9 formas de evitar estoque parado na loja de materiais para construção

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Lidar com estoque parado é um desafio para empreendedores de qualquer ramo. Quando falamos do setor de construção civil, isso pode ser ainda mais complicado, afinal, o empreendedor pode descobrir que muitos itens de alto valor não servem mais para ser vendidos.

Neste post, mostraremos algumas técnicas para enfrentar o problema de estoque parado. Apresentaremos algumas técnicas tanto para aqueles que possuem estoque enxuto como para aqueles empreendedores que precisam encontrar formas de mitigar grandes volumes armazenados. Confira as dicas!

1. Estude o público

É essencial conhecer as necessidades do seu público, de modo que você não sofra com material “encalhado” em sua loja. Uma boa ideia é começar a mapear, desde o início, os itens que são mais vendidos e garantir que eles não faltem no estoque.

Você pode fazer isso manualmente, por meio de planilhas, mas um software de gestão adaptado ao setor é a melhor forma de fazer esse controle. Caso mesmo assim você acabe investindo em um material que não tenha mais saída, tente renegociar com o fornecedor algum acordo para devolver alguns deles — ou faça negócios com a sua rede de contatos.

2. Planeje as ações

Mantenha um inventário atualizado de tudo o que há no seu estoque, desde as mercadorias finais até as matérias-primas (se a sua empresa também as armazena).

Quando você sabe quais itens estão disponíveis, fica mais fácil planejar os próximos passos para se livrar de um estoque parado. Em primeiro lugar, priorize a comercialização daquelas mercadorias que estão paradas há mais tempo.

Esse plano de ação deve ocorrer simultaneamente ao planejamento de comprar os produtos que precisam ser repostos. Ao obter uma boa receita fazendo promoções das mercadorias paradas, por exemplo, você poderá investir na aquisição de mais itens com uma boa saída.

3. Faça promoções

As promoções são importantes tanto para quem já enfrenta o problema como para quem quer evitá-lo. Faça ofertas atrativas para que os itens com menos saída não fiquem eternamente parados no estoque.

Uma ideia interessante é montar kits com os produtos que estão parados, associando a alguns daqueles que mais fazem sucesso. Essa é até uma oportunidade de fazer essa mercadoria finalmente vingar, já que um dos motivos pelos quais as pessoas podem não comprar é simplesmente por não conhecê-lo.

4. Divulgue nas redes sociais

Faça uma divulgação eclética dos seus produtos nas redes sociais — isto é, divulgue aqueles que têm mais chance de ficar parados, mas não se esqueça de ressaltar os carros-chefes do seu faturamento.

Como mencionamos no tópico anterior, muitas pessoas ficam com o pé atrás na hora de comprar produtos que não conhecem. Um vídeo ou uma postagem explicando as características de uma mercadoria pouco conhecida, por exemplo, é um bom incentivo para que os clientes ao menos considerem adquiri-lo.

As redes sociais também são fundamentais para divulgar suas campanhas de promoções e outras condições especiais. Usar uma estratégia de mídia paga, na qual você investe para que os seus produtos cheguem a mais páginas e pessoas, também é uma ideia a ser considerada.

5. Evite desperdícios

Evitar o desperdício passa por duas ações principais: planejar bem as compras junto aos fornecedores e ficar de olho na data de validade dos produtos que você já tem.

Muitas pessoas acabam relacionando esse período de vencimento apenas a alimentos, mas itens como o cimento também se encaixam — e vender produtos vencidos para os consumidores será muito ruim para a imagem do negócio.

Caso você siga a nossa dica anterior de fazer um inventário atualizado, já terá dado um grande passo para cortar desperdícios no seu estoque. Lembre-se de que produtos extras e encalhados ainda tiram espaço de outras mercadorias no ambiente de armazenamento.

6. Pense na sustentabilidade

A sustentabilidade também passa pela adoção de tecnologias, de modo que o mapeamento do estoque seja o mais preciso possível. Aí, você evita ter que lidar com materiais que passaram do vencimento, por exemplo, e descartá-lo de um modo que agrida o meio ambiente.

Caso a sustentabilidade seja um valor inegociável do seu negócio, é importante trabalhar com parceiros alinhados a esse objetivo. Isso ajuda a criar um ecossistema de empresas que adotam as mesmas práticas — e atrair clientes que também prezam por esse comportamento.

7. Negocie com os fornecedores

O seu fornecedor provavelmente não trabalha apenas com a sua loja. Por isso, você pode conversar com ele para verificar a possibilidade de revender alguns dos produtos parados para que ele possa repassá-los para outras lojas, em regiões nas quais há uma demanda maior para eles.

Em último caso, se você estiver sofrendo com um estoque repleto de produtos não vendidos, tente negociar com o fornecedor a troca de ao menos alguns deles por mercadorias que tenham mais giro dentro da loja.

Você também pode conversar para estipular essa condição nos contratos de fornecimento: a devolução de produtos que forem considerados ruins pelos clientes. Há casos nos quais se estabelece uma indenização a danos aos clientes, causados por mercadorias de má qualidade, por parte do fornecedor.

8. Adote novos canais de vendas

Para evitar que os produtos fiquem parados e perdendo a validade no estoque, diversifique seus canais e suas oportunidades de vendas. Se você tem uma loja de atendimento presencial, coloque alguns anúncios visíveis para que as pessoas que passam pela rua conheçam as condições especiais.

Se você só vende presencialmente, associe-se a algum marketplace ou adote um serviço de entrega por telefone e WhatsApp, por exemplo. Esse é um modo de garantir comodidade para os clientes. Caso você já atue na internet, busque canais não explorados, como programas de afiliados e empreendedores que atuam pelo dropshipping.

9. Automatize os processos

Automatizar os processos e adotar tecnologias de gestão é muito importante, já que esses programas contam com recursos de atualização automática. Aí, será bem mais fácil cadastrar os itens e acompanhar a necessidade de reposição, assim como averiguar aqueles que estão com muitos exemplares parados.

Como você viu no artigo, lidar com estoque parado é frustrante — e o prejuízo decorrente disso pode comprometer a viabilidade financeira do negócio. Por isso, adote uma série de estratégias para evitar as causas que levam os produtos a ficarem encalhados, como um bom planejamento junto aos fornecedores, tecnologias para mapear a necessidade de reposição e promoções periódicas.

Aproveite a visita para aprender mais: saiba como organizar um estoque na prática!

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