3 dicas de gerenciamento de estoques em datas comemorativas

4 minutos para ler

Você sabia que o gerenciamento de estoques não está relacionado somente à gestão da entrada e saída de mercadorias no seu armazém, mas também à garantia de uma melhor experiência do cliente, principalmente em épocas do ano em que as vendas estão mais aquecidas, como em datas comemorativas?

Reconhecer que a gestão de estoques é parte essencial do planejamento estratégico é fundamental porque proporciona inúmeros benefícios tanto para o seu negócio quanto para o cliente. E, para isso, você deverá prestar atenção especial para esta atividade, o que requer mais que um simples checklist.

Confira dicas de como realizar o gerenciamento de estoques para datas comemorativas!

Como um bom gerenciamento de estoques pode impactar o seu negócio?

Datas comemorativas são momentos do ano marcados pela maior disposição dos consumidores em realizar compras, seja para si mesmo ou para presentear alguém querido.

Assim, um bom gerenciamento de estoques é capaz de trazer muitos benefícios para o seu negócio nestes momentos do ano, dos quais podemos destacar:

  • previsibilidade de demanda: você consegue entender melhor seu nível de demandas e eventuais necessidades de reposição;
  • otimização de espaço: possibilita que seu negócio armazene somente o necessário para a produção e/ou venda, sem falta ou excesso de produtos;
  • redução de desperdícios: é possível eliminar custos excessivos e desnecessários para o seu negócio, aumentando a margem de lucro;
  • otimização de eficiência operacional: seu negócio consegue estar melhor organizado para que não haja perda de oportunidades de venda por mercadorias em falta;
  • melhora na experiência do cliente: contribui para maior satisfação do cliente ao receber o produto em perfeitas condições e dentro do prazo estimado de entrega.

Afinal, como faço uma gestão de estoque eficiente em datas comemorativas?

Separamos algumas dicas para você começar a colocar em prática o gerenciamento de estoque. Confira!

1. Analise seu histórico de vendas

Trace um estudo das operações de venda de anos anteriores nos mesmos períodos para qual está se organizando, sempre tendo atenção às mudanças no comportamento de consumo do seu público e aos níveis de demanda de um ano para o outro.

2. Acompanhe tendências de mercado e concorrentes

Busque dados sobre o consumo e tendências de mercado para o momento do ano para qual está se planejando para atualizar constantemente suas atividades. Também esteja atento às ações realizadas pela concorrência!

3. Conte com bons fornecedores

Pensando em melhorar cada vez mais a experiência do seu cliente, principalmente em cenários de alta demanda, é importante ficar atento à seleção dos fornecedores como estratégia eficiente de compras. Portanto, leve em consideração aspectos como:

  • preços competitivos;
  • prazos de entrega que atendem sua demanda;
  • flexibilidade para demandas inesperadas;
  • velocidade de entrega.

Como a tecnologia pode ser minha aliada no gerenciamento de estoques?

A tecnologia pode ser usada na gestão de estoques para automatizar processos e, assim, torná-los mais assertivos. Isso contribui para a redução de riscos e falhas, além do aumento da eficiência e produtividade das atividades desempenhadas.

Assim, com o auxílio de sistemas de gerenciamento de estoques, seu negócio consegue realizar:

  • integração de setores;
  • previsão de compras baseado no limite estipulado para estoque mínimo e máximo;
  • análise de custos, podendo estimar o lucro sobre cada produto; 
  • otimização de processos através da integração de dados e automação de atividades;
  • prevenção de falhas através de controle automatizado de entradas e saídas;

Agora você já pode dizer que conhece tudo sobre a importância de realizar um bom gerenciamento em datas comemorativas e, acima de tudo, como preparar seu estoque nestes períodos do ano de alta demanda de vendas.

Gostou do artigo e quer conhecer melhor sobre como aumentar as vendas de final de ano, um dos maiores períodos de aquecimento do comércio? Então, leia o nosso post sobre este assunto agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe um comentário