Saiba o que é inovação aberta e como implementar essa metodologia

5 minutos para ler

Investir em boas estratégias, para melhorar os processos e o desempenho da empresa, é uma preocupação que deve fazer parte da gestão de qualquer empreendedor, sobretudo daquele que acabou de chegar, disposto a crescer no mercado.

Muitas empresas com potencial de sucesso fecham suas portas pela falta de visão e de adoção de conceitos mais arrojados. Conhecer e aplicar os métodos da inovação aberta pode ser um caminho diferenciado e transformador para as novas gerações de empresas.

Neste post, você vai saber o que é a inovação aberta, quais são seus benefícios, os tipos aplicados e as diferenças entre a inovação aberta e fechada e contar com dicas para ajudar no processo de implementação dessa metodologia no seu negócio. Boa leitura!

Conceito de inovação aberta

Inovação aberta, ou open innovation, é uma metodologia que adota a ideia de aceleração do processo de inovação dentro da empresa, ultrapassando o limite interno para integrar ações, recursos e potenciais de colaboradores em âmbito externo.

O resultado é a combinação de diversos conhecimentos para melhorar o desempenho e impactar positivamente o mercado, trazendo maior frescor na concepção de projetos em parceria com aqueles que também possam se beneficiar da inovação aplicada aos produtos e serviços no futuro.

Tipos de inovação aberta

A metodologia abrange três tipos de inovação aberta. Conheça cada uma delas!

Inbound

Quando a empresa se apropria de uma ideia inovadora que tenha sido criada por um terceiro e incorpora em seu próprio processo para gerar valor interno, temos o inbound open innovation, que significa a entrada da inovação no processo de desenvolvimento dos projetos.

Outbound

Aqui, o processo é inverso, ou seja, o outbound open innovation gera a saída de uma ideia inovadora de dentro da empresa para compartilhá-la com parceiros externos que desejam desenvolvê-la para gerar valor para si.

Coupled

Enquanto isso, o coupled open innovation defende o trabalho conjunto, entre duas ou mais empresas, para gerar ideias compartilhadas simultaneamente com o objetivo de um aproveitamento individual dos resultados.

Inovação aberta Vs. inovação fechada

Quando se fala de inovação aberta e inovação fechada, pode parecer que uma seja o contraponto da outra, mas, na verdade, elas são independentes e a inovação fechada vem perdendo força diante dos resultados alcançados com o trabalho entre parceiros.

Enquanto a inovação fechada faz jus ao nome e trata ideias, pesquisas e experimentos para desenvolvimento de um novo produto dentro da empresa com recursos próprios, a inovação aberta busca recursos externos para dar maior velocidade às inovações e interagir mais facilmente com as ideais parceiras e, depois, compartilhar os resultados.

Vantagens de implementar essa metodologia na empresa

Veja agora as vantagens de implementar a inovação aberta nas empresas.

Reduz tempo e custo

Planejar, desenvolver e testar um produto novo requer tempo e investimento. A inovação aberta possibilita um atalho nesse processo, quando divide e compartilha responsabilidades com os parceiros externos de inovação.

Além de um prazo menor da concepção ao lançamento no mercado, os gastos são minimizados, considerando a divisão de tarefas e o investimento alheio.

Minimiza riscos

Quando mais empresas estão reunidas, acreditando na eficiência de um produto, é natural encontrar um cenário de aceitação mais favorável. A credibilidade aumenta e o risco de desenvolver algo que não atenda às necessidades do mercado diminui consideravelmente.

Maximiza ideias e base de conhecimento

Reunir pessoas com talentos múltiplos potencializa a proliferação de ideias. Com isso, as chances de desenvolver um produto inovador, que seja útil e indispensável para usuário é muito alta.

Proporciona novas oportunidades comerciais

Com a inovação aberta, é provável que as novidades que chegam no mercado sejam percebidas mais rapidamente pelo consumidor que, inclusive, entende e valoriza os esforços coletivos.

Dicas de implementação

Já se convenceu dos benefícios da inovação aberta? Destacamos as seguintes dicas para você:

  • compre e invista em startups — empresas externas com um time de profissionais engajados, que já vivenciam a cultura da inovação, são excelentes oportunidades de aquisição;
  • crie hackathons — crie a maratona de programação e estimule a criatividade dos participantes para propor mais soluções inovadoras;
  • aposte em crowdsourcing (contribuição colaborativa) — as pessoas têm ideias fantásticas, que podem ser aproveitadas para a inovação, levando em conta as soluções necessárias. É saudável, inclusive, a empresa buscar apoio nas comunidades fora e coletar deias que contribuam para a resolução dos problemas.

A inovação aberta tem grande representatividade, no presente e no futuro, ao estimular o crescimento e o desenvolvimento das empresas — um grande salto para quem deseja uma vida longa ao seu negócio.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse conceito, que tal assinar a nossa newsletter para receber diversos conteúdos atualizados?

Posts relacionados

Deixe um comentário