Você já se pegou rejeitando novos desafios, transferindo a responsabilidade para algum colega de trabalho ou desistindo de algo antes mesmo de tentar? Esses são sinais de quem possui um mindset fixo, um modelo mental limitador, que – muitas vezes – lhe impede de evoluir e alcançar o sucesso. Mas calma, que há uma solução!
Neste artigo, vamos explicar o que é mindset de crescimento, destacar como ele funciona e para que serve. Aqui, você descobrirá a mudança que esse conceito pode fazer em seu negócio e entenderá os seus benefícios. Se interessou? Continue a leitura!
O que é mindset de crescimento?
Ao contrário do mindset fixo, a mentalidade de crescimento possibilita que o profissional possa agir com maior proatividade diante das circunstâncias. As pessoas que possuem esse tipo de mindset acreditam que estão em constante evolução e, portanto, estão mais dispostas a vivenciar novas experiências e desafios e aprender durante esse processo.
Para que serve o mindset de crescimento?
O mindset de crescimento serve para tornar as pessoas mais resilientes, propositivas, abertas a mudanças e inovações, pois elas se colocam em papel de eternos aprendizes. Elas tendem a ser perseverantes mesmo após sofrer algum contratempo inesperado.
O que uma mudança de mindset pode trazer para seu negócio?
Uma alteração de mindset fixo para o mindset de crescimento pode levar o negócio a obter sucesso no mercado. Com ele, as equipes vão focar no desenvolvimento das habilidades de seus integrantes e formarão times de alto desempenho ao invés de ficar se prendendo em críticas e procurando desculpas para as próprias falhas.
1. Amplia conhecimentos
A mudança para o mindset de crescimento amplia os conhecimentos dos profissionais, já que eles estão sempre aprendendo e buscando se aperfeiçoar em sua profissão. As pessoas que desenvolvem essa atitude reconhecem o trabalho dos outros e tentam aprender como eles conseguiram alcançar o sucesso.
2. Aumenta a qualidade profissional
Mudar o mindset eleva a qualidade do trabalho realizado pelo profissional, tendo em vista que ele vai sempre tentar melhorar os resultados. Esse é um processo gradativo, pois para mudar é preciso abandonar velhos hábitos e se permitir olhar as coisas por uma outra ótica.
3. Melhora o trabalho em equipe
Os colaboradores que desenvolvem esse tipo de mindset conseguem trabalhar melhor em equipe, além de mostrar o seu talento e esforço. Esses profissionais são mais abertos a desafios e podem ajudar seus colegas a superarem as dificuldades.
Como criar um mindset de crescimento?
Comece a criar um mindset de crescimento com sua equipe ganhando a confiança dos colaboradores e incentivando-os com pequenas mudanças de atitudes, por exemplo, enxergando o erro como uma oportunidade de melhoria.
Com o tempo, compartilhe as conquistas com todos e esforce-se para manter a equipe engajada com as mudanças propostas. Procure se desafiar em pequenas atitudes e escolhas do dia a dia para virar a chave e se posicionar de uma forma diferente do costume.
Entendeu como é possível desenvolver um mindset de crescimento? Tente acompanhar o desenvolvimento de cada profissional que faz parte do seu negócio e perceber o progresso de todos eles. Esse é um processo lento e de construção, que exige esforço e dedicação, mas que no final valerá a pena.
Gostou do nosso post sobre mindset? Leia também nosso artigo “Time de alta performance: qual sua importância e como estruturá-lo?” e fique por dentro de mais este assunto!