Utilizar canais de comunicação nas empresas é uma estratégia muito eficaz para fortalecer a marca. Afinal, não se trata apenas de oferecer mais opções de atendimento para os clientes, mas, sim, de entender suas reais necessidades e, assim, mantê-los mais satisfeitos.
No entanto, não basta disponibilizá-los. É preciso divulgá-los da maneira correta para atingir o objetivo. Por esse motivo, preparamos este post com dicas valiosas que ajudarão você a fazer uma divulgação eficiente das mídias entre seu negócio e seus clientes. Acompanhe!
O que são canais de comunicação?
São pontos de contato entre sua marca e o público. Como estamos na era digital, há uma grande variedade de caminhos pelos quais é possível se comunicar com quem já é cliente e com quem tem potencial para se tornar um.
Aliás, os meios digitais se tornaram os principais, pois permitem uma comunicação mais rápida. Porém, vale lembrar que a comunicação também pode ser feita por outros métodos, inclusive pessoalmente. Assim, os mais utilizados são:
- telefone e outros recursos por voz;
- live chat;
- SMS;
- aplicativos de mensagem;
- e-mail;
- autoatendimento online;
- mídias sociais.
Por que investir em canais de comunicação na empresa?
Interagir de forma personalizada com os clientes é um grande diferencial para uma empresa. Isso porque essa ação ajuda a estreitar os laços, reforçar a marca e, ainda, a entender as necessidades e desejos do público.
Com isso, pode-se adequar seus produtos e serviços para atendê-los da melhor forma e, assim, atrair mais clientes e conquistar mais espaço no mercado. Então, manter um contato próximo com o público contribui para melhorar:
- o engajamento;
- a percepção da marca;
- a reputação da empresa;
- as vendas;
- o tráfego orgânico.
Além disso, facilita a realização de pesquisas de satisfação e estabelece um elo de confiança entre a empresa e o público.
Como divulgá-los?
Como mencionamos, apenas oferecer alguns canais não é o suficiente. Além de serem os que seu público utiliza, é preciso que ele saiba quais estão disponíveis. A seguir, confira as melhores maneiras de utilizá-los para a divulgação do seu negócio.
Saiba onde seu público está
O primeiro passo é conhecer bem a persona do seu negócio. Ao descobrir seus hábitos, você conseguirá identificar onde divulgá-los para que seu público tome conhecimento.
Observe a concorrência
Analise as estratégias dos concorrentes que você considera referência na sua área. Não estamos falando sobre copiar o que eles fazem, mas, sim, de trabalhar a partir dos erros e acertos dos outros. Portanto, observe com a intenção de sempre fazer melhor.
Coloque informações no site
É imprescindível que uma empresa tenha um site e página nas redes sociais. Afinal, o ambiente virtual é um dos mais frequentados pelos clientes e leads. Então, é fundamental que você coloque as informações sobre as opções de atendimento também nesses locais. Certifique-se de que estão posicionadas em um local bem visível.
Entre em contato de tempos em tempos
Outra maneira de divulgá-los é fazer contato com seus clientes de tempos em tempos. Além de reforçar a interação, divulgar novidades e atrair leads, isso faz com que eles saibam por onde é possível entrar em contato com seu negócio.
Viu como é importante investir em canais de comunicação na empresa? Então, para atingir seu objetivo e alavancar seus resultados, siga as dicas deste post para divulgá-los de maneira eficiente. Assim, você criará uma conexão mais forte com seu público e conquistará uma excelente reputação.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para descobrir qual é o melhor canal de comunicação para o seu negócio!