A gestão da inovação — atividade gerencial que tanto estabelece quanto fornece uma base processual, estrutural e metodológica para o surgimento de novas ideias ou soluções dentro de uma organização — não deve mais ficar restrita a grandes empresas. Afinal, todos os tipos de negócios precisam disso para serem competitivos hoje em dia.
Seu objetivo é indicar como inovar, disponibilizar meios e incentivar a constância dessas atividades, para que a renovação ou o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos empresariais realmente aconteça.
Quer entender por que é tão importante e o que fazer para colocar a inovação em prática? Confira este conteúdo!
Qual é a importância de inovar nas empresas?
A gestão da inovação surge como uma resposta à necessidade que as empresas têm de se transformar. Afinal, esse é o principal caminho para um negócio se destacar da concorrência e reagir às demandas do mercado.
O primeiro elemento que gera esse cenário é a transformação digital pela qual o ambiente de mercado está passando, na qual o público consumidor se tornou exigente, requerendo investimentos maiores e acirrando a concorrência.
Em resposta, novas ideias e soluções servem para otimizar os processos, qualificá-los e diminuir seus custos, deixando-os eficientes enquanto ampliam a produtividade do negócio. Além disso, constrói uma imagem diferenciada para a marca e possibilita a atração de uma nova base de clientes. Como efeito, a competitividade e a lucratividade crescem.
Quais são os pilares da gestão da inovação que ajudam nisso?
Para que esses objetivos sejam alcançados, a gestão da inovação propõe a criação de uma base de processos que auxilie a empresa a efetivar tal conceito. Portanto, é necessário atender aos seus pilares, que incluem:
- garantir que a ação de inovar é abordada como uma prioridade pelo negócio, a fim de que oportunidades ou boas ideias não escapem, reduzindo a vantagem competitiva;
- construir um ambiente que tanto incentiva quanto possibilita que tais novidades se desenvolvam com efetividade em direção a resultados valiosos para o negócio;
- promover condições e abrir caminhos para que as parcerias se transformem em elementos-chave nesse processo, acelerando seu progresso a partir dos esforços conjuntos;
- colocar em prática uma postura de profissional, utilizando um planejamento eficaz como guia para a constante evolução das atividades;
- reconhecer esforços para manter todos os participantes engajados e colaborando na elaboração ou implementação das propostas.
Como transformar sua empresa para inovar?
Pelo visto, o processo de gestão da inovação não começa quando uma nova ideia surge, mas parte da criação das condições para que a criatividade ocorra. Ou seja, primeiro é preciso transformar a empresa, posicionando-a na direção de inovar. Veja como a seguir!
Atue para que a cultura organizacional seja aberta ao novo
A gestão da inovação deve garantir que estratégias, pessoas, processos e recursos estejam voltados para a efetivação dessa atividade. Só que não adianta criar métodos e disponibilizar meios sem transformar isso na cultura da empresa, assim você garante que seu time esteja aberto ao novo.
Para tanto, a mentalidade de gestores e colaboradores precisa substituir velhos conceitos, como a condenação do erro, por novas visões, como aprender rápido. Assim, é fundamental que olhem para suas tarefas sabendo que elas podem ser frequentemente aprimoradas, de modo que vejam as oportunidades para isso acontecer.
Fazer tal transformação começa pela postura de quem deve ser referência — os líderes —, incentivando e reagindo positivamente àqueles que propõem algo diferente. De igual maneira, é importante provocar tal busca, apresentando um problema e solicitando sugestões para superá-lo, por exemplo.
Dedique-se a ficar a par das novidades do mercado
Estar a par do que as demais organizações estão fazendo, quais tecnologias ou estratégias usam, etc., pode inspirar você e sua equipe. Por meio dessas informações, será possível perceber como superar dificuldades internas e, até mesmo, quais déficits a empresa tem em relação às melhores práticas do mercado.
Por exemplo, setores tradicionais como recursos humanos e financeiro fazem processos repetitivos manualmente a anos. Mas muitos deles já foram otimizados e informatizados, garantindo não só sua precisão, como sua rapidez. Dessa maneira, quem ainda não se atualizou, está desperdiçando recursos.
Evitar essas situações envolve dedicar tempo a pesquisas, eventos, formações e outras oportunidades de adquirir novos conhecimentos ou se integrar com outros negócios do mercado, para ficar atualizado.
Crie caminhos concretos para que a inovação ocorra
Não adianta pensar em como colocar uma boa ideia em prática somente após sua concepção. Isso provavelmente resultará em custos mais elevados para seu desenvolvimento e gerará uma série de situações problemáticas ou desnecessárias que poderiam ser evitadas ao longo dessa jornada.
A gestão da inovação tem como objetivo justamente evitar esse cenário. Com um caminho definido para que a inovação ocorra de acordo com procedimentos estabelecidos e com os meios técnicos ou tecnológicos disponíveis, torna-se mais fácil determinar os passos a serem seguidos. Como consequência, os resultados são alcançados mais rapidamente e requerem menor investimento.
Aproveite soluções tecnológicas gratuitas a seu favor
Quando se trata de soluções tecnológicas, especialmente as ligadas a gestão da inovação, o que vem à mente em primeiro lugar são ferramentas de ponta, cujos custos são elevados, certo?
Entretanto, essa ideia passa longe do que a maioria das empresas realmente precisa e utiliza. Em grande parcela dos negócios, a tecnologia é somente um meio de apoio aos processos necessários para inovar, servindo para:
- registrar e gerenciar projetos;
- definir e sistematizar suas etapas;
- direcionar e acompanhar o uso dos recursos;
- obter e organizar informações.
A boa notícia é que há aplicativos que fazem isso disponíveis gratuitamente para usar on-line no computador ou celular, por exemplo. Desde gerenciadores de tarefas e checklists até bases de dados, passando por opções voltadas ao monitoramento financeiro ou de estoques podem ser utilizadas para tais atividades sem você utilizar nada do orçamento.
Transformar sua empresa para colocar os pilares da gestão da inovação em prática é só o começo do caminho para obter as vantagens competitivas. Entretanto, não agir deixa seu negócio em desvantagem. Então, não perca tempo e comece a aplicar as dicas deste conteúdo, pois o mercado não espera.
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