Certamente, você já ouviu falar que estamos na era do Big Data, não é mesmo? Essa avalanche de dados, informações e conteúdo que toma conta do nosso dia ganhou novos contornos e se tornou uma das principais bases para o planejamento estratégico das empresas.
Mais do que contabilizar resultados, as análises desses dados são diretrizes que sinalizam tendências, preferências e fortalecem as estratégias, entre outros aspectos expressivamente relevantes, que vamos lhe mostrar hoje. Acompanhe o artigo e já comece a planejar o uso de dados no seu negócio.
Entenda a importância da análise de dados para seu negócio
A transformação digital chegou nas empresas e é para ficar. Quanto antes os empresários e empreendedores entenderem essa nova realidade, mais fortes estarão seus negócios e mais benefícios serão colhidos. Onde entra a análise de dados nesse cenário?
Entra no alicerce, pois é também a partir das amplas possibilidades de captar, apurar e interpretar os dados que tangem à sua empresa, que ela de fato entrará forte e preparada na era da Gestão 4.0. A análise de dados permite, ao mesmo tempo, ter um panorama geral da empresa e riqueza de detalhes em cada ponto do negócio. É por meio dessa análise que você joga com peças e estratégias reais. Isso é, você poderá investir tempo, mão de obra, verba e outros recursos de uma forma muito mais certeira e segura.
Conheça as vantagens de se investir na análise de dados
Agora que você está por dentro da importância da análise de dados na sua empresa e no mercado em geral, confira as principais vantagens de investir nessa estratégia.
Permite a análise de outros fatores na empresa
Como dissemos, a análise dos dados é como se fosse um raio-X da organização, tanto no ambiente interno, quanto no externo. Por meio de indicadores que façam sentido para seu negócio é possível avaliar as mais diversas esferas do negócio. Sim, a importância da análise de dados extrapola os limites do setor de Tecnologia da Informação e gera suporte para as áreas de Recursos Humanos, Logística, Vendas, Compras, Marketing, Financeiro e outros.
Tudo isso serve como base não apenas para o planejamento estratégico anual, mas também para o crescimento da empresa, acompanhamento dos resultados e até mesmo para a reestruturação de áreas e projetos.
Conhecimento mais profundo do cliente
Quanto mais uma empresa conhece seu cliente, mais ela consegue ter ações que aproximarão os consumidores da sua marca, atenderão às expectativas do público e conseguirão de fato entregar o que o cliente quer e precisa.
Já houve um tempo em que se trabalhava “no escuro”, ou seja, com pouco ou quase nenhum conhecimento das personas. Os negócios, campanhas e produtos eram feitos de forma genérica, mas, com o desenvolver da tecnologia e do big data, é possível direcionar todos os esforços a quem de fato se interessa pela sua marca, por seu conteúdo e pelas soluções que seu negócio oferta.
Isso vale para todas as ações das empresas, inclusive as de marketing que têm como um de seus pilares estratégicos o conhecimento acerca do público e das personas do negócio.
Auxilia na leitura de cenários
Assim como a análise de dados possibilita um conhecimento maior e mais profundo do contexto interno da empresa e dos clientes dela, possibilita também mais entendimento do mercado, das tendências e das relações de consumo que se redesenham a todo instante.
Conhecer o mercado é mais do que espiar a concorrência, é ter uma capacidade de ler cenários e possibilidades para se sair bem em todos os momentos e da melhor forma possível. Além, é claro, de identificar nichos do seu negócio, oportunidades de parcerias e de novos investimentos.
Ampara as tomadas de decisão
Por falar em novos investimentos, é sempre um risco (mesmo que calculado) mexer na estrutura financeira da empresa, certo? As demais decisões também oferecem seus riscos e suas possibilidades, por exemplo reduzir uma equipe, lançar um novo produto, mudar de sede e por aí adiante. É preciso então cercar as tomadas de decisão de informações consistentes e muita segurança para garantir efetividade e sucesso.
Mais uma vez, a importância da análise de dados se faz notar, pois estar abastecido com as informações estratégicas faz com que você saiba por quais caminhos seguir, quais pontos devem ser mais monitorados e quais riscos não devem ser assumidos. Sempre que for tomar uma decisão para seu negócio, as respostas poderão vir do levantamento e da análise dos dados.
Ajuda na criação de metas mais factíveis
A visão profunda do contexto em que sua empresa está inserida, a clareza dos resultados e os acessos a dados estratégicos sobre a percepção e comportamento do cliente em relação ao seu negócio vão ajudar na elaboração de metas que sejam coerentes com as condições, com as necessidades e com a realidade do mercado.
Não adianta criar metas sem bases reais, pois assim, além de elas não serem atingidas, você corre o risco de fazer projeções erradas e também de desmotivar a sua equipe. Portanto, a importância da análise de dados vai além e impacta até mesmo nas relações de trabalho dentro do negócio. Fique atento.
A transformação digital, que marca a nossa época e vai se fortalecer ainda mais no futuro, insere as características da chamada indústria 4.0 – em todos os setores da Economia – e faz com que estratégias como business intelligence, realidade aumentada, machine learning e o poderoso big data estejam cada vez mais próximas dos negócios como uma consistente vantagem competitiva (sejam eles de grande porte ou microempresas) e do dia a dia da sociedade.
Desse modo, para que o seu negócio tenha sucesso e caminhe junto da evolução do mercado nesse cenário de transformação digital, um dos primeiros passos é reconhecer a importância da análise de dados e tê-la como uma bússola para suas decisões.
Agora que você viu a importância da análise de dados, é hora de saber como usar os dados a seu favor. Baixe agora mesmo o e-book gratuito que o Sebrae Alagoas preparou para você.
Conteúdo, nos informa ter mais conhecimentos entre as empresas e seus clientes, hoje na era digital tem um amplo acesso as informações e uma conexão mais ampla para divulgar e conhecer melhor seu cliente.