O empreendedorismo digital já existe há um tempo, mas o rápido desenvolvimento da tecnologia tem transformado essa área em um dos principais modelos de negócios nos dias de hoje. Sua grande variedade de opções e escalabilidade tem atraído cada vez mais pessoas interessadas em ter sucesso profissional.
Neste artigo, vamos explicar o que é o Empreendedorismo Digital e quais são suas principais características. Também vamos falar sobre os principais tipos da atualidade para você ficar por dentro de tudo.
O que é Empreendedorismo Digital?
O Empreendedorismo Digital é uma forma de ganhar dinheiro criando e fornecendo produtos e serviços online. É uma área abrangente que inclui atividades variadas, indo desde o desenvolvimento de um site e criação de conteúdos para a web até o desenvolvimento de campanhas de marketing digital e de influência.
Um grande diferencial dos melhores empreendedores digitais está na entrega de soluções rápidas e inovadoras. Para seguir nessa carreira, você pode precisar investir em algumas habilidades técnicas, como programação, design e marketing. Tudo vai depender do tipo de negócio online escolhido.
Quais são as características de um negócio digital?
Cada tipo de negócio digital apresentará características específicas, mas é possível elencar algumas que aparecem com maior frequência em qualquer um deles:
- fácil acesso aos clientes, já que tudo é feito por meio da internet;
- conteúdo relevante para a audiência;
- foco na experiência dos consumidores;
- mais contato com os consumidores, aumentando a possibilidade de se tornarem fãs da marca.
Quais são os tipos de Empreendedorismo Digital?
O Empreendedorismo Digital é um guarda-chuva que abrange vários tipos de negócios e carreiras. Abaixo, listamos algumas das principais.
Produção de conteúdo
A informação tem se tornado cada vez mais importante e, quem entrega a informação certa para o público certo, tem grandes chances de sucesso no mundo digital. As principais estratégias de atuação para produtores de conteúdo são:
- envio de newsletter;
- criação de um perfil nichado em redes sociais, como Instagram e LinkedIn;
- realização de lives acerca de determinados assuntos do momento;
- criação de canal no YouTube;
- gerenciamento de blog.
Mas como seguir carreira nesse segmento? Bom, existem várias possibilidades e você pode levar em consideração as suas habilidades e competências na hora de fazer a sua escolha.
Você pode ser:
- infoprodutor: aquele que vende seu conhecimento por meio de cursos, assinaturas, e-books etc.;
- estrategista de marketing digital: profissional responsável por desenvolver e implementar estratégias de marketing, que visam a criação de planos de ação para alcançar os objetivos do cliente. Isso pode envolver gestão de tráfego pago, co-produção, análise de SEO, copywrinting etc.;
- social media: este profissional é responsável por gerenciar as redes sociais de uma empresa, traçando estratégias para melhorar o engajamento, aumentar o número de seguidores e, consequentemente, otimizar as vendas de uma empresa.
E-commerce
O e-commerce consiste na venda de produtos por meio da internet. Hoje em dia, principalmente após o que vivemos no período da pandemia, as vendas online fazem parte do cotidiano das pessoas. E, dentro do universo do e-commerce, ainda existem novos formatos que cresceram bastante nos últimos anos:
- dropshipping, que consiste na venda de produtos direto do fornecedor para o cliente, sem precisar fazer gestão de estoque ou se preocupar com a entrega;
- afiliação, que consiste em ganhar uma comissão sobre a vendas de produtos de outras empresas de dentro ou de fora do país.
Influenciador digital
Os influenciadores digitais são pessoas que constroem uma base de fãs e seguidores nas redes sociais e que exercem um grande poder de persuasão sobre essas pessoas. Do ponto de vista comercial, sua função é influenciar outras pessoas a adquirir produtos e serviços que eles estejam oferecendo.
Para se tornar um bom influenciador, é preciso se conectar com o seu público e ter uma frequência de publicação de conteúdos originais e criativos, que seja um convite à interação.
Como vimos, o Empreendedorismo Digital é bastante amplo e cheio de boas oportunidades. Com tantas opções, é possível ingressar nesse mercado com baixíssimo investimento e, com uma boa estratégia, obter um grande sucesso profissional.
Se você gostou deste artigo e quer se aventurar pelo meio digital, acesse o Hub Sebrae e veja como podemos ajudá-lo!