Desenvolvimento de equipe Desenvolvimento de equipe

Por que é importante investir em desenvolvimento de equipe?

4 minutos para ler

Desenvolvimento de equipe é o processo de gestão para transformar um grupo de funcionários em um time coeso, organizado para trabalhar em conjunto e para atender às necessidades de seus clientes, cumprindo os objetivos e metas do negócio.

Aprenda mais sobre esse procedimento e conheça métodos eficazes para desenvolver as equipes em sua empresa.

Como o desenvolvimento de equipes otimiza seu negócio

Desenvolver sua equipe de trabalho traz benefícios que colaboram para a evolução de toda a empresa. Confira!

Alinhamento da visão e valores

Com um time coeso existe um alinhamento entre os setores e membros de cada departamento. Essa conexão permite que todos estejam cientes dos valores, missão e decisões tomadas no negócio. Essa coesão também abre espaço para desenvolver uma comunicação aberta na equipe.

Maior capacidade de inovação e produtividade

A equipe é formada por profissionais com diferentes perspectivas, habilidades e experiências. Todo esse conhecimento coletivo pode ser aproveitado para criar soluções inovadoras em seu negócio. Equipes bem desenvolvidas também conseguem apresentar soluções com mais agilidade, facilitando a revisão de processos e melhorando a produtividade. 

Aprimoramento dos relacionamentos

Ambientes com equipes consistentes ajudam a construir relacionamentos mais fortes entre os membros do time. Eles aprendem a lidar com as divergências e passam a se orgulhar das realizações dos colegas de trabalho. À medida que os funcionários se sentem mais valorizados, aumenta ainda mais o sentimento de pertencimento e reconhecimento da empresa. Isso colabora para a retenção de talentos.

4 estratégias eficientes para desenvolver sua equipe

Inicie o trabalho para o desenvolvimento de uma equipe com as práticas a seguir!

1. Alinhe as expectativas

Comunique os valores que são importantes para você e seu negócio. Em conversas conjuntas ou individuais mostre a cada colaborador o que você espera dele. No momento de delegar tarefas, certifique-se de que todos conheçam quais são as metas individuais dentro de um projeto conjunto. Destaque sempre a importância da contribuição pessoal para o resultado, pois isso ajuda a aumentar a responsabilidade e a motivação da equipe. 

2. Identifique os pontos fortes de cada colaborador

Seja na fase de entrevista ou durante a avaliação da equipe, procure comportamentos que podem contribuir para os objetivos do negócio e a formação de equipes. Procure responder às seguintes perguntas:

  • Até onde essa pessoa pode chegar?
  • Em quais situações esse profissional deve ser aproveitado?
  • Quem deveria trabalhar em conjunto com esse colaborador?
  • Onde se concentram os pontos fortes desse profissional? Ele é criativo? Pratica a autoliderança? É voltado para pessoas? Está mais focado em aspectos técnicos? Destaca-se pela inovação?

3. Facilite a comunicação

Incentive a participação de todos para desenvolver uma comunicação saudável na equipe. A presença de um facilitador pode ajudar a interlocução entre essa equipe e o gestor. Já ferramentas como Asana, Trello e Evernote permitem o armazenamento e compartilhamento de informações eficazes para facilitar a comunicação e o trabalho em equipe.

4. Ofereça treinamento

Para montar uma equipe eficiente é necessário investir no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Esses treinamentos podem ser técnicos, para apresentar novas ferramentas que serão utilizadas ou comportamentais para corrigir problemas na gestão de tempo, comunicação, inovação e criatividade, por exemplo.

O desenvolvimento de equipe é um trabalho que envolve habilidade, análise e observação para formar um time forte e capaz. Invista nessa prática e garanta mudanças positivas em sua empresa a longo prazo.

Siga nossa página no Facebook e conheça outras dicas para melhorar a gestão do seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário