Decidir-se por um caminho autônomo é um ato de coragem e uma forma de manifestar sua visão empreendedora. Por se tratar de um caminho de muito aprendizado, é necessário investir em todo o conhecimento disponível para auxiliá-lo a encontrar o sucesso. Afinal, você está investindo tudo nesse negócio. Um dos aspectos indispensáveis é a fidelização do cliente.
Você já deve ter ouvido falar que prospectar um novo cliente é uma ação mais dispendiosa do que mantê-lo. É a mais pura verdade. Não significa, claro, que uma vez que você já tenha uma carteira de clientes não deva buscar outros, mas sim, que deve cuidar daqueles que já confiam em você e conhecem seu trabalho.
Manter um cliente ativo é um processo diário que se inicia desde o primeiro contato, isso é, pelo modo com que você se apresenta, dialoga com ele e mostra conhecimento sobre sua área de atuação e profissionalismo. Como todo relacionamento, deve ser regado diariamente, a cada tarefa executada e a toda nova entrega.
Acompanhe, agora, algumas dicas para fidelizar o cliente!
1. Tenha uma boa comunicação
Construir uma boa comunicação da sua empresa é uma ferramenta para atrair clientes, pois transmite seriedade e profissionalismo em relação ao seu trabalho. Porém, não é apenas criando um perfil nas redes sociais e mantendo-o ativo, que você constrói uma comunicação eficaz com o seu cliente.
Um atendimento estruturado, desde o primeiro contato, faz com que o cliente tenha segurança sobre o seu trabalho. Ser claro sobre o serviço que o cliente está contratando, sobre o prazo de entrega e as pessoas envolvidas é algo que diferencia o seu trabalho e faz com que você seja visto como profissional.
No dia a dia, formar um esquema de follow up para posicionar o cliente sobre o andamento do trabalho também é importante, já que nem sempre ele entende o funcionamento de um serviço como o seu.
A boa comunicação garante que você construa, junto ao cliente, uma relação de mão dupla e de confiança, não só porque ele vai identificar como você pensa e age, mas porque vai se sentir seguro sobre as realizações das tarefas.
2. Preste serviços de qualidade para a fidelização do cliente
O mínimo que o cliente espera é que o seu produto ou serviço seja de qualidade. Você, provavelmente, já deixou de comprar em uma loja ou já deixou de contratar um serviço porque teve uma experiência ruim ou soube de um cliente que não ficou satisfeito com o resultado. Não seja essa empresa.
A qualidade garante a valorização do seu esforço. Note que um produto ou serviço que supera a expectativa do cliente dificilmente tem o seu preço questionado, pois quem contrata sabe que não vai se arrepender de ter apostado nele e no que tem a oferecer.
É melhor pagar um pouco mais por um serviço de qualidade, que cumpre com o que prometeu e ainda surpreende, do que contratar um serviço barato e que terá de ser refeito, certo?
Podemos resumir que a qualidade é, portanto, um meio para se cobrar um pouco mais pelo serviço prestado e obter, ao mesmo tempo, algo que vale mais do que dinheiro: uma boa reputação no mercado.
3. Ofereça um bom atendimento
Atenda seu cliente de modo que ele se sinta único, exclusivo, muito especial. Desde o primeiro contato, estabeleça uma aproximação cordial e humanizada sem forçar uma amizade que não existe.
Explique o modo como sua empresa trabalha e o que é possível fazer para oferecer resultado ao cliente. Seja sempre claro, simpático e demonstre total conhecimento sobre o seu trabalho e sobre como realizá-lo, ainda que esteja começando na área.
Porém, é importante lembrar que realizar um bom atendimento não significa fazer todas as vontades do cliente, extrapolando, em alguns casos, o orçamento contratado. Preze pela honestidade e estabeleça os limites do que pode e do que não pode fazer, porém faça isso com simpatia, colocando-se sempre no lugar do cliente, mostrando que está seguro do que faz em sua empresa.
4. Organize processos para receber feedbacks
A avaliação do seu trabalho é importante para que você possa melhorar o atendimento e a qualidade do serviço que oferece. Tornar esse retorno uma prática comum para o negócio é mais uma forma de estabelecer uma relação de confiança mútua com o cliente.
Você pode realizar o processo de feedback de maneira estruturada, a partir de um questionário ou mesmo em uma conversa informal destinada para esse fim. No segundo caso, conduza o desenvolvimento da conversa e não leve nada para o lado pessoal. Anote todas as reclamações e elogios e procure formas de aprimorar os processos.
Em alguns casos, os problemas podem ser causados por conta do cliente. Mas, em vez de repreendê-lo, busque maneiras de sanar as dificuldades diárias, a fim de beneficiar os dois lados.
Se o problema é a dificuldade para contatar o cliente, que tal criar mecanismos que melhorem a comunicação? Antes de criar uma situação embaraçosa, pense em formas de educar o cliente a se ajustar às dinâmicas do seu negócio.
5. Crie parcerias com outras empresas e profissionais autônomos
Aos poucos você vai identificar que a dinâmica do negócio requer múltiplas habilidades. No entanto, por mais que você tenha um perfil versátil, é importante contar com profissionais especializados nessas áreas específicas.
Em vez de recusar o trabalho e perder o cliente, procure parceiros que possam realizar a parte do trabalho que considera inviável no momento. Aos poucos, você vai construir uma rede de profissionais autônomos que podem apoiá-lo no atendimento aos clientes e ampliar as possibilidades de seu negócio.
Por fim, reforçamos que, ao colocar essas dicas em prática, vai construir uma carteira sólida de clientes ativos. A fidelização do cliente garante que você otimize resultados e consiga atingir suas metas orçamentárias sem precisar gastar excessivamente com prospecção de clientes para a MEI.
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