As softskills são características comportamentais relacionadas à personalidade dos profissionais. Alguns exemplos são a capacidade de se comunicar bem, a empatia e a calma diante de problemas complicados.
Elas se diferenciam das chamadas hardskills, que são habilidades mais ligadas ao conhecimento técnico. Para entender definitivamente o que são softskills, preparamos um artigo mostrando algumas das mais valorizadas no mercado de trabalho. Boa leitura!
Inteligência emocional
Uma pessoa inteligente emocionalmente é aquela que reconhece suas emoções e as gerencia a favor dos seus objetivos. Ela tende a tomar decisões de maneira calma e encarar os obstáculos de maneira direta, uma vez que ela domina seus impulsos.
A inteligência emocional também é a capacidade de lidar com as emoções dos outros. Dessa forma, a pessoa age com empatia, se colocando no lugar do outro e entendendo os seus problemas.
Resiliência
É a capacidade de encarar as dificuldades e dar a volta por cima. A pessoa resiliente sempre tira algum aprendizado de qualquer situação, mesmo quando tudo dá errado.
Resilientes não se deixam abalar pelos obstáculos e os utilizam como ferramenta de crescimento. Nesse sentido, elas são perfeitas para desenvolver habilidades mais complexas, uma vez que não desistirão com facilidade do treinamento.
Comunicação
Comunicar é se expressar com clareza, mas também saber ouvir nos momentos necessários. Uma pessoa que aperfeiçoou essa softskill é aquela que consegue combinar transparência com objetividade.
Profissionais com muito conhecimento, mas que não saibam se comunicar, não conseguem transmitir seus insights para colegas. Dessa forma, unir as duas características (a técnica e a boa comunicação) é o ideal.
Flexibilidade
A pessoa flexível se adapta a mudanças com rapidez. É como se ela pudesse mudar de rota sem perder desempenho, mesmo que um projeto mude radicalmente.
Profissionais flexíveis lidam com crises e obstáculos de maneira pragmática, procurando meios de continuar produzindo sem se deixar afetar por mudanças bruscas de rumo nos projetos.
Capacidade de resolver problemas
Resolver problemas é a capacidade de enfrentar os obstáculos e superá-los. As pessoas que desenvolveram essa skill geralmente são aquelas que exercitaram muitas habilidades, com trabalho duro e muito estudo.
Essas pessoas não se assustam facilmente com problemas. Afinal, os obstáculos fazem parte de qualquer ramo de atuação — e são as pessoas bem preparadas que os enfrentam de frente.
Criatividade
A criatividade também tem a ver com a resolução de problemas. Pessoas com essa skill combinam ideias novas ou aperfeiçoam aquelas já existentes para obter resultados ainda melhores.
Pessoas criativas são capazes de analisar os detalhes de cada cenário e fazer relações que não haviam sido expostas. Em um mercado que valoriza cada vez mais a capacidade de inovar, esse tipo de profissional é muito disputado.
Liderança
Líderes são aquelas pessoas capazes de conduzir equipes ao sucesso e desenvolver ao máximo o potencial de todos ao redor. Ele não apenas comanda, mas também proporciona oportunidades para que colaboradores se sintam motivados e cresçam junto com o negócio.
Hoje, é possível encontrar diversos perfis de líderes, como autoritários, liberais, democráticos ou motivacionais. O que une todos eles é que os melhores são capazes de inspirar e influenciar colaboradores a darem o seu melhor.
Agora que você já sabe o que são softskills, já pode incentivar esses comportamentos dentro das suas equipes. Como vimos, essas habilidades têm a ver com a personalidade de cada colaborador e complementam os conhecimentos técnicos para gerar funcionários ainda mais capacitados.
Aproveite a visita em nosso blog para conferir o nosso infográfico sobre os desafios da liderança!