientes nas datas comemorativas de final de ano. Você pode começar tratando de assuntos que auxiliem a pessoa a solucionar algum problema e, no último e-mail, apresentar a sua empresa como uma parceira ideal, apresentando os produtos que o seu público demonstrou interesse.
Lembre-se de que todos os e-mails precisam ter um CTA (call to action), a fim de incentivar o leitor a tomar uma ação, ou seja, a dar o próximo passo, seja para ler algum artigo, seja para entrar em contato com a empresa ou visitar seu site.
4. Oferta de novidades do setor
As pessoas adoram inovação. Algo que ofereça comodidade e, ao mesmo tempo, solucione um problema faz toda a diferença na tomada de decisão. Sendo assim, as campanhas de final de ano são essenciais para apresentar ao seu público as novidades do setor.
Além disso, é interessante mostrar ofertas para essas novidades, nem que seja por tempo limitado. Nesse momento, trabalhar a escassez é uma ótima estratégia para aumentar as vendas. Dessa forma, você consegue “tocar” no senso de urgência do consumidor para que ele compre o seu produto antes que acabe.
Por ser uma novidade, essa estratégia tende a dar melhores resultados, uma vez que poucas pessoas terão determinado produto.
5. Descontos e promoções
Os descontos e promoções nas vendas de fim de ano são indispensáveis. Seus clientes já estão à espera desse tipo de estratégia, portanto, não deixe de colocá-la em prática. No entanto, nesse momento você precisa cuidar da precificação.
É claro que acompanhar o concorrente é importante, mas, nesse caso, você precisa ter atenção redobrada para impedir que os descontos oferecidos não impactem negativamente no orçamento da empresa.
Sendo assim, é importante levar em consideração os custos que envolvem o produto e então estabelecer um desconto que seja atrativo tanto para o consumidor quanto para a empresa. Se o seu desconto for menor que o da concorrência, experimente criar combos de promoções, a fim de mostrar ao cliente o quanto ele ganha ao optar por comprar na sua empresa.
Por meio dessas estratégias certeiras, você conseguirá ter sucesso nas vendas de fim de ano. Além disso, vale destacar a importância de contar com uma equipe bem treinada para oferecer aos seus clientes um atendimento impecável. Afinal, de que adianta oferecer o melhor preço, se seus colaboradores não conseguem convencer o cliente a efetuar a compra, não é mesmo?
É importante destacar também que, para otimizar as vendas, o marketing online e offline precisam estar alinhados. Saiba como integrá-los para ter bons resultados e sair na frente dos seus concorrentes!