Fique por dentro das principais tendências de negócios para o futuro

6 minutos para ler

Uma das principais características de um empreendedor de sucesso é ter um olhar estratégico e perceber as mudanças no cenário dos negócios. Desse modo, é possível se antecipar e planejar o que fazer para se destacar no mercado.

E, ao falar de mudanças, não podemos deixar de fora a tecnologia. Ela tem transformado todas as nossas atividades e é preciso ficar de olho nas tendências de negócios para o futuro.

Ao longo deste post, você descobrirá as principais promessas para o futuro pensadas para o empreendedorismo e encontrará possibilidades valiosas tanto para começar um negócio quanto para adaptar-se a essa nova realidade. Confira!

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um ramo da ciência da computação cujo objetivo é elaborar dispositivos que simulem capacidades humanas, como raciocinar, analisar, tomar decisões e solucionar problemas, tudo baseado em dados.

Assim, as máquinas são capazes de armazenar, cruzar e analisar uma quantidade extraordinária de informações em um curto tempo, o que seria impossível para os humanos.

Com a chegada da indústria 4.0, que é a aplicação de inovações tecnológicas nos processos de manufatura, já é possível ver inúmeras grandes indústrias fazendo uso da inteligência artificial. Contudo, é preciso ressaltar que até pequenas empresas devem se adaptar para ganhar competitividade. Afinal, a revolução tecnológica já é uma realidade e quem não acompanhar as mudanças será engolido pelos concorrentes.

A demanda por softwares e sensores de inteligência artificial aumentam a cada dia, fazendo com que esse nicho esteja entre os principais negócios para o futuro. Assim, percebemos o aumento do número de empreendimentos que desenvolvem esses sistemas e nos que prestam consultoria sobre o assunto.

Também nota-se um crescimento nas empresas que têm procurado atualizar a sua produção ou a sua gestão por meio de dispositivos inteligentes, visto que seus benefícios envolvem aumento na produtividade e, consequentemente, na expansão e lucratividade do negócio.

Experiência do usuário

Também conhecida como User Experience (UX), tem como finalidade proporcionar uma boa experiência para os clientes sempre que eles entram em contato com algum material ou canal relacionado à marca.

Como o consumidor tem passado muito tempo no ambiente digital, é fundamental que as empresas se façam presentes nesse espaço.

As maneiras mais comuns dessa presença são lojas virtuais ou e-commerces, sites, blogs, plataformas, aplicativos e outros canais online. Sendo assim, podemos definir a experiência do usuário como a forma como ele se sente ao entrar em contato e interage nesses espaços. Veja, a seguir, algumas vantagens que uma empresa tem ao investir em UX:

  • aumento de conversões de leads: um site intuitivo, com boa usabilidade e design bem trabalhado, guiará o usuário pelo caminho que leva à conversão, como conduzir à loja virtual, baixar um e-book ou preencher um formulário;
  • reconhecimento da marca: graças à personalização bem estruturada, o usuário tende a permanecer mais tempo no canal online, o que aumenta seu engajamento e amplia o reconhecimento da marca;
  • satisfação do cliente: assim como acontece em um estabelecimento comercial físico, se o cliente não é bem atendido, dificilmente retornará ao local. Além disso, ele tende a espalhar sua insatisfação, desencorajando outras pessoas a adquirirem determinado produto ou serviço. No ambiente virtual acontece o mesmo. Daí a importância em investir em UX.

Uma boa experiência de usuário possibilita captar mais clientes, alavancar as vendas e ganhar destaque frente aos concorrentes.

Negócio digital

Trata-se de um tipo de empreendimento que utiliza a tecnologia e a internet para elaborar ou comercializar padrões mais modernos de consumo, conectando fornecedores e consumidores. Até mesmo os setores mais tradicionais, como imobiliárias, serviços financeiros e de advocacia, se renderam à transformação digital.

A tecnologia não apenas modernizou o que muitas empresas já realizavam, mas permitiu o surgimento de uma série de novos modelos de atividades. Logo, investir em um negócio digital oferece a abertura de um novo leque de opções.

Para os que contam com uma empresa e querem expandi-la, é fundamental garantirem seu espaço online. Afinal, como já mencionamos, o consumidor está cada vez mais conectado e a tecnologia transformou as relações de consumo. Então, as empresas precisam acompanhar seu público e atender essas novas necessidades.

Automação de processos

A automação de processos é uma técnica que consiste em aprimorar o controle e o andamento do trabalho vinculando a tecnologia à integração de sistemas. Isso é feito por meio de monitoramento em tempo real e, em alguns casos, da substituição das atividades manuais por automatizadas.

Ela é essencial para garantir que uma empresa entregue serviços ou produtos de alta qualidade dentro do prazo estabelecido. Também, para produzir mais em menos tempo, com economia de recursos e de menos falhas.

Os principais benefícios de implementar a automação de processos em um empreendimento são:

  • reduz custos com produção e procedimentos;
  • aumenta a produtividade;
  • eleva a eficiência;
  • melhora a qualidade dos produtos ou serviços;
  • minimiza erros e falhas.

Com a automação, surgiu também o Machine Learning — ou aprendizado de máquina — que é uma ferramenta crucial nos negócios para o futuro.

Por meio dela, os equipamentos contam com um sistema de algoritmos que permite ao dispositivo analisar os dados que recebe ou coleta para encontrar padrões e prever tendências. Dessa maneira, faz com que a automação seja mais precisa.

Como você viu, a tecnologia está presente na maioria dos negócios para o futuro. Logo, é essencial que os empreendedores estejam por dentro do assunto para que consigam identificar as melhores oportunidades. Somente assim é possível criar diferenciais competitivos e ter sucesso no mercado.

Sua empresa está preparada para operar as tecnologias da melhor forma? Que tal aprender mais sobre o assunto? Não deixe de participar do curso de Transformação Digital da Escola de Negócios do Sebrae para se tornar um expert no assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário