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Veja como a sua empresa pode lidar com a instabilidade econômica!

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Crises financeiras e instabilidade econômica assombram empreendedores e consumidores. Elas são ainda piores quando ocorrem por conta de um fator extraordinário, como a pandemia do novo coronavírus, uma vez que pegam todos de surpresa.

Neste post, elencamos algumas dicas para que a sua empresa, independentemente do segmento, consiga lidar com a instabilidade econômica e lucrar mesmo nesse contexto de crise. Além de ter mais atenção aos gastos, você entenderá como a criatividade deve ser estimulada principalmente em momentos como esse. Siga a leitura!

Controle os custos

Em tempos de crise, fica mais fácil observar os desperdícios cotidianos dentro do negócio. Nos períodos de bonança, eles costumam nem mesmo serem notados, o que faz com que muitas empresas só tomem nota desses gastos quando o dinheiro começa a escassear.

Portanto, é fundamental ter algumas ideias para reduzir custos dentro da empresa e manter o controle dos gastos, mesmo que as vendas não estejam sendo tão afetadas. Inclusive, cortar custos supérfluos deve ser uma ação rotineira, não somente em tempos de crise.

Quanto mais gastos a sua empresa tiver, menor será a lucratividade. Por isso, analise os processos com atenção para identificar focos de desperdícios provenientes da má utilização dos recursos. Uma boa ideia é prestar atenção aos custos fixos e variáveis.

Os fixos são aqueles dos quais a empresa não pode fugir, como o aluguel dos imóveis onde ficam as lojas, gastos com internet e energia elétrica. O último exemplo merece uma explicação: o preço das tarifas pode sofrer mudanças ao longo de um ano, por exemplo, mas esse custo é denominado fixo porque ele não pode ser evitado.

Já os variáveis correspondem às despesas que aumentam ou diminuem de forma proporcional, de acordo com o uso de determinado serviço. Alguns exemplos envolvem os pagamentos direcionados aos fornecedores, matérias-primas e custos com mão de obra terceirizada.

Portanto, antes de sair cortando gastos de forma indiscriminada, foque nos custos variáveis. Serviços que são realizados por profissionais terceirizados, por exemplo, podem ser repassados para o time interno. Do mesmo modo, caso a equipe esteja sobrecarregada e seja mais produtivo contar com pessoas qualificadas de fora, dê uma chance a esse modelo.

Use a gestão financeira a seu favor

Realizar uma boa gestão financeira dentro da empresa é fundamental para contornar as dificuldades. Gerir o negócio de forma precisa, durante uma crise, envolve o acompanhamento do fluxo de caixa de perto, além da vigilância em relação aos investimentos e despesas.

Isso porque, manter as finanças sob controle garante que a empresa não acabe gastando mais do que realmente deve. Além disso, esse cuidado também ajuda a organização a mapear oportunidades significativas que surgirem.

Em períodos de crise, controlar o fluxo de caixa – sem comprometer os bons resultados – é o maior desafio das empresas, independentemente do setor no qual ela atua. Para realizar esse processo, a principal preocupação deve ser acompanhar continuamente as receitas.

Esse monitoramento garante que as empresas obtenham capital de giro e ainda sejam autossustentáveis ao utilizar o capital próprio ao longo de uma crise econômica. Em outras palavras, elas evitam contrair empréstimos ou financiamentos que possam comprometer a sua organização financeira logo à frente.

Para realizar um bom gerenciamento do fluxo de caixa, é muito importante que os gestores estejam atentos ao total de entradas e saídas no caixa, assim como os saldos finais. Por meio dessa análise, a empresa entenderá quais são as previsões possíveis para que a sua situação financeira esteja positiva até o mercado se estabilizar novamente.

Isso pode ser feito por meio de planilhas de acompanhamento, nas quais todas as informações devem ser registradas — em uma periodicidade quinzenal ou mensal, por exemplo. Em um cenário de crise, esse controle precisa ser intensificado.

Assim, a empresa não será pega de surpresa por dívidas superiores às que ela pode arcar. Além disso, esse processo fará com que a companhia possa procurar soluções em tempo hábil para os problemas financeiros.

Invista em resultados rápidos

Antes da crise, sua empresa estava com planos ambiciosos de abertura de novas filiais ou até mesmo pretendendo realizar aquisições? Bom, talvez seja melhor deixar esses planos de lado, ao menos por enquanto. Isso porque, qualquer investimento além do necessário resulta em alto risco para o negócio.

Contudo, isso não significa que a empresa deve ficar totalmente estagnada, torcendo para que tudo melhore magicamente. Uma boa ideia para sobreviver à instabilidade econômica é empregar os recursos financeiros em atividades que ofereçam resultados mais rápidos.

Assim, é possível investir na ampliação do nicho de mercado explorando um produto já existente, por exemplo. A empresa poderá realizar pequenas modificações para que ele seja capaz de corresponder às expectativas de um novo público.

Outra medida interessante é ofertar os serviços em outras regiões e abrir novos canais de venda, fazendo com que a empresa entre no radar de outras pessoas. Uma boa pedida é diversificar as redes sociais para atrair mais clientes para os seus produtos.

Outro exemplo é pegar as mercadorias mais vendidas e oferecê-las em kits promocionais acessíveis e vantajosos. Analise também a possibilidade de modificar a precificação, certificando-se de que a sua oferta seja condizente com a realidade do mercado.

Pense no longo prazo

Os períodos de instabilidade econômica costumam ser cíclicos. Mesmo sem um acontecimento fora do comum, como a pandemia, o mercado impõe desafios aos empreendedores. Entender essa característica é fundamental para compreender o momento de investir — e também a hora de segurar o investimento.

Portanto, é preciso ter em mente de que a crise tem fim. Os gestores não devem deixar o planejamento de longo prazo de lado e sim pensar no futuro e acompanhar a movimentação do mercado. Isso o ajudará a compreender o melhor momento para retomar seus investimentos.

Invista em marketing

O marketing é outra maneira de reforçar a presença da empresa nos canais digitais. Sendo assim, uma boa ideia é criar um blog com conteúdo relevante, de acordo com o que você vende. Ao pesquisar temas similares na internet, as pessoas encontrarão a sua página. Com textos de qualidade, a tendência é que que a sua empresa se torne autoridade para esses leitores.

Além disso, você pode desenvolver estratégias de automação e e-mail marketing, que direcionarão as ações de acordo com o estágio da pessoa na jornada de compra. Dessa forma, a companhia passa a contar com uma estratégia automatizada para buscar clientes, enquanto os colaboradores se concentram em outras atividades.

Por fim, divulgue as ações da sua empresa em relação aos cuidados com os clientes e colaboradores durante os períodos de isolamento social. Isso ajuda a humanizar a marca e mostra ao público os valores defendidos por ela, gerando empatia e identificação.

Inove

Comentamos sobre a ideia de investir naquilo que produza resultados mais imediatos, certo? Porém, isso não significa que a empresa precise abandonar qualquer tipo de inovação. É possível ser criativo mesmo no contexto de crise.

Uma matéria da Folha de S. Paulo mostra como algumas pessoas têm utilizado a tecnologia para manter a empresa produtiva. Uma companhia que vende motos montou um mostruário virtual completo, com a ajuda de clientes fiéis para esclarecer dúvidas de clientes em potencial. Além de grupos em aplicativos de mensagens – como o Telegram ou o WhatsApp – que passaram a ser usados para apresentar as especificidades das motos.

A empresa também adotou um sistema inovador: quem indica um novo cliente ganha pontos, que podem ser trocados por mercadorias ou por créditos para a compra de produtos mais caros. Trata-se de um exemplo de empreendedores que conseguiram inovar mesmo em tempos de crise e instabilidade econômica.

Outra opção que cresceu bastante foi a venda online, além dos serviços de delivery. Por mais que a taxa de isolamento social tenha caído, muitas pessoas ainda estão preferindo ficar em casa (o índice atual de confinamento ultrapassa os 30%).

Portanto, a venda online e o delivery ainda estão com uma ótima demanda. Não deixe de explorar essas opções para se destacar em meio à concorrência.

Como pudemos ver no artigo, a instabilidade econômica afeta negativamente os negócios, exigindo atenção redobrada dos gestores. No entanto, cuidar dos gastos com atenção não significa que você não possa inovar: é possível testar coisas novas e ainda lucrar.

Basta se lembrar das empresas que passaram a focar no delivery e em mostruários digitais — elas são belos exemplos de que a instabilidade econômica não é sinônimo de negócio engessado.

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