Acredita que inovação é uma condição para que sua empresa cresça ainda mais e sua equipe se fortaleça? Então você precisa conhecer a gestão do conhecimento organizacional.
Do inglês, “knowledge management”, a área está relacionada com a gestão estratégica das empresas e não é por acaso. O gerenciamento dos saberes que envolvem uma organização auxiliam na melhoria dos processos e procedimentos realizados pela equipe, além de proporcionar inovação e resultado.
O conjunto de ações que compõem a gestão do conhecimento viabilizam mudanças necessárias dentro da empresa, como ajustes em procedimentos que não estão funcionando ou a verificação de erros e acertos para encontrar soluções. Todo conhecimento é importante, mas a habilidade de identificar quais saberes vão auxiliar o desenvolvimento de uma organização é fundamental para um gestor.
Quer saber mais sobre como utilizar conhecimento para conquistar resultados efetivos e tornar sua empresa mais competitiva? Acompanhe!
O que é gestão do conhecimento organizacional?
Podemos definir a gestão do conhecimento como o conjunto de ações que uma empresa adota para identificar quais informações são indispensáveis para o seu desenvolvimento. Em termos práticos, significa determinar o que você e seus colaboradores sabem, transformar em processos e obter, com isso, resultados para toda a organização.
Significa que, ao invés de adotar modelos e padrões provenientes de outras empresas ou utilizar os mesmos processos e procedimentos de anos atrás, sua equipe pode ser levada a descobrir caminhos mais viáveis e proveitosos para o seu negócio, de modo a proporcionar otimização do gerenciamento, eficiência operacional e engajamento do time.
Qual a importância da gestão do conhecimento?
Dado o dinamismo com que as empresas funcionam, não é incomum que haja volatilidade na contratação de funcionários. É raro encontrar um profissional da atualidade com mais de 15 anos na mesma ocupação e na mesma empresa.
Quando um colaborador se desliga, ele leva consigo o conhecimento adquirido na função desempenhada. Porém, quando há gerenciamento do conhecimento organizacional, a equipe é capaz de realizar as atividades sem a insegurança de desconhecer o que o colaborador desempenhava.
O impacto da metodologia vai além de construir um time dedicado e que compartilha experiências e vivências da empresa. É uma forma de mostrar reconhecimento pelas contribuições de cada funcionário e criar condições para que eles participem da construção dos processos.
São os colaboradores que vivenciam a dinâmica da empresa e podem sugerir mudanças que tragam, de fato, resultado, em consonância com a sua visão do negócio e experiência. Por meio da adoção do gerenciamento do conhecimento da empresa, você vai obter:
- acesso ao conhecimento de cada colaborador;
- valorização do conhecimento de cada um;
- melhoria do ambiente organizacional.
Aumentar a inovação
Cada pessoa tem uma forma de encarar o próprio trabalho e de se relacionar com o conhecimento. Porém, dentro da empresa, a visão dos colaboradores pode não ser bem aproveitada, devido ao rigor dos processos ou à dificuldade de manter o diálogo constante.
A habilidade de gerenciar o conhecimento permite captar novas ideias, considerar a viabilidade delas e aplicá-las. É, portanto, uma fonte de inovação e transformação constante para a empresa.
Melhorar a gestão estratégica
Você pretende criar produtos? Está buscando adaptar a realidade da sua empresa ao modelo home office? Quer mostrar uma imagem mais competitiva para o público-alvo? Aposte na gestão do conhecimento organizacional!
Gestão estratégica significa comandar as atividades da empresa em torno de um objetivo maior. Para que seu objetivo seja alcançado, todas as ações devem ser organizadas para chegar ao fim determinado.
O conhecimento de sua equipe, quando gerenciado a partir da estratégia, vai ajudá-lo a conduzir as ações mais rapidamente para conquistar resultados.
Armazenar informações importantes para o desenvolvimento do trabalho
Cada projeto entregue para o cliente proporciona acúmulo de conhecimento que deve ser constatado e registrado. As experiências vivenciadas para a realização das tarefas vão auxiliar sua equipe a enfrentar novos desafios.
Por isso, o armazenamento de informações é de extrema importância para o desenvolvimento de novos trabalhos. Lembrando que conhecimento está se expandindo e dando novos frutos e que ativamos diferentes saberes a cada novo projeto, ou seja, estamos sempre em constante evolução.
Como colocar a gestão do conhecimento em prática em sua organização?
A gestão do conhecimento é uma metodologia que, como tal, faz uso de ferramentas para ser colocada em prática. Vamos conhecer algumas delas!
Fazer reuniões frequentemente com a equipe
As reuniões com a equipe podem ser um momento de fazer avisos e compartilhar informações corriqueiras da empresa, mas são oportunidades valiosas de compartilhar conhecimento entre colaboradores.
Estruture as reuniões com a equipe de modo que todos possam fazer contribuições, seja comentando as atividades realizadas, seja apresentando conteúdos que considerem relevantes para os colegas.
Essa troca de ideias vai encorajar os colaboradores a participarem ativamente da construção da empresa e compartilharem sua visão do negócio.
Oferecer treinamento e capacitação constante
A troca de ideias dentro da empresa vai possibilitar que você enxergue os cursos e treinamentos que vão fazer a diferença para a equipe, de modo a aprimorar o fluxo de atividades.
O ambiente da capacitação é o momento ideal para que a empresa consiga captar o conhecimento individual e torná-lo organizacional e equiparar conhecimento de colaboradores antigos e novos.
Registrar o conhecimento compartilhado
O ato de registrar parece dispensável. Mas é uma das formas de garantir que todos os envolvidos nos processos estejam na mesma página.
O registro pode ser feito de formas diferentes. Muitas empresas utilizam recursos visuais para disseminar procedimentos e processos da empresa. Fluxogramas, gráficos e desenhos são indispensáveis e facilitam a visualização.
O importante é que toda a equipe tenha acesso ao que foi debatido e efetivamente deliberado, inclusive para que as pessoas possam contribuir com alterações ou melhorias das decisões feitas.
Por fim, é importante frisar que a gestão do conhecimento organizacional deve considerar a consolidação do saber da equipe e considerá-lo como um valioso ativo para que a empresa possa inovar, construir visão estratégica no time e aprimorar processos de trabalho.
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