Sororidade e um ambiente de trabalho inclusivo para as mulheres

5 minutos para ler

Um ambiente de trabalho inclusivo para todas as mulheres só é possível de ser conquistado quando práticas de sororidade são incentivadas no ambiente profissional. Porém, para isso, é preciso uma boa dose de empenho entre todos os envolvidos.

Promover igualdade dentro das empresas não é tarefa fácil, contudo, é necessário para que todos consigam melhores condições de trabalho. E a sororidade, como você já deve imaginar, é muito importante para alcançar tais objetivos.

Para entender como isso contribui para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo, leia o artigo a seguir!

Entenda o conceito de sororidade

Antes de tudo, vamos aprender o que é sororidade para que seja possível compreender o porquê disso ser tão importante para as empresas. De maneira resumida, podemos dizer que faz parte da cumplicidade que se cria entre duas ou mais mulheres.

Apenas mulheres conseguem entender o que elas passam no mercado de trabalho, afinal, somente elas sentem essas dores. Sororidade é justamente se colocar no lugar da outra e apoiar mulheres que estão ao seu redor em qualquer situação, sem fazer julgamentos.

Promover a sororidade no mercado profissional é extremamente importante para que o trabalho inclusivo seja conquistado dentro de uma empresa. Somente assim é possível superar as desigualdades de gênero que são tão comuns dentro de nossa sociedade.

Para praticar a sororidade dentro do ambiente profissional, as mulheres podem adotar as seguintes ações:

  • Desencoraje a rivalidade feminina na empresa;
  • Ao conhecer uma mulher empreendedora incentive sua empresa e, se possível, faça parcerias com ela;
  • Elogie as mulheres ao seu redor para que elas se sintam cada vez mais empoderadas e confiantes;
  • Evite julgamentos sobre as ações de outras mulheres e procure entender o porquê de suas atitudes;
  • Acolha outras mulheres no ambiente de trabalho, além de protegê-las de pessoas mal-intencionadas.

Essas são ações que fazem com que você seja uma pessoa que pratica sororidade no seu cotidiano, porém, em empresas, a situação é diferente. No entanto, para descobrir como incentivar essa prática nos negócios, confira o próximo tópico.

Como incentivar a sororidade nos negócios

Agora que já aprendemos o que significa sororidade vamos entender como praticar isso nas empresas para incentivar um ambiente de trabalho inclusivo e abrangente.

É preciso que a empresa mude seus procedimentos para que seja possível promover igualdade  no ambiente de trabalho. Ficar neutro em questões de gênero, por exemplo, não é uma alternativa para quem quer fazer a diferença.

A seguir, vamos apresentar algumas das atitudes que as empresas precisam adotar para incentivar a sororidade:

  • Posicione-se: ficar em cima do muro não é mais uma opção para quem deseja mudanças, por isso, é importante se colocar no lugar das mulheres e buscar a igualdade de gênero;
  • Todas as mulheres importam: a sororidade inclui todas as mulheres, então nada de deixar as mulheres trans de fora;
  • Criação grupos de apoio para mulheres dentro de empresas;
  • Invista em conscientização: conscientize mulheres e homens da sua empresa sobre a realidade delas, promova eventos, palestras e rodas de conversa sobre empatia no ambiente de trabalho.

Com essas atitudes, é possível mudar a realidade da sua empresa e criar um ambiente mais inclusivo e seguro para as mulheres. É muito importante que o lado feminino do mercado se fortaleça e se torne uma parcela ainda mais significativa de mão de obra.

O mercado de trabalho sempre foi desigual e, sem organização para superar os obstáculos, mudar esse panorama fica cada vez mais difícil. Porém, não é impossível e, com empatia, é possível alterar essa realidade cruel que vivenciamos hoje.

Por que a sororidade é importante dentro das empresas?

sororidade é extremamente importante para que seja possível criar um ambiente de trabalho mais igualitário para todos. Colocar-se no lugar de sua parceria de trabalho é essencial para que todos consigam mudar da realidade que vivemos hoje.

Entender que os problemas vivenciados por você, como mulher, também são vividos por outras pessoas, te ajuda a identificar possíveis aliadas de luta contra o machismo. E, como sabemos, a batalha é grande e os números não nos deixam esquecer isso.

Enxergar que a dupla jornada de trabalho também é vivenciada por outras pessoas, pode te ajudar a ter empatia e programar melhor as atividades em grupo. O mercado já é cruel demais com as mulheres para que elas acabem alimentando mais rivalidade no ambiente profissional.

E já que falamos de dupla jornada de trabalho, não custa nada relembrarmos um dado cruel da nossa realidade: segundo o IPEA, em média, as mulheres trabalham aproximadamente 7,5 horas a mais do que os homens, graças as atividades domésticas também assumidas por elas.

Além disso, outro dado atroz da realidade das mulheres no mercado de trabalho é a forma como são remuneradas. Infelizmente, mesmo exercendo as mesmas funções do que os homens e tendo até mesmo mais qualificação, as mulheres ainda recebem menos.

Segundo dados recentes do IBGE, as mulheres recebem apenas 77,7% do salário dos homens em média, valor inaceitável no mundo de hoje. Para promover a igualdade de gênero, a primeira barreira a ser quebrada aqui é a salarial, que ainda existe e é puro machismo.

Mulheres sabem que recebem menos do que os homens, e reivindicar salários mais justos, é necessário no contexto atual. O empoderamento feminino é indispensável para que o trabalho inclusivo seja realidade no cenário atual.

O nosso artigo fica por aqui, e se você gostou do texto, acompanhe o nosso blog e confira mais conteúdo sobre o universo do empreendedorismo!

Posts relacionados

Deixe um comentário