Planejamento estratégico empresarial: descubra como fazer!

4 minutos para ler

Como realizar o planejamento estratégico da empresa é uma pergunta fundamental para o sucesso de um empreendimento. Afinal, contar com esse tipo de plano permite que o negócio foque no que é realmente importante, direcionando tanto recursos quanto esforços para atingir seus objetivos.

Além de indicar para onde se está indo, essa ferramenta ajuda a trilhar o melhor caminho para chegar lá. Ou seja, a qualidade com que é feito tem um impacto grande nos resultados empresariais.

Confira neste conteúdo as principais práticas de planejamento estratégico e muito mais!

O que é planejamento estratégico?

Trata-se de um processo voltado a antecipar cenários e definir os critérios que devem nortear as ações da empresa. Desde objetivos e princípios para embasar as decisões até modelos, métodos e recursos práticos compõem esse plano, que indica tanto o que precisa ser feito quanto como fazer.

A partir disso, o negócio passa a contar com um guia para seguir ao direcionar seus esforços e responder a mudanças, oportunidades ou desafios que surgem, utilizando o que o empreendimento tem de melhor para alcançar bons resultados.

Qual é a sua importância?

Ter empenho para realizar o planejamento estratégico e colocá-lo em prática é muito importante. Afinal, com ele, a gestão se torna efetiva, priorizando as atividades que fazem a diferença nos resultados e disponibilizando os meios necessários para tanto.

Mais que isso, essa é uma medida capaz de colocar todos os envolvidos e recursos empresariais voltados para os mesmos objetivos, fazendo com que cada ação seja parte de um plano maior.

Também é fundamental para dar uma visão realista e projetar um futuro igualmente viável, evitando desperdícios com o que não pode ser executado ou não contribui para o negócio. Por fim, trata-se de uma ferramenta para criar diferencial competitivo a partir das forças da empresa.

Como realizar o planejamento estratégico da empresa?

Ao pensar em como realizar o planejamento estratégico de sua empresa, é preciso ter em mente que se trata de um processo que começa no campo analítico, mas que deve terminar em ações viáveis. Veja a seguir as melhores dicas para fazer isso!

Defina metas

O primeiro passo para ter um planejamento estratégico eficiente é definir onde se quer chegar. Nesse contexto, observar o futuro e confrontar objetivos com a real possibilidade de alcançá-los permite estabelecer metas realistas e mensuráveis, com prazos em que podem ser efetivadas.

Conheça seu ambiente interno

Entender as vantagens e limitações do negócio ajuda a atingir as metas e criar planos claros. Para isso, algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quais são os recursos disponíveis?
  • Os processos estão organizados?
  • A equipe está motivada?
  • Os produtos ou serviços respondem às demandas do público?
  • As tecnologias estão atualizadas?

Avalie o mercado

De igual forma, o cenário mercadológico impulsiona ou limita o potencial de sucesso de uma empresa. Analisar isso possibilita entender as oportunidades e ameaças que independem do negócio, a fim de antecipar como reagir, aproveitando ou minimizando seus efeitos. Alguns fatores a serem considerados são:

  • clientes;
  • concorrentes;
  • fornecedores;
  • conjunturas econômicas;
  • legislações.

Faça um plano de ação

Analisar sem definir o que e como fazer para chegar às metas deixa a empresa estagnada. Dessa maneira, divida os objetivos em tarefas com orientações, justificativas, prazos, recursos e responsáveis por realizá-las, a fim de sair da teoria, traçando um plano de ação.

Conte com especialistas

Especialistas são aqueles que já passaram por diversas situações para saber quais são as melhores ações e o que evitar ao desenvolver um planejamento estratégico. Assim, ter o apoio de profissionais ou organizações com experiência possibilita que o plano seja mais eficiente e focado na realidade da empresa.

Dada a sua importância, ao pensar em como realizar o planejamento estratégico de sua empresa, é fundamental levar a teoria para a prática, investindo na transformação das constatações das análises em planos viáveis.

Para ajudar nisso, o Hub do Sebrae oferece soluções que permitem à sua empresa contar com especialistas. Entre em contato e descubra como podemos ajudar na Construção e Implementação do Planejamento Empresarial!

Posts relacionados

Deixe um comentário