Contratar bem, oferecer uma boa infraestrutura, colher os resultados. Essas três ações bastam para que uma empresa alcance o sucesso? Embora sejam imprescindíveis, uma outra prática também não deve ser deixada de fora.
Estamos falando da valorização do profissional. Uma empresa que reconhece os esforços dos seus colaboradores e premia esse desempenho se torna um lugar bem mais agradável para trabalhar. Isso estimula a alta produtividade e ajuda os líderes a reter os talentos.
Neste post, falaremos mais sobre o conceito, os meios de obtê-la e demonstrar como ela influencia a empresa como um todo. Siga a leitura!
O que é a valorização do profissional?
De forma bastante objetiva, podemos dizer que o conceito está diretamente associado ao reconhecimento, por parte dos líderes e das equipes, do esforço de colaboradores dentro do ambiente de trabalho.
Esse reconhecimento pode vir por meio de diferentes ações. Algumas delas são:
- promoções;
- bonificações monetárias;
- treinamentos;
- repasse de tarefas cruciais para funcionários que mostrem empenho;
- ações de integração.
Assim, podemos entender que as bonificações financeiras estão longe de ser a única ação possível. Isso porque muitos deles podem preferir outras formas de apoio, como treinamentos específicos. Cabe aos gestores conversar com seus liderados para descobrir o que realmente motiva a sua equipe.
A valorização profissional está ligada, enfim, à sensação de empoderamento do colaborador, um ambiente de trabalho positivo e à constatação de que o empenho é realmente recompensado dentro daquela empresa.
Como valorizar os colaboradores?
Agora, mostraremos como um gestor pode estimular os colaboradores de maneira concreta e objetiva!
Reconheça os esforços e as conquistas
Dentro da sua empresa, os gestores e líderes adotam o costume de reconhecer publicamente o esforço dos colaboradores? Eles encorajam os trabalhadores a serem ainda melhores? Caso as respostas sejam negativas, é o momento de repensar as estratégias.
Isso porque reconhecer o esforço e o bom trabalho dos profissionais os estimula a produzir mais, já que eles entenderão que estão em uma organização que premia a boa performance. Um simples elogio público, em meio à equipe, estimula todos que estão ao redor a buscar os mesmos resultados.
Converse constantemente com as suas equipes
Os bons líderes devem se reunir periodicamente com as suas equipes e transmitir, de forma clara, os objetivos atuais da empresa e os esforços que devem ser empregados para atingir essas metas. Além disso, é uma ótima oportunidade para que os colaboradores sejam ouvidos.
Os gestores devem mostrar que todos estão juntos e que os ganhos serão distribuídos entre todos. À medida em que as empresas crescem, é normal que os líderes não estejam familiarizados com todos os funcionários: por isso, essas reuniões são bons momentos para entrar em contato com outros profissionais.
Além disso, os líderes podem estimular competições saudáveis dentro do ambiente de trabalho. Cada colaborador que concluir cinco metas básicas pode levar um brinde para casa, por exemplo.
Desse modo, a empresa cumpre objetivos, os profissionais se valorizam e todos se divertem — sem deixar a produção de lado. Os gestores só devem tomar cuidado para não delegarem tarefas complexas com pouquíssimo tempo para a execução, já que isso pode desencadear stress entre os colaboradores.
Mostre que a empresa se importa com as pessoas
Tão importante quanto elevar o desempenho dos funcionários é buscar o bem-estar coletivo. Afinal, uma coisa está diretamente ligada à outra, certo? Sem um clima propício para trabalhar, a performance tende a cair.
Por isso, os gestores devem conferir se as condições de trabalho são as melhores possíveis. É necessário conferir se todos se sentem desafiados e estimulados, assim como analisar a infraestrutura disponível para uso.
Computadores e equipamentos velhos ou pouco funcionais são sinais de que a empresa não proporciona as melhores condições para seus liderados. É preciso demonstrar que a preocupação com os funcionários não fica apenas no discurso.
Faça eventos de integração
O chamado happy hour é um bom exemplo de evento que pode servir para integrar as equipes, aproximar as pessoas, valorizar os esforços e criar um momento de diversão em meio às rotinas atribuladas.
Outras opções são atividades externas (como excursões ou caminhadas) e eventos comemorativos (celebrando marcas da empresa, por exemplo). Não faltam oportunidades para que a empresa possa celebrar a sua equipe e demonstrar que os líderes estão dispostos a passar um tempo agradável junto aos colaboradores.
Promova o desenvolvimento dos colaboradores
Promover o desenvolvimento profissional dos colaboradores pode parecer uma frase genérica, mas é possível tomar ações concretas para realizar isso. Os líderes devem conversar com os gestores de RH (Recursos Humanos) e achar maneiras de elevar a performance de cada funcionário.
O importante é alinhar o desejo do colaborador ao preenchimento de lacunas dentro da empresa. Essa é uma excelente maneira de fazer com que o colaborador sinta que as suas novas habilidades são realmente importantes para a empresa.
Suponhamos que a sua empresa queira trabalhar com análise de dados e não tenha um profissional para isso — mas conte com colaboradores interessados em tecnologia. Que tal treinar essas pessoas e enriquecer o seu quadro de funcionários?
Ofereça um plano de carreira
Um plano de carreira é uma ótima ferramenta de incentivo aos funcionários. Ele pode ser feito por meio de avaliações de desempenho e feedbacks por parte dos outros colaboradores, realizados de forma contínua.
Essas ações proporcionam ao colaborador a possibilidade de entender no que ele tem se destacado e como pode melhorar. A comunicação deve ser feita de forma clara para facilitar a ascensão dos profissionais.
O plano de carreira é, inclusive, um meio de reter os profissionais e evitar a evasão de talentos. Afinal, com metas claras e objetivas, o colaborador nunca ficará sem saber o que pode fazer para galgar degraus naquela organização.
Demonstre confiança por meio de atos concretos
Por fim, uma maneira de valorizar os profissionais é conceder autonomia e delegar responsabilidades desafiadoras — desde que elas não excedam as suas capacidades.
Por isso, os gestores devem repassar atividades de acordo com o desenvolvimento gradual dos funcionários. Isso serve até mesmo como uma maneira de evitar a estagnação dentro do ambiente de trabalho, com trabalhadores sempre executando as mesmas atividades.
Como a valorização profissional afeta a empresa?
A empresa que aprecia devidamente os seus profissionais passa a contar com colaboradores mais motivados, que notam que os seus esforços estão sendo reconhecidos — e premiados. Isso é um ganho também para a organização, já que esse bom relacionamento gera uma maior produtividade.
As equipes crescem junto da empresa, eliminando um conflito comum nas organizações: a sensação de que o negócio se expande sem que os profissionais que trabalhem ali se beneficiem desse progresso.
Como vimos no artigo, a valorização do profissional é, antes de tudo, uma estratégia baseada na empatia e no desenvolvimento de pessoas. Sua empresa só tem a ganhar com essa estratégia. Afinal, quem não quer trabalhar em um lugar no qual o esforço é exaltado?
Quer se tornar uma liderança de excelência? Então, aproveite para baixar o nosso infográfico e aprenda a engajar a sua equipe!