Focar na gestão de relacionamento com o cliente pode ser transformador para empreendedores. Esse é o resultado de um esforço constante para construir o tipo de vínculo duradouro que leva o seu negócio para o próximo patamar.
Os sistemas de CRM representam a evolução desse modelo de gestão, que busca disponibilizar informações completas e confiáveis sobre os clientes e os seus hábitos de consumo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento do CRM.
CRM x CXM: quais são as diferenças?
CRM significa Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, em português. Esse é um sistema que possibilita a gestão inteligente de dados dos clientes. Essa é uma ferramenta que vai muito além do simples cadastro de contato e registro de compras. O CRM conta com:
- compartilhamento de informações relevantes;
- estimativas e previsão de vendas;
- relatórios gerenciais;
- automação de e-mails customizados;
- histórico detalhado das solicitações atendidas.
Ou seja, estamos falando de um programa robusto que realmente entrega vantagens para seus usuários. Contudo, de tempos em tempos, surgem novas ideias e metodologias de trabalho que modificam o cenário atual.
É nesse ponto que o CXM ou Customer Experience Management mudou o foco para o Gerenciamento de Experiência do Cliente. O objetivo desse sistema é avaliar todas as interações entre a empresa e seus clientes. Os dados coletados são processados para criar um retrato da qualidade do atendimento e da experiência durante a compra.
Como implementar uma estratégia de CRM que dê resultado?
Listamos algumas ideias que possibilitam a otimização da gestão de relacionamento com o cliente. Acompanhe.
Diferencie os consumidores
A segmentação nunca foi tão relevante quanto hoje. Clientes são atraídos por produtos diferenciados ou com personalizações compatíveis com a sua identidade — e o mais importante: estão dispostos a pagar por produtos que realmente despertam o seu interesse.
Melhore a comunicação
Hoje, as estratégias de comunicação buscam tornar a empresa mais acessível. Por isso, faça uso das redes sociais para construir esse relacionamento e interagir positivamente com o seu público. Essas ferramentas podem virar uma vitrine dos seus produtos e proporcionar um atendimento mais ágil.
Conheça a identidade dos clientes
O comportamento do seu consumidor deve influenciar esse relacionamento. A recomendação é dedicar tempo para construir esse perfil detalhado e aprofundar o seu conhecimento sobre motivações e hábitos de consumo.
Como avaliar a eficiência da gestão de relacionamento com o cliente?
Como todos os processos internos, o relacionamento com o cliente também está sujeito a avaliações para mensurar a sua efetividade. Por esse motivo, é importante estabelecer métricas que devem ser acompanhadas rigorosamente.
Esses indicadores acompanham desde o grau de satisfação com o atendimento até a probabilidade de indicar a empresa para um amigo. Esses dados revelam quais são as qualidades valorizadas e quais aspectos requerem melhorias.
Por fim, é importante destacar que essa visibilidade permite que a gestão de relacionamento com o cliente execute o seu verdadeiro propósito, que é atrair, satisfazer e fidelizar clientes. Assim, é possível melhorar a imagem e permanecer competitivo no mercado.
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