Saiba como escolher o canal de distribuição ideal para seu produto

6 minutos para ler

Canal de distribuição é um assunto que todo empreendedor precisa dominar. Afinal, a logística é um fator cada vez mais relevante para o crescimento dos negócios, impactando a capacidade de chegar a novos mercados e de aumentar o número de clientes atendidos.

Mais que isso, diversos elementos influenciam nesse aspecto, que acaba dependendo de planejamento e gestão adequados para não afetar negativamente o sucesso da empresa. Ou seja, sem esse cuidado fica difícil atingir os objetivos organizacionais.

Mas vamos ajudar nisso. Confira os principais pontos para escolher e gerenciar isso!

O que é canal de distribuição?

Do ponto de vista da logística, um canal de distribuição é o caminho pelo qual um produto passa, a fim de ser entregue ao comprador final. Isso inclui:

  1. produtores: fabricantes que transformam matérias-primas em produtos ou agregam valor a itens não acabados;
  2. distribuidores: intermediários entre a etapa produtiva e o comércio;
  3. atacadistas: comerciantes que trabalham em um modelo voltado a quem quer adquirir grandes volumes;
  4. varejistas: vendedores que levam as mercadorias até o cliente final, oportunizando a compra em quantidades mínimas;
  5. revendedores ou representantes: intermediadores que atuam como facilitadores entre outras partes;
  6. consumidores: público que faz aquisições para uso, sem revender.

Cada um desses envolvidos atua como elo de ligação, criando um processo que atravessa a cadeia de suprimentos. Mas nem todos são necessários em todas as operações ou modelos. Basicamente, seu funcionamento varia, podendo ser realizado:

  • diretamente entre fabricante e cliente;
  • com a participação de um intermediador;
  • adicionando distribuidor e varejista;
  • abrangendo ainda revendedores ou representantes.

Quais são os tipos de canais de distribuição?

Essas variações criam a possibilidade de usar modelos organizados de diversas maneiras. Para diferenciá-los, os canais de distribuição são classificados em tipos, cujos principais incluem:

  • direito: em que a entrega é feita pelo vendedor para o cliente;
  • indireto: no qual um intermediário realiza esse processo;
  • híbrido: mistura os anteriores em paralelo ou combinados;
  • exclusivo: a intermediação ocorre para os produtos chegarem a pontos comerciais específicos, impedindo que outros tenham acesso;
  • seletivo: a especificidade está nos intermediários que vendem ao consumidor final;
  • vertical: tem as responsabilidades por cada etapa separadas;
  • múltiplo: utiliza canais diversos em simultâneo;
  • intensivo: usa o maior número de meios de distribuição possível;
  • reverso: faz o caminho contrário devolvendo um item ao produtor para troca ou descarte.

Por que a escolha do canal de distribuição é importante?

Se o assunto canal de distribuição já é de extrema importância para as empresas, sua escolha é o ponto principal disso. Ainda mais em épocas como a Black Friday, em que as vendas sobem e os clientes esperam rapidez nas entregas.

Portanto, trata-se de um fator que impacta na satisfação do público e na imagem do negócio. Nas sazonalidades, por exemplo, isso se destaca, uma vez que o volume de entregas amplia o risco de haver dificuldades que, ao chegarem a público, fazem problemas pontuais parecerem um padrão negativo.

Além disso, sua definição tem efeito nos custos, aumentando ou reduzindo o frete, o preço final e, consequentemente, a lucratividade. Esse também é um elemento que interessa ao consumidor, havendo a possibilidade de desinteresse devido a valores altos.

Como escolher o canal de distribuição ideal?

Como visto, escolher o canal de distribuição corretamente é importante. Para que isso seja feito com excelência, alguns aspectos precisam ser considerados. Confira quais são esses atributos a seguir!

Questões mercadológicas

O primeiro aspecto a ser considerado para escolher o canal de distribuição ideal é o mercado. A começar pelos intermediários disponíveis, avaliando seu potencial tanto do ponto de vista financeiro quanto comercial, a fim de entender se é viável utilizar uma opção em que eles estejam envolvidos.

Também é importante compreender como é o relacionamento com eles, deles com o cliente final e da marca com esse público, para que o processo se torne uma ferramenta na expansão de sua empresa. Para isso, a delimitação do perfil de consumo é uma atividade central.

Outro elemento é a projeção de crescimento da participação frente à concorrência para a decisão garantir o pleno atendimento, especialmente em momentos em que há sazonalidades que ampliam demandas e criam gargalos.

Condições operacionais

Colocar a logística em prática é essencialmente conseguir alinhar fatores para criar um fluxo contínuo de atividades. Pois, a combinação desses elementos indica necessidades e limitações que podem excluir algum tipo de canal de distribuição ou requerer a escolha de outro específico. Entre esses pontos estão:

  • características dos produtos;
  • tamanho dos itens e dos lotes;
  • condições de armazenamento;
  • prazos de entrega;
  • meios e vias usados no transporte;
  • localização do estoque e do destino;
  • trajeto a ser percorrido;
  • processos internos.

Aspectos financeiros

Os custos sempre precisam ser pesados para a definição das estratégias empresariais. Em relação aos canais de distribuição, isso deve ser analisado em comparação aos benefícios oferecidos.

Somente desse modo o processo será positivo não só para empresa, como para o cliente. Ou seja, não basta ser um baixo investimento, se gerar danos a experiência, a imagem e a lucratividade.

Como gerenciar os canais de distribuição adequadamente?

Após escolhido, cada canal de distribuição deve ser acompanhado em busca de otimizar os processos e eliminar falhas. Para tanto, os indicadores-chave servem de balizadores. Isso inclui desde a experiência do cliente até a eficiência operacional, passando por custos e resultados financeiros.

A tecnologia é uma ferramenta capaz de aglutinar diversas dessas informações, mas não deve ser o único elemento usado pela gestão. A comunicação com o público e os envolvidos também oferece insights relevantes.

Ainda, rever decisões faz parte da rotina dessa área, mantendo o negócio atualizado com o mercado. Dessa forma, o empreendimento reduz os riscos de ficar para trás. Um bom exemplo é a mudança que levou a expansão das vendas digitais. Quem já contava com canais online ficou em vantagem frente ao aumento de demanda por esse modelo.

Já no dia a dia, armazéns, meios de transporte e procedimentos de trabalho precisam ser revistos constantemente em prol de criar um fluxo cada vez mais eficiente para a chegada do produto ao consumidor.

Escolher o canal de distribuição ideal envolve analisar uma série de fatores mercadológicos, financeiros e operacionais. A partir desses elementos, alguns tipos podem se destacar e outros serem inviáveis. Mais que isso, continuar acompanhando seu funcionamento permite se adaptar e responder ao mercado com eficiência.

Se permanecer evoluindo é essencial, que tal melhorar seu modelo de vendas online? Pois, confira o Curso EAD de Logística para o Comércio Eletrônico do Sebrae e descubra como!

Posts relacionados

Deixe um comentário